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domingo, abril 13, 2008
* MARCOS GOMES VENCE NA ABERTURA DA STOCK CAR.
Estratégia da Equipe Medley no reabastecimento decide prova em Interlagos
SÃO PAULO – Beneficiado pela estratégia da Equipe Medley na parada obrigatória para reabastecimento, Marcos Gomes ganhou neste domingo a prova de abertura da temporada-2008 da Stock Car. Diante do grande público que lotou as arquibancadas do Autódromo de Interlagos, o piloto de 24 anos fez uma corrida perfeita. Saiu em sexto, ganhou uma posição com a quebra do cardã do pole Ingo Hoffmann (AMG), pressionou o companheiro Ricardo Maurício até que este cedesse o quarto lugar e se aproveitou das paradas nos boxes para assumir a ponta no meio da prova. Thiago Camilo (Vogel-Texaco) e o bicampeão Cacá Bueno (RC), que também ocuparam a liderança, completaram o pódio.Foi a segunda vitória de Marcos Gomes, filho mais novo de Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock Car. E consecutiva, já que o melhor estreante de 2007 havia ganho também no fechamento do calendário passado. “Foi uma estréia maravilhosa, especialmente depois do erro que cometi no último treino classificatório de ontem. A largada estática era uma coisa nova para mim. Acabei queimando e espero que isso não aconteça mais. A corrida foi emocionante, principalmente pela volta do pit stop. Meu carro estava bom, mas, sem o reabastecimento, tudo seria muito mais difícil”, admitiu.Marcos Gomes agradeceu a Ricardo Maurício por ter cedido a passagem quando disputavam a quarta colocação. “Fui até onde deu. Quando percebi que poderia atrasá-lo, deixei a parte de dentro para ele passar”, disse Maurício, vencedor da primeira etapa em 2007 e que recebeu bem a quarta colocação desta vez. “Depois que o Ricardinho abriu, encostei rapidamente no Cacá e no Thiago. Fui o último dos ponteiros a entrar nos boxes, acelerei ao máximo e usei a injeção de nitro para aumentar a potência do motor. Consegui voltar na frente do Camilo e tinha mesmo um carro mais rápido. Depois, foi só administrar e correr para o abraço”, brincou.
O chefe da Equipe Medley, Andreas Mattheis, lembrou que a decisão de retardar o reabastecimento de Marcos Gomes foi de Xandy Negrão, ex-piloto e espécie de consultor desportivo informal. “Foi também uma vitória de toda a equipe, que vem mostrando consistência desde o crescimento que apresentamos no final do ano passado. Fechamos o ano bem e estamos começando bem”, afirmou.
O trabalho de Mattheis foi elogiado até pelos adversários. “O Andreas escolheu a melhor estratégia”, aplaudiu Thiago Camilo, reverenciando também a chegada do companheiro Guto Negrão. “O clima na equipe agora é outro com a vinda do Guto. Fazia muito tempo que não tínhamos dois carros bem colocados no grid”, lembrou Camilo, que saiu em segundo e minimizou a importância do reabastecimento na perda de uma vitória que pareceu próxima no início da corrida. “Nenhum piloto que está na frente gosta dessa parada, porque sempre há um risco. Mas as regras são para todos.”
O excelente início de temporada de Guto – 7º no grid – foi comprometido por uma batida que levou por trás de Luciano Burti na primeira relargada, depois que o safety car entrou na pista por causa de uma batida entre Thiago Marques e Thiago Medeiros. No segundo acidente, desta vez envolvendo Nonô Figueiredo e Daniel Serra, sobrou também para Valdeno Brito (Medley). Estreando na Equipe Medley, o “Expresso da Paraíba” completou apenas seis voltas antes de ficar no meio do choque entre Nonô e Daniel Serra.
O resultado da prova foi este:
1º) Marcos Gomes (CA), 25 voltas em 50min59s920 (média de 126,73 km/h)
2º) Thiago Camilo (CA), a 3s259
3º) Cacá Bueno (ML), a 5s730
4º) Ricardo Mauricio (P3), a 8s436
5º) Antonio Jorge Neto (ML), a 9s798
6º) Atila Abreu (P3), a 11s700
7º) David Muffato (P3), a 14s536
8º) Popó Bueno (CA), a 14s607
9º) Felipe Maluhy (ML), a 16s971
10º) Hoover Orsi (CA), a 17s897
11º) Pedro Gomes (P3), a 20s715
12º) Alceu Feldmann (CA), a 21s642
13º) Rodrigo Sperafico (ML), a 22s072
14º) Ricardo Zonta (P3), a 27s396
15º) Antonio Pizzonia (P3), a 28s523
16º) Allam Khodair (CA), a 31s906
17º) Andre Bragantini (P3), a 35s522
18º) Ricardo Sperafico (P3), a 37s557
19º) Carlos Alves (ML), a 45s496
20º) Juliano Moro (CA, RS), a 47s683
21º) Lico Kaesemodel (ML), a 1min03s962
22º) Duda Pamplona (ML), a 1min14s164
23º) Norberto Gresse (P3), a 6 voltas
24º) Guto Negrão (CA), a 13 voltas
25º) Tarso Marques (P3), a 14 voltas
26º) Luciano Burti (P3), a 15 voltas
27º) William Starostik (P3), a 16 voltas
28º) Giuliano Losacco (P3), a 16 voltas
29º) Nonô Figueiredo (ML), a 19 voltas
30º) Valdeno Brito (CA), a 19 voltas
31º) Daniel Serra (CA), a 19 voltas
32º) Thiago Marques (P3), a 23 voltas
33º) Thiago Medeiros (ML), a 23 voltas
34º) Ingo Hoffmann (ML), a 24 voltas
Melhor Volta: Cacá Bueno, 1min41s815
CA: Chevrolet Astra
P3: Peugeot 307
ML: Mitsubishi Lancer
A classificação do campeonato: 1, Marcos Gomes, 25; 2, Thiago Camilo, 20; 3, Cacá Bueno, 16; 4, Ricardo Maurício, 14; 5, Antonio Jorge Neto, 12; 6, Átila Abreu, 10; 7, David Muffato, 9; 8, Popó Bueno, 8; 9, Felipe Maluhy, 7; 10, Hoover Orsi, 6; 11, Pedro Gomes, 5; 12, Alceu Feldmann, 4; 13, Rodrigo Sperafico, 3; 14, Ricardo Zonta, 2; 15, Antonio Pizzonia, 1.
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
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