COMPRE AGORA
domingo, maio 04, 2008
* STOCK CAR: MAURÍCIO VENCE NO DF E GOMES MANTÉM LIDERANÇA.
Equipe Medley dá show de estratégia no reabastecimento e faz dobradinha
BRASÍLIA – De ponta a ponta, com direito à volta mais rápida, o pole Ricardo Maurício (Medley) venceu a segunda etapa da Stock Car, disputada neste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Foi um domingo mágico para a Equipe Medley, que voltou a exibir toda a sua capacidade na estratégia de reabastecimento que garantiu o segundo lugar a Marcos Gomes. O líder do campeonato havia saído apenas em 12º, mas passou a escoltar Maurício – que subiu de 4º para 2º na classificação de pilotos - até à bandeirada quadriculada depois de parar nos boxes para colocar os 10 litros de combustível regulamentares.
Ao contrário do sugeria o histórico do anel externo da Capital Federal, os acidentes ocorreram em número menor que o esperado. Mas o maior deles, envolvendo Átila Abreu (JF), Betinho Gresse (Nova RR) e Valdeno Brito (Medley) na 19ª das 45 voltas, provocou a entrada do safety car e uma reviravolta nas primeiras posições. Naquele instante, Camilo liderava com cinco segundos de vantagem sobre Thiago Camilo (Vogel/Texaco), enquanto Gomes ocupava a 7ª colocação, depois de passar quatro carros por fora da primeira curva após a largada. Rápida na tomada de decisão, Andreas Mattheis, diretor técnico das suas duas equipes, mandou Maurício e Gomes entrarem nos boxes, enquanto o vice-líder Camilo preferiu permanecer na pista. Resultado: quando o safety car deixou a pista, Maurício e Gomes surgiram na frente do pelotão e Camilo caiu para 16º. A partir de então, perseguidos sem muita pressão por Rodrigo Sperafico (Terra), os dois apenas levaram administraram a corrida.“Larguei bem e consegui abrir do Nonô Figueiredo. O safety car entrou e o pit lane foi aberto quando estávamos entre as curvas 3 e 4. A equipe pensou muito rápido. Tudo deu certo e voltei à frente. Nas últimas voltas, o Marquinhos apertou, porque a traseira do carro não estava tão boa, provavelmente pelo desgaste dos pneus. Mas foi o melhor final de semana da minha carreira, num circuito onde ganhei, em 1995 na Fórmula Ford, a primeira corrida da minha carreira”, comentou Maurício. Foi sua segunda vitória na Stock Car, repetindo a de Interlagos na abertura da temporada 2007.
Marcos Gomes reconheceu que não esperava sair de Brasília ainda na ponta da tabela. Pela manhã, chegou a marcar um compromisso para uma hora depois da bandeirada, desconfiado que as chances de subir ao pódio e participar de todo o cerimonial – receber o troféu e participar da coletiva com os três primeiros – estavam comprometidas pela posição de partida. “Mas a verdade é que o novo regulamento está movimentando mais as corridas e deixando tudo mais em aberto”, lembrou. “Tenho de agradecer à equipe, porque errei no primeiro treino classificatório, tive de usar os dois jogos de pneus novos para entrar na segunda parte da qualificação e fiquei sem mais nenhum. Mas eu sabia que tinha um carro bom para a corrida. A equipe pensou muito rápido na hora do pit stop. Com um pouco mais de tempo, acho que poderia encostar no Ricardinho”, afirmou.
Thiago Meneghel, engenheiro do carro de Maurício, admitiu que a estratégia da Medley previa a parada do piloto apenas no final da janela de reabastecimento, entre o 20º e 30º minuto da prova. “Nossas estimativas indicavam que ele voltaria no meio do bolo se parasse logo no início. Quando o safety car entrou, resolvemos chamá-lo. Fomos felizes na decisão”, disse. Incluindo-se a corrida de fechamento do calendário de 2007, ganha por Marcos Gomes, a Medley alcançou sua terceira vitória seguida. “Temos três carros, o Valdeno Brito está somando e o trabalho em equipe é a explicação para esses resultados”, disse Maurício.
O resultado da prova:
1º) Ricardo Mauricio (P3), 45 voltas em 50min55s675 (média de 154,75 km/h)
2º) Marcos Gomes (CA), a 0s668
3º) Rodrigo Sperafico (ML), a 2s395
4º) Luciano Burti (P3), a 4s582
5º) Antonio Jorge Neto (ML), a 5s780
6º) Giuliano Losacco (P3), a 10s311
7º) Thiago Camilo (CA), a 11s183
8º) Popó Bueno (CA), a 15s301
9º) Hoover Orsi (CA, MS), a 16s368
10º) Allam Khodair (CA), a 17s622
11º) Daniel Serra (CA), a 17s743
12º) Alceu Feldmann (CA), a 22s100
13º) Andre Bragantini (P3), a 24s071
14º) Felipe Maluhy (ML), a 24s846
15º) Juliano Moro (CA), a 27s498
16º) Nonô Figueiredo (ML), a 30s869
17º) Duda Pamplona (ML), a 32s448
18º) Guto Negrão (CA), a 32s974
19º) Thiago Marques (P3), a 33s361
20º) Carlos Alves (ML), a 36s087
21º) Thiago Medeiros (ML), a 1 volta
Melhor Volta: Ricardo Mauricio, 1min00s587
CA: Chevrolet Astra
P3: Peugeot 307
ML: Mitsubishi Lancer
A classificação do campeonato: 1) Marcos Gomes, 45; 2) Ricardo Maurício, 39; 3) Thiago Camilo, 29; 4) Antonio Jorge Neto, 24; 5) Rodrigo Sperafico, 19, 6) Cacá Bueno e Popó Bueno, 16; 8) Luciano Burti, 14; 9) Hoover Orsi, 13; 10) Átila Abreu e Giuliano Losacco, 10; 12) Felipe Maluhy e David Muffato, 9; 14) Alceu Feldmman, 8; 15) Allam Khodair, 6; 16) Daniel Serra, 5; 17) André Bragantini, 3; 18) Ricardo Zonta, 2; 19) Antonio Pizzonia e Juliano Moro, 1.
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário