Copa Renault Clio: categoria volta ao circuito que inaugurou em 2005
A história do mais novo autódromo do Rio Grande do Sul estará sempre ligada à da Copa Renault Clio. Há três anos, com vitória de José Córdova (foto) a categoria foi a primeira a correr na pista gaúcha e apresentou ao país um traçado que, desde então, vem sendo elogiado pela maioria dos pilotos
A sexta etapa da temporada de 2008 tem valor histórico para a Copa Renault Clio – que desde 2002 vem se firmando como uma das principais competições do automobilismo nacional. A corrida, marcada para as 13h45 deste domingo (12) no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), representa o retorno da Copa Clio ao circuito que ela própria inaugurou em 2005, quando ainda integrava o Renault Speed Show.
Na época, a Copa Clio apresentava como novidade a adoção do etanol como combustível, mas ainda era equipada com motores de 1.6 litro. Neste ano, a categoria passou a usar novos propulsores dois litros e teve um significativo ganho de desempenho. A estréia do novo motor em todas as pistas do calendário tem provocado sensíveis quedas nos tempos de volta, e o mesmo deve acontecer em Santa Cruz.
Os pilotos costumam aguardar com expectativa a chegada da etapa gaúcha, que é considerada uma das mais interessantes do campeonato para os competidores. O autódromo gaúcho – que até o inauguração da pista do Mega Space, na região metropolitana de Belo Horizonte, era o mais novo circuito do país –, tem um traçado técnico e seletivo, que agrada aos competidores e costuma proporcionar corridas emocionantes.
“Acho a pista de Santa Cruz moderna e muito técnica, mas creio que eu não seja o único a gostar bastante desse traçado”, disse o goiano Edson do Valle, pole position e terceiro colocado na etapa do Rio de Janeiro – que antecedeu a etapa a ser disputada em Santa Cruz. “Não levo muita sorte nessa corrida, já que nos dois anos em que competimos em Santa Cruz não terminei as provas, mas dessa vez a expectativa é positiva”, acrescentou o piloto.
A opinião de Edson do Valle é compartilhada pelo experiente piloto paulista Rodolfo Pousa, que estreou no circuito somente no ano passado, já figurando entre os destaques da rodada. De volta às pistas em 2006, Pousa não participou da corrida de inauguração do autódromo, mas nem por isso deixou de figurar entre os candidatos ao pódio na etapa de 2007.
“Voltei para a Copa Clio em 2006, mas naquele ano não fomos a Santa Cruz”, relembra Pousa. “Achei que teria grandes dificuldades em 2007, mas me saí bem. Nos treinos consegui andar entre os três primeiros, mas na relargada perdi a quarta marcha, que é muito usada nessa pista. Para este ano, estou confiante principalmente depois da boa corrida que tivemos no Rio de Janeiro, e acho que temos condição de trazer de Santa Cruz um bom resultado”, comentou o paulista.
O paranaense José Cordova, líder do atual campeonato, foi o vencedor corrida inaugural do Autódromo de Santa Cruz do Sul, em 2005. No ano passado, a primeira posição ficou com Rolf Gemperli. O fim de semana de velocidade na cidade gaúcha terá, ainda, provas do Telefônica Speedy GT3 Brasil e da Fórmula 3 Sul-Americana.
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Fernanda Freixosa
Press Consultoria Ltda
Nenhum comentário:
Postar um comentário