COMPRE AGORA

domingo, agosto 10, 2008

Telefônica Speedy GT3 Brasil: Há um ano, supercarros

entravam na pista pela primeira vez

No dia 09 de agosto de 2007, categoria fazia sua estréia no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Grid de 12 supercarros e pilotos renomados já indicavam que a nova competição seria um dos destaques do automobilismo nacional

O Telefônica Speedy GT3 Brasil faz aniversário hoje: há exatamente um ano, no dia 09 de agosto de 2007, os supercarros da categoria aceleraram pela primeira vez no país. A GT3 já fazia sucesso na Europa e desembarcou pela primeira vez no país no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul – com grid de 12 carros e pilotos renomados, como Roberto Pupo Moreno, Xandy Negrão e Alencar Jr., que começaram a construir o alicerce do evento que se tornaria um dos destaques do automobilismo nacional.

Em virtude da estréia da categoria, as atividades no circuito começaram um dia antes, e já na quinta-feira os supercarros foram para a pista. E o primeiro treino extra não só comprovou o esperado equilíbrio da categoria, já que os dois primeiros colocados terminaram separados por apenas 18 milésimos de segundo, mas também demonstrou que o Lamborghini Gallardo V10 teria um fim de semana glorioso em Tarumã.

A dupla Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio, pilotos vindos, respectivamente, da Stock Car e da Stock Light, lideraram a sessão com o tempo de 1min04s263, superando por muito pouco a dupla formada pelo gaúcho Cláudio Ricci – profundo conhecedor do circuito – e Walter Derani (1min04s281), que competiram com um Ferrari F430 V8.

O primeiro dia de atividades em Tarumã teve, ainda, uma segunda sessão de treinos extras, que terminou novamente com o Lamborghini Gallardo V10 na frente. Desta vez, a dupla Alceu e Boni fechou a sessão com 1min02s993, baixando em mais de um segundo a marca obtida no treino anterior. Na segunda posição, o Ferrari F430 V8 deu lugar ao Dodge Viper Competition V10 de Xandy Negrão e Andréas Mattheis que acabariam conquistando o primeiro título da história da GT3 no Brasil.

Veja como terminaram os dois primeiros treinos livres da história do Telefônica GT3 Brasil:

1º treino

1) P.Bonifacio/A.Feldmann (LG), 1min04s263

2) W.Derani/C.Ricci (F4), 1min04s281

3) X.Negrão/A.Mattheis (VC), 1min04s470

4) A.Collares/F.Casagrande (VC), 1min04s693

5) R.Derani/Alencar Jr (F4), 1min05s067

6) A.Mazzochi/R.Matias (VC), 1min05s364

7) A.Hermann/L.Kaesemodel (P9), 1min05s603

8) F.Longo/D.Serra (MA), 1min05s643

9) R.Cattalini/Paternostro (F4), 1min05s756

10) C.Crespo/R.Pupo Moreno (F4), 1min07s050

11) E.Souza Ramos/L.Almeida (P9), 1min07s634

12) S.Laganá/M.Fernandes (VC), 1min13s665

2º treino

1) P.Bonifacio/A.Feldmann (LG), 1min02s993

2) X.Negrão/A.Mattheis (VC), 1min03s244

3) W.Derani/C.Ricci (F4), 1min03s892

4) A.Mazzochi/R.Matias (VC), 1min04s571

5) F.Longo/D.Serra (MA), 1min05s010

6) A.Hermann/L.Kaesemodel (P9), 1min05s167

7) C.Crespo/R.Pupo Moreno (F4), 1min05s412

8) A.Collares/F.Casagrande (VC), 1min05s522

9) R.Derani/Alencar Jr (F4), 1min05s586

10) S.Laganá/M.Fernandes (VC), 1min05s948

11) R.Cattalini/Paternostro (F4), 1min06s000

12) E.Souza Ramos/L.Almeida (P9), 1min07s048

LEGENDA

P9 – Porsche 997 GT3 Cup S Boxer

VC – Viper Competition Coupé V10

LG – Lamborghini Gallardo V10

F4 – Ferrari F430 V8

MA – Maserati Trofeo Light V8


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes

Texto: Rafael Durante

Fotos: Miguel Costa Jr.

Press Consultoria Ltda

Nenhum comentário: