Felipe Massa é o garoto propaganda da Iveco na campanha "Juntos na mesma paixão", na qual se destaca a sinergia de valores entre a Ferrari e a montadora de caminhões: desempenho, determinação, força, espírito de equipe e confiabilidade.
A Iveco, que registrou crescimento recorde de 120% em 2007, utiliza de forma diferenciada a comunicação como uma importante estratégia de negócio. Depois de veicular em todo o Brasil uma campanha que mostrava a Scuderia Ferrari como parceira, a fábrica de caminhões que mais cresce no Brasil volta com o conceito "Juntos na mesma paixão" desta vez com Felipe Massa, principal piloto brasileiro na Fórmula 1, mostrando as mais recentes linhas de caminhões leves e pesados da marca e destacando o trabalho em direção à qualidade e investimentos em tecnologia para conquistar ainda mais a confiança do mercado.
Uma campanha de comunicação 360º com o piloto, que acontecerá ao longo do ano e contemplará um trabalho com todos os públicos da montadora, foi desenvolvida pela agência Domínio Público que atende a conta da Iveco desde o início de 2007, ano que marcou uma forte arrancada da marca no Brasil.
Além dos anúncios publicados nos últimos domingos nos principais jornais da grande imprensa nacional, a campanha vai potencializar ao máximo a imagem do piloto junto com a Iveco, somando-se à publicidade ações com funcionários dos escritórios e da fábrica em Minas Gerais, envolvimento integral da rede de concessionários e um contato muito próximo com os clientes. A campanha publicitária propriamente dita terá anúncios para veículos de massa, negócios, revistas especializadas, internet e estão previstos ainda outdoor e mídia aeroportuária em várias localidades do país.
"A estratégia é bastante completa e culminará no GP do Brasil de Fórmula 1, em outubro deste ano", revela o diretor de comunicações para a América Latina da Iveco, Marco Piquini. "Desde o ano passado, estamos trabalhando a comunicação 360º e o impacto positivo dessa estratégia já é bastante visível", complementa Piquini. Segundo ele, "a campanha Felipe Massa será desdobrada de maneira tal que todos os públicos que interagem com a marca Iveco, com os produtos Iveco e com os serviços oferecidos pela rede de concessionários serão contemplados. A estratégia demandou o desenvolvimento de ações específicas e inovadoras", comentou o diretor da Iveco, sem poder dar maiores detalhes para não perder o efeito surpresa.
A campanha "Iveco e Felipe Massa" envolveu, além da equipe de comunicação da Iveco, cerca de 10 profissionais da agência Domínio Público. O primeiro desafio foi o ajuste das agendas, que exigiu muita agilidade e uma logística especial para a produção das fotos e vídeos com o piloto. Às vésperas de estrear no Campeonato deste ano, Massa participou, em São Paulo, da sessão de fotos e vídeo, mostrando-se colaborativo e extremamente profissional.
De acordo com o diretor de planejamento da Domínio Público, Ivan Leal, a campanha exigiu um trabalho em sinergia entre a Iveco no Brasil e a Ferrari e a Iveco na Itália. "Teremos um desafio contínuo ao longo do campeonato. Como garoto propaganda, Felipe Massa, por si só, já traduz os valores da marca Iveco, mas oportunidades poderão surgir e serão aproveitadas". Ivan Leal diz que "essa campanha vai marcar um novo posicionamento da Iveco na América Latina, alinhado-a com os valores que envolvem a marca na Europa, onde a imagem da montadora está ligada à equipe de rúgbi da Nova Zelândia, chamada All-Blacks".
Making of: tão rápido nas fotos quanto nas pistas
Felipe Massa chegou ao estúdio para as gravações em São Paulo dirigindo o próprio carro - uma Masserati Quattroporte. Bem humorado, o piloto demonstrou muita expectativa para a disputa na Fórmula 1 este ano. Ele declarou seu otimismo e crença no trabalho da equipe italiana. Indagado sobre o trabalho para a Iveco, Felipe Massa lembrou a boa relação da marca com a Ferrari. "A Iveco é a transportadora da Scuderia na Europa e é super-importante para a gente. Durante as 12 corridas realizadas lá, a equipe percorre mais de 12 mil quilômetros com todo o suporte dos caminhões Iveco", declarou Massa. "A Iveco é a Ferrari das estradas", comparou o piloto
No estúdio, Felipe Massa foi colaborativo, fez brincadeiras e mostrou muito interesse no resultado dos clicks do fotógrafo. Depois da sessão de fotos, foi a vez da gravação de vídeos nos quais Felipe Massa transmite os valores que fazem dele o piloto escolhido da Scuderia Ferrari e pela Iveco.
Espírito de equipe, determinação, força e estímulo foram mensagens deixadas pelo piloto que, em off, brincou e divertiu todos com sua descontração e vontade real de transmitir sua torcida pela Iveco e o reconhecimento pela torcida e confiança que os brasileiros depositam nele.
Em um bate-papo depois do trabalho, Felipe Massa demonstrou grande interesse em dirigir um Iveco Stralis, o caminhão com o qual a montadora conquistou a melhor performance em vendas na categoria pesados e tornou-se a montadora de caminhões que mais cresceu e cresce no Brasil. Ao final, Massa distribuiu muitos autógrafos, simpatia e carisma.
Ficha Técnica:
Campanha Felipe Massa
Agência: Domínio Público Comunicação
Criação: Paulo Silva, Rafael Correia e Maurilo Andreas
Direção de criação: Paulo Silva
Direção de Planejamento: Ivan Leal
Atendimento: Tiago Augusto e Fernanda Formoso
Aprovação: Marco Piquini e Heloisa Silva
Fotografia: Marco Mendes - Estúdio Lúmini
Produtora de áudio: Cobram
RTVC: César Tolentino e Otávio Rangel
Mídia: Cíntia Carvalho e Karine Sanna
Iveco
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. A Iveco emprega mais de 24.500 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
MM Editorial
Marta de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário