COMPRE AGORA

quarta-feira, maio 07, 2008

* IQA ALERTA CONSUMIDORES SOBRE CUIDADOS AO ADQUIRIR LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO PARA RADIADOR.

Para evitar comprar gato por lebre, o Instituto aconselha consumidor adquirir apenas produtos certificados

Desenvolvido para auxiliar na refrigeração do motor, o líquido de arrefecimento desempenha também papel importante na lubrificação do sistema de arrefecimento do veículo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra e uso.

“Existem produtos vendidos como líquido de arrefecimento que são, na verdade, água com corante”, alerta Sérgio Kina, gerente técnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. “Sem saber, o consumidor prejudica o motor do carro ao invés de conservá-lo, por causa de um produto irregular”, diz.

Kina explica ainda que o consumidor deve ainda ficar atento à existência de tipos diferentes de produtos à venda no mercado: os concentrados, que devem ser misturados com água DI (deionizada, desmineralizada ou destilada) e as soluções arrefecedoras prontas, que já vêm misturadas com 50% de concentrado de refrigeração e 50% de água DI. “A utilização correta do líquido de arrefecimento garante diversos benefícios ao sistema, entre eles contra corrosão”, diz.

Para evitar dores de cabeça, Kina recomenda a aquisição de líquido de arrefecimento certificado pelo IQA, como os da Tirreno e Oxiteno, uma vez que o produto é de certificação voluntária e nem todos os fabricantes possuem um selo da qualidade. “Uma dica adicional é fugir dos produtos muito baratos e de marcas desconhecidas”, conclui.

Maria do Socorro Diogo
Estefania Basso

Nenhum comentário: