BMW decepciona no qualifying e brasileiro Augusto Farfus sai apenas em 7º
CURITIBA - O francês Yvan Muller estreou com o pé direito pela equipe oficial da Chevrolet e garantiu a pole da prova que abrirá neste domingo a temporada do WTCC - Campeonato Mundial de Carros de Turismo no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. O campeão de 2008 dominou a sessão classificatória que definiu o grid e bateu o espanhol Jordí Gene, seu antigo parceiro na equipe SEAT, por apenas 32 milésimos de segundo. Gene completará a primeira fila.
A grande surpresa da tarde deste sábado foi o resultado decepcionante registrado pelo time oficial de fábrica da BMW. De nada adiantou ao brasileiro Augusto Farfus liderar o teste da sexta-feira e o treino livre da manhã deste sábado. Na hora da verdade, os modelos 320si foram atropelados pelos SEAT León TDI e pelos Chevrolet Cruze, que se deram melhor na troca de vácuo. Farfus sairá apenas em 7º, logo atrás do parceiro Andy Priaulx.
Muller repetiu a pole do ano passado, quando venceu a corrida inaugural do campeonato. "Foi uma boa maneira de começar o ano", comemorou o francês, que no final de 2009 deixou a casa espanhola para comandar o ambicioso projeto da Chevrolet de quebrar a hegemonia que BMW e SEAT vêm dividindo na categoria. "O jeito de a equipe trabalhar é diferente daquela à que eu estava acostumado, mas a pole mostra que estamos no caminho certo", afirmou.
A grande surpresa da tarde deste sábado foi o resultado decepcionante registrado pelo time oficial de fábrica da BMW. De nada adiantou ao brasileiro Augusto Farfus liderar o teste da sexta-feira e o treino livre da manhã deste sábado. Na hora da verdade, os modelos 320si foram atropelados pelos SEAT León TDI e pelos Chevrolet Cruze, que se deram melhor na troca de vácuo. Farfus sairá apenas em 7º, logo atrás do parceiro Andy Priaulx.
Muller repetiu a pole do ano passado, quando venceu a corrida inaugural do campeonato. "Foi uma boa maneira de começar o ano", comemorou o francês, que no final de 2009 deixou a casa espanhola para comandar o ambicioso projeto da Chevrolet de quebrar a hegemonia que BMW e SEAT vêm dividindo na categoria. "O jeito de a equipe trabalhar é diferente daquela à que eu estava acostumado, mas a pole mostra que estamos no caminho certo", afirmou.
Gene impediu a trinca da Chevrolet nos últimos instantes do Q2, a segunda parte da tomada classificatória reservada aos 10 mais rápidos da primeira. Nesta, aliás, o britânico Robert Huff já dava uma amostra do potencial do Cruze ao cravar a melhor volta com novo recorde oficial da pista - 1min23s630 - e superar a marca conquistada por Muller há exatamente um ano. "Estou contente porque há poucos dias eu sequer sabia se viria a Curitiba", lembrou Gene, que só acertou com a equipe independente SR na segunda quinzena de fevereiro. "Foi um grande esforço para todos nós, pilotos e mecânicos, porque não fizemos nenhum teste de pré-temporada", lembrou.
A primeira etapa tem largada prevista para as 14h20 e a duração da corrida será de 25 minutos. Como os carros partirão em movimento, Gene poderá se aproveitar da melhor aceleração do motor turbodiesel em relação aos movidos a gasolina que equipam os Chevrolet Cruze que fecham as duas primeiras filas. "É uma vantagem, sem dúvida, mas os Cruze são bastante rápidos de reta", ressalvou. "O importante será não errar e tentar marcar o máximo de pontos possível."
Ingressos para a prova poderão ser retirados nas bilheterias do autódromo em troca de dois quilos de gêneros alimentícios não perecíveis. Os organizadores também facilitarão a entrada do público. Os primeiros dois mil carros que chegarem serão liberados para estacionamento nas áreas internas do autódromo.
O grid da etapa de abertura do WTCC em Curitiba:
1 - Yvan Muller (França), Chevrolet Cruze, 1min23s725 (158,87 km/h)
2 - Jordi Gene (Espanha), SEAT León TDI, a 0s032
3 - Alain Menu (Suíça), Chevrolet Cruze, a 0s104
4 - Robert Huff (Grã-Bretanha), Chevrolet Cruze, a 0s108
5 - Gabriele Tarquini (Itália), SEAT León TDI, a 0s109
6 - Andy Priaulx (Grã-Bretanha), BMW 320si, a 0s230
7 - Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, a 0s256
8 - Michel Nykjaer (Dinamarca), SEAT León TDI, a 0s436
9 - Tom Coronel (Holanda), SEAT León TDI, a 0s600
10 - Norbert Michelisz (Hungria), SEAT León TDI, a 1s201
11 - Tiago Monteiro (Portugal), SEAT León TDI
12 - Fredy Barth (Suíça), SEAT León TDI
13 - Stefano d’Aste (Itália), BMW 320si
14 - Darryl O’Young (Hong Kong), Chevrolet Lacetti
15 - Mehdi Bennani (Marrocos), BMW 320si
16 - Franz Englster (Alemanha), BMW 320si
17 - Sergio Hernandez (Espanha), BMW 320si
18 - Harry Vaulkhard (Grã-Bretanha), Chevrolet Lacetti
19 - Andrei Romanov (Rússia), BMW 320si
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário