Técnico Nakata alerta para os cuidados com as juntas homocinéticas na temporada das pipas
Fim de férias escolares e, mesmo assim, molecada toda na rua empinando pipa. A prática é uma das mais populares do país e encanta meninos e meninas há séculos. Todos os anos, nos meses de julho e agosto, as pipas ganham destaque.
Mas a brincadeira pode acabar mal quando se faz uso do cerol. Infelizmente, é comum ouvir relatos de motociclistas que tiveram pescoços cortados ao passar por aquela linha cortante. O que nem todo mundo sabe é que os automóveis também correm riscos.
Ao passar sobre a linha de pipa com vidro moído, com o movimento de rotação dos eixos do automóvel, pode acontecer do fio atingir as coifas de borracha das juntas homocinéticas e cortá-las. As juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas, de forma constante, sem variações, em qualquer situação. Se algum material cortante passar pelo semieixo em rotação, é possível cortar a coifa.
Por isso, é sempre bom estar atento a qualquer sinal de linha enrolada nos eixos. Além disso, há outros indícios de problemas nas coifas de borracha das juntas homocinéticas como pontos de graxa na garagem, excesso de graxa em pontos da suspensão ou no para-lama. Caso haja sinais como esses, o proprietário do veículo deve procurar imediatamente um mecânico de confiança para fazer a avaliação da peça. “A substituição preventiva da coifa evita a necessidade de troca de todo o conjunto”, diz Jair Silva, supervisor de assistência técnica e serviços da Nakata.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário