Manter um automóvel limpo e cheiroso o tempo todo não é uma tarefa das mais fáceis, entretanto, os riscos que a falta de manutenção do sistema de ar condicionado e o acúmulo de sujeira interna podem trazer para o carro e, principalmente, para a saúde do condutor e dos passageiros pode fazer os proprietários de automóveis reverem alguns conceitos sobre a limpeza interna de seus veículos. Lembrar desse item apenas quando enfrentar uma enchente ou limpar apenas quando for vender o carro pode, além de custar caro – pois muitas oficinas aumentam os preços nessas ocasiões – acarretar problemas maiores à sua saúde.
Para Ariangelo Fonseca, franqueador da Station Car, que realiza serviços voltados à conservação e estética automotiva, “muitas pessoas só optam por fazer uma higienização em seus veículos após constatar que o banco está sujo ou algumas peças internas estão ficando amareladas. Isso, além de desvalorizar o automóvel ou dificultar a venda, pois o mesmo perderá valor de mercado, pode prejudicar sua saúde e a dos passageiros que você transporta, quase sempre a sua própria família”.
A higienização ajuda a combater problemas com ácaros, fungos, bactérias, cheiros de cigarro, possíveis manchas e outros problemas, como odores derivados de algum líquido (refrigerante, cerveja, suco) que, por ventura, tenham sido derramados no estofamento. Com o ‘clima seco’, devido à falta de chuvas e poluição, não realizar uma limpeza adequada pode agravar ainda mais alguns problemas respiratórios, como rinite alérgica, asma, alergia dos olhos e tosses.
Fonseca explica que “lembrar desse importante item apenas em últimos casos, como na hora da revenda ou, então, caso tenha problemas com enchentes, irá fazer o consumidor gastar mais e esperar mais tempo para ter seu automóvel de volta, já que a demanda aumenta – muito – nessa época”.
A limpeza também varia de carro para carro, já que em alguns modelos é necessário retirar algumas peças para fazer o serviço completo. Mas, de modo geral, esse serviço pode demorar de um a dois dias para ser concluído. “O procedimento de higienização interna consiste na lavagem de carpetes, forros do teto e das portas, bancos e outras peças. Tudo isso, sempre supervisionado por um profissional que na hora da montagem irá colocar as peças corretamente em seus devidos lugares, evitando, assim, ruídos desagradáveis causados por peças mal fixadas”, conclui Fonseca.
Saiba mais: Ariangelo Fonseca é franqueador da Station Car, que conta com 13 franquias espalhadas em quatro estados (SP, MG, ES e PE). A rede realiza em suas oficinas franqueadas serviços de funilaria e pintura de alta tecnologia, higienização, lavagem, cristalização e enceramento, além de proteção de pintura com ferramentas, operações e produtos desenvolvidos e testados para realizar o melhor serviço sem agredir as propriedades originais do veículo e nem o ambiente. – www.stationcar.com.br
Fonte: Ato.Z Comunicação
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