A cena se repete anualmente. Os meses em que os caminhões ficam dentro das oficinas das equipes são mais importantes do que parecem. E absolutamente decisivos, como mostrou a RM Competições, que neste sábado (1) colocou três caminhões entre os cinco primeiros colocados no grid para a corrida de Guaporé (RS), a primeira do ano na Fórmula Truck. Na frente, o experiente Renato Martins (Volkswagen), que ocupa a posição de honra no circuito pela quarta vez, um recorde. Entre os pilotos em atividade, ele é também o que tem mais vitórias na pista, com três. Mas creditou o bom resultado mais ao esforço da equipe na pré-temporada do que ao conhecimento do traçado.
"A pista é boa para todo mundo, não tem esse negócio de que o circuito é bom para mim, anda na frente quem estiver com o melhor acerto. Acho que a minha pilotagem ajudou, mas o que fez a diferença foi a preparação da equipe", revelou. Quem completa a primeira fila é seu companheiro Valmir Benavides (Volkswagen), o Hisgué. O melhor cenário do mundo para o time. "Nós sabemos que não vamos ter moleza, vamos tomar cuidado com o Wellington Cirino (Mercedes-Benz) na largada, porque o caminhão dele tem uma arrancada muito forte. A estratégia é fazer eu e o Hisgué abrirmos vantagem no início para controlar depois".
O que não caracteriza, necessariamente, um jogo de equipe. Renato lembra que, até a terceira etapa, a RM Competições libera disputas internas. Na pista, é cada um por si. Wellington Cirino, se é que sabe desta vantagem apontada pelo pole position, pelo menos não deixa ninguém perceber. "É tudo uma questão de melhorar o conjunto. Ainda falta um pouco e a equipe sabe o que é. Estamos com um motor excelente, mas ainda precisamos melhorar o acerto", afirmou. Ele também não se preocupa por ter dois pilotos da mesma equipe à sua frente. "Não quero saber deles, quero saber de ganhar". No que faz muito bem.
Até porque, a encrenca é ainda maior. O outro piloto da RM Competições, o atual campeão Felipe Giaffone (Volkswagen), larga logo atrás, em quarto lugar. Na seqüência, aparece João Maistro (Volvo), numa boa quinta posição. Djalma Fogaça (Ford) teve um dia agitado, bateu forte nos treinos livres, mas mesmo assim ficou próximo de disputar o "top qualifying". Fechou o treino classificatório em sexto. Regis Boessio, o único gaúcho da categoria, não teve a mesma sorte. Uma pancada pela manhã entortou o chassi e lhe deixou fora da corrida. Leandro Reis também não larga. Foi punido por dirigir o caminhão do companheiro José Maria Reis nas sessões livres.
1º) Renato Martins (RM Competições), 1:28.710; 2º) Valmir Benavides (RM Competições), 1:28.820; 3º) Wellington Cirino (ABF Desenvolvimentos), 1:29.284; 4º) Felipe Giaffone (RM Competições), 1:29.690; 5º) João Maistro (Clay Truck Racing), 1:29.863; 6º) Djalma Fogaça (HDS MecPar Ford), 1:30.025; 7º) Geraldo Piquet (ABF Competições), 1:30.165; 8º) Debora Rodrigues (RM Competições), 1:30.182; 9º) Vignaldo Fizio (Pacaembu Team), 1:30.574; 10º) Beto Monteiro (Roberval Motorsport), 1:30.622 ; 11º) Chico Serra (HDS MecPar Ford), 1:31.010; 12º) Roberval Andrade (Roberval Motorsport), 1:31.951; 13º) Reis Peças (Reis Peças Competições), 1:34.161; 14º) Diumar Bueno (Bueno Racing Team), 1:52.525; 15º) Luiz Zappellini (ABF Competições), 10:09.581; 16º) Fabiano Brito (ABF Volvo), 2:26.151; 17o)Pedro Muffato (M.P. Motorsport), 1:30.871; 18o) José Cangueiro (Mercalf Competições), 1:31.399; 19o) Fred Marinelli (Marinelli Competições), 1:30.774; 20o) Leandro Totti (Londrina Truck Racing), 1:30.269; 21o) Vinicius Ramires (RRT2), 1:30.311.
A corrida será disputada neste domingo (2), às 14h00, com transmissão ao vivo da Bandeirantes.
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobras, Vipal e Bridgestone.
Foto: Orlei Silva.
Dinho Leme Comunicação
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