COMPRE AGORA

domingo, julho 17, 2011

Fórmula Futuro: punições dão vitória a Miranda em Londrina


Carioca herda primeiro lugar depois da cerimônia do pódio e se isola na liderança

LONDRINA - Luir Miranda chegou à sua segunda vitória na Fórmula Futuro Fiat neste domingo no complemento da terceira rodada dupla da temporada. Em prova recheada de disputas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, o piloto carioca foi o grande beneficiado pelas punições - acréscimo de 20 segundos ao tempo de corrida - aplicadas aos dois primeiros a cruzar a linha de chegada - o mineiro Guilherme Silva por queima de largada e o paulista Victor Franzoni por atitude antidesportiva contra o gaúcho Felipe Donato na sexta etapa da temporada.

O grid deste domingo foi formado pelo resultado da corrida de ontem, mas com os oito primeiros colocados largando em ordem invertida. Silva partiu na primeira posição, aproveitou bem a vantagem e disparou na frente, mas a sua largada foi considerada irregular pelos comissários desportivos. Já desde a primeira volta, as atenções se voltaram para a briga pela segunda posição, onde Ricardo Landucci se defendia dos ataques dos adversários que se revezavam atrás de si. Primeiro foi o paulista Eduardo Banzoli, depois o gaúcho Felipe Donato, até que - após subir para terceiro - Miranda alcançou a vice-liderança na 9ª volta. Victor Franzoni aproveitou para assumir a terceira posição na mesma manobra e passou a duelar com o carioca. Na 13ª passagem, o paulista superou Miranda por fora no final da reta oposta e a ordem foi mantida até o fim da etapa.

Após a corrida, os comissários desportivos da CBA anunciaram as punições que modificaram completamente não apenas o resultado da prova como do próprio campeonato. Com os 20 segundos adicionais, Silva e Franzoni caíram respectivamente para a 6ª e 8ª posições.

"Saí lá atrás devido ao grid invertido, mas ganhei várias posições e subi até o segundo lugar, pressionado pelo Victor. Dei uma vacilada e ele conseguiu me passar", afirmou Miranda, quando ainda comemorava o terceiro lugar. "Lamento pelo Silva. Não vi as imagens, mas, independente dele queimar ou não, acredito que o Guilherme iria vencer a prova hoje. Foi um resultado muito bom para o campeonato, mas considero o Silva o vencedor moral da corrida", reconheceu Miranda.

O potiguar Johilton Pavlak, que recebeu a bandeirada na quarta olocação, subiu para o 2º lugar no resultado final. "Não foi da maneira que eu queria, mas é bom chegar nessa posição e marcar mais alguns pontos. Como o campeonato está complicado, meu foco agora é pensar corrida a corrida, sempre buscando a vitória."

Após a etapa de Londrina, Miranda se isolou na liderança do campeonato com 74 pontos. Guilherme Silva é o segundo com 63, seguido de perto pelo paranaense John Louis - vencedor prova do dia anterior - com 62. A próxima etapa da Fórmula Futuro Fiat será nos dias 13 e 14 de agosto em Interlagos.

O resultado da 6ª etapa:

1 - LUIR MIRANDA - 18 voltas em 24min34s580
2 - JOHILTON PAVLAK - a 4s917
3 - EDUARDO BANZOLI - a 5s684
4 - RICARDO LANDUCCI - a 8s241
5 - JOHN LOUIS a 8s532
6 - GUILHERME SILVA - a 10s039
7 - LUCAS DE LA VEGA - a 15s661
8 - VICTOR FRANZONI - a 17s228
9 - GUILHERME SALAS - a 49s198
10 - FELIPE DONATO a 1 volta

Melhor volta: Victor Franzoni, em 1min20s332

Classificação do campeonato:

1 - LUIR MIRANDA - 74
2 - GUILHERME SILVA - 63
3 - JOHN LOUIS - 62
4 - VICTOR FRANZONI - 42
5 - JOHILTON PAVLAK - 31
6 - FELIPE DONATO - 30
7 - EDUARDO BANZOLI - 28
8 - GUILHERME SALAS - 26
9 - LUCAS DE LA VEGA - 25
10 - RICARDO LANDUCCI e ANDRÉ PEDRALLI - 16


O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli, FPT Powertrain Technologies e Sundown Motos, apoio Sada Transportes e Iveco e realização da RM Racing Events.


Fonte:
MF2 

Nenhum comentário: