COMPRE AGORA

sábado, dezembro 01, 2007

* GT3: ACIDENTE ADICIONA DRAMA À DECISÃO DO TÍTULO.

Equipe do vice-líder Alceu Feldmann tenta consertar o Viper antes dos treinos classificatórios.
Caso contrário, o paranaense, que luta pelo título, largará da última posição nas duas corridas

Protagonista de uma capotagem espetacular no circuito de Curitiba (PR), o gaúcho Abramo Mazzochi sofreu um novo acidente nos treinos livres para a rodada dupla final da temporada 2007 da GT3, nesta tarde, em Interlagos. Mazzochi, que tem como parceiro o vice-líder e candidato ao título Alceu Feldmann, entrava na reta dos boxes a plena aceleração quando o pneu dianteiro direito de seu Dodge Viper estourou, deixando o bólido sem controle. O Viper passou a bater e se arrastar de encontro ao muro do lado direito da reta, mas antes ricocheteou e sofreu forte impacto na roda traseira, do mesmo lado. As duas suspensões que sustentam as rodas direitas do carro foram danificadas. O piloto nada sofreu, mas a equipe trabalha contra o relógio para reparar os danos. “Vamos tentar recuperar, mas ainda não dá para saber o que vai acontecer”, comentou Mazzochi. Feldmann preferiu aguardar uma análise da equipe para se manifestar: “Quero ter um panorama completo antes de me preocupar para valer”. Uma preocupação é a eventual falta de alguma peça que tenha sido destruída.

Segundo o técnico italiano Fabrício Bardi, da Michelin, que vem da Europa em todas as etapas para assessorar a montagem dos pneus especiais utilizados na categoria, é possível que o pneu tenha sofrido de estresse excessivo em função de um problema na calibragem. “Verifiquei o pneu e outros do Viper e pode ter havido a combinação de pressão baixa e ritmo muito rápido antes que a borracha tivesse atingido a temperatura ideal”, explicou. “Os pneus do lado esquerdo apresentam alguns sinais de estresse, e eles são os que sofrem menos em Interlagos, já que é o lado direito que recebe a maior carga durante a volta”. A equipe contesta a análise e tem como base a utilização que tinha fazendo desde a primeira rodada dupla – já foram realizadas quatro, em um total de oito corridas.

O paranaense Alceu Feldmann ocupa a vice-liderança, com 57 pontos, e está empatado com o paulista Paulo Bonifácio. A liderança está com a dupla Xandy Negrão e Andréas Mattheis, que totalizam 63 pontos. No terceiro lugar estão Cláudio Ricci e Walter Derani, dupla que tem 48 pontos. Todos eles possuem chances de conquistar o título em Interlagos.

Segundo treino do dia ­– No treino livre, o último antes das duas sessões classificatórias desta tarde, Xandinho Negrão colocou o Lamborghini Gallardo na primeira posição, com 1min36s880, imediatamente à frente de seu pai Xandy, que marcou 1min37s144 com o Dodge Viper. Roberto Pupo Moreno colocou o F430 da Ferrari em terceiro, a apenas 0s035 de Xandy. Luciano Burti ficou em quarto com o Gallardo enquanto Cláudio Ricci fechou os cinco primeiros.

Rafael Derani/Alencar Junior, Renato Cattalini/Giuliano Losacco, Fábio Casagrande/Guto Negrão, Luiz Otávio Paternostro/Átila Abreu, Abramo Mazzochi/Alceu Feldmann (que protagonizou o acidente), Sérgio Laganá/Marcelo Fernandes e Victor Steyer/João Carlos de Andrade fecharam os 12 primeiros do quarto treino livre da GT3.

Os treinos classificatórios deste sábado acontecem às 16h00 e 16h35, definindo o grid das duas etapas de domingo. Confira os tempos do quarto treino livre:

1º) Xandinho/W.Salles (LG, SP/RJ), 1min36s880, média de 160,11 Km/h
2º) X.Negrão/A.Mattheis (VC, SP/RJ), 1min37s144
3º) C.Crespo/R.Pupo Moreno (F4, SP/SP), 1min37s179
4º) P.Bonifacio/L.Burti (LG, SP/SP), 1min37s373
5º) W.Derani/C.Ricci (F4, SP/RS), 1min37s691
6º) R.Derani/Alencar Jr (F4, SP/GO), 1min38s388
7º) R.Cattalini/G.Losacco (F4, PR/SP), 1min38s559
8º) G.Negrão/F.Casagrande (VC, SP/SP), 1min39s628
9º) Paternostro/A.Abreu (F4, SP/SP), 1min39s796
10º) A.Mazzochi/A.Feldmann (VC, RS/PR), 1min39s909
11º) S.Laganá/M.Fernandes (F4, PR/RS), 1min48s246
12º) V.Steyer/JC Andrade (P9, RS/RS), 1min49s185

Foto: Miguel Costa Junior/Divulgação

Legenda: F4 (Ferrari F430), VC (Dodge Viper Coupé), LG (Lamborghini Gallardo), P9 (Porsche 997 GT3 Cup)

Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

Nenhum comentário: