GT3: campeões tentam
recuperar liderança em Santa Cruz
Xandy Negrão e Andreas Mattheis estão a apenas
um ponto de Ricardo Rosset e Walter Salles
SÃO PAULO – Cada vez mais acirrada, a disputa pela liderança da GT3 Brasil entre os Ford GT de Ricardo Rosset-Walter Salles e Xandy Negrão-Andreas Mattheis terá novo capítulo neste final de semana em Santa Cruz do Sul. A cidade do interior gaúcho receberá uma rodada dupla – a antepenúltima do calendário – pela primeira vez em uma situação de rigoroso equilíbrio. Atuais campeões, Xandy e Mattheis têm 61 pontos e vão tentar retomar a ponta da classificação perdida no mês passado para Rosset e Salles (62).
Em seu ano de estréia no Brasil, o modelo norte-americano vem dominando a categoria, que chegou às pistas brasileiras em 2007. Foram sete vitórias em 10 etapas – quatro com Rosset-Salles e três com Xandy-Mattheis – e uma ampla vantagem sobre os Lamborghini Gallardo, Ferrari F430, Porsche 997 e Dodge Viper. No entanto, como o regulamento é regularmente revisado com o objetivo de garantir a paridade de rendimento, o Ford GT ganhou novas modificações para a etapa.
“Estávamos carregando 140 quilos de lastro no cockpit. Esse total cairá para 90, o que deve amenizar os problemas de sobrecarga dos freios que vínhamos enfrentando. Mas também haverá uma redução na potência com o novo mapeamento eletrônico do motor”, explicou Mattheis, que chegou nesta terça-feira a Santa Cruz do Sul para mais dois dias de testes. “Treinamos quinta e sexta-feira passada neste circuito e os resultados foram bons. Fizemos uma simulação com a mudança no motor e andamos já com a nova asa traseira, que ficou 10 centímetros mais estreita de cada lado. Só vamos ter uma idéia mais real do comportamento do carro na quarta-feira, quando as modificações estiverem incorporadas, mas não acredito que o desempenho diminua muito em relação às corridas anteriores”, acrescentou.
Os ensaios desta terça-feira e de amanhã são extras. A programação oficial será aberta na sexta, com a realização das duas sessões de treinos livres – das 13h05 às 13h50 e das 15h45 às 16h45. Sábado, além do terceiro e último treino, será definido o grid das duas provas. A tomada classificatória da 11ª etapa está marcada para o período das 14h55 às 15h15; em seguida, das 15h25 às 15h45, os carros retornam à pista para o qualifying da 12ª etapa. Domingo, a largada para a corrida de abertura será autorizada às 10h35; a prova de complemento da programação, também com uma hora de duração e troca obrigatória de pilotos entre o 24º e o 37º minuto, começará às 15h25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário