O fenômeno alemão encerra uma era no automobilismo e deixa uma pergunta:
alguém será capaz de ofuscar seus números da categoria máxima?
Não é apenas a Fórmula 1 que encerrará uma era com a bandeirada final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O próprio automobilismo como um todo não será mais o mesmo. Afinal, Michael Schumacher, o piloto que quebrou todos os recordes da mais importante categoria do esporte, encerrará sua carreira deixando uma herança que para os pilotos que militarão daqui para a frente pode até parecer uma maldição: nas futuras gerações, alguém conseguirá ofuscar os números do alemão? Veja a seguir o que pensam os pilotos brasileiros sobre o fenômeno Schumacher e confira também, no final da matéria, os números da carreira do ferrarista alemão.
• "O Schumacher é um mito não só pelos números que ele somou. Ele motiva e influencia positivamente todas as pessoas que trabalham com ele, e por isso conseguiu todo este sucesso com a Ferrari. Até o momento que ele escolheu para parar, quando está no auge de sua carreira e lutando por mais um título de campeão mundial na Fórmula 1, faz dele um exemplo a ser seguido por todos os pilotos, tanto dentro como fora das pistas".
Allam Khodair, Stock Car V8, equipe Bennamed/Sorriso/Monroe.
• "O Schumacher fez tudo o que de melhor poderia fazer na Fórmula 1. Ele foi um dos únicos que conseguiram ter uma carreira realmente bem sucedida nos últimos anos, assim como o Ayrton Senna e o Alain Prost. Ele teve, também, o mérito saber a hora certa de parar, e está deixando as pistas ainda no auge. Por tudo isso, creio que ele tenha sido o melhor e mais completo de sua geração"
Ricardo Maurício, Stock Car V8, equipe Katalogo Racing
• "Tive a grande oportunidade de vencer uma corrida de Fórmula 3 na Alemanha, como preliminar da Fórmula 1. Esta conquista acabou me ajudando a ter contato com o empresário do Schumacher, e aí conhecer como era o trabalho que ele fazia não só na pista, como fora dela. Foi algo que me inspirou quando fiz o teste com a Williams F1 no começo deste ano. Temos que aprender com tudo de positivo que o Schumacher está nos deixando de exemplo".
João Paulo de Oliveira, Super GT500, equipe Nissan
• "É até simbólico o Schumacher encerrar sua carreira no Brasil. Ele mesmo declarou que quando garoto tinha como ídolo outro menino, que arrasava no kart. Schumacher ia ao kartódromo só para ver sua pilotagem agressiva, corajosa, igual à que ele próprio desenvolveria mais tarde. O nome daquele piloto era Ayrton Senna. No fim das contas, o Brasil talvez seja ao mesmo tempo o marco inicial e final da carreira do alemão".
Sérgio Jimenez, Campeonato Europeu de Fórmula 3, equipe Racing Engineering
• "Para alguém como eu, que ainda luta para atuar no automobilismo realmente profissional, a figura de Michael Schumacher é algo mitológico. Parece que ele pertence ao olimpo, dá a impressão de ser alguém inalcançável, tanto é que até alguns pilotos da própria F-1 nutrem um respeito meio reverencial por ele. Mas, acima de tudo, o alemão transformou-se em uma meta: todos querem ser Michael Schumacher".
Diego Nunes, Fórmula 3 Sul-Americana, equipe Chocolates Garoto/Aura/Bassani Racing
• "Meus ídolos no automobilismo sempre foram o Nelson Piquet e o Ayrton Senna, mas nem por isso deixo de reconhecer a genialidade do Schumacher. Na minha opinião, ele pegou a Fórmula 1 em um momento muito favorável para a quebra de todos esses recordes, mas teve o mérito de ser o talento certo, na hora certa, no lugar certo. Gostaria de ter visto uma disputa mais franca entre o alemão e seus companheiros de equipe, mas mesmo assim o considero o melhor de sua geração".
Luiz Razia, Fórmula 3 Sul-Americana, equipe Razia Sports/Cia Athletica.
• "Vai ser emocionante participar de um evento que vai marcar a despedida do maior piloto de todos os tempos. Vou presenciar o final de um dos mais ricos capítulos da história do automobilismo mundial. O Michael Schumacher vai deixar um legado de técnica, velocidade e, principalmente, de liderança e trabalho em equipe. Depois de mostrar habilidade, ele teve competência de comandar um time de vencedores".
Felipe Ferreira, Fórmula Renault, equipe Webmotors/CVC/Hip Telecom/ Puma .
• "O que mais me chama atenção no Schumacher é a sua inesgotável motivação. Um piloto que permaneceu no auge por 13 dos 15 anos que correu na Fórmula 1 tem todos os motivos para entrar para a história. Muitos pilotos se dariam por satisfeitos no segundo ou no terceiro título mundial, e por isso acho que os recordes conquistados por ele serão difíceis de serem superados no curto prazo".
Mario Romancini, Fórmula Renault, equipe Full Time Sports
• "Eu acabo de sair do kart e lá no kartódromo a garotada só ouviu falar de Ayrton Senna, ninguém teve a oportunidade de acompanhar sua carreira no dia-a-dia pois ele faleceu há 12 anos. Assim, Schumacher é um grande ídolo dos jovens pilotos brasileiros, é um exemplo que vamos perder. Sob este ponto de vista, acho que a aposentadoria dele é lamentável, mas aparecerão outros grandes ídolos para ocupar seu lugar. É algo natural".
Rodolpho Santos, Fórmula Renault, equipe Neosoro/Palu Suisse/Bassani Racing
• "Um dos grandes méritos do Schumacher, além de sua inegável habilidade ao volante, é sua capacidade de trabalhar em equipe. Em um esporte como o automobilismo, em que ter um bom carro nas mãos é fundamental, o alemão teve sempre o apoio total de seu grupo. Com isso, sua sensibilidade para desenvolver o equipamento e seu talento se sobressaíram ainda mais. O Schumacher deixará um legado de dedicação ao esporte que deve ser seguido por todos que queiram ter sucesso no automobilismo".
Pedro Larriera, Copa Clio, equipe El Tranvia / Elemidia
• "Ele está indo embora de mala cheia! E não é só com muito dinheiro, é com muitos recordes e mais conquistas do que qualquer outro piloto. Ele chega aqui no Brasil para se aposentar e ainda brigando por mais um título. Nada melhor do que sair das pistas mais campeão, e eu acredito que ele consegue. Ele é extremamente determinado, na vida dele não existe o impossível, e o muito difícil é rotina. Ele não desiste nunca".
Alejandro Sanchez, Arrancada, equipe Flash Power/Power Plus/Shutt.
Os recordes de Schumacher
● Sete títulos: 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004. Os dois primeiros pela equipe Benetton, os cinco últimos pela Ferrari.
● Maior período como campeão: quatro anos, 11 meses e 17 dias (de 8 de outubro de 2000 a 25 de setembro de 2005).
● Vitórias: 91
● Vitórias em uma mesma temporada: 13 (2004)
● Vitórias seguidas em uma temporada: sete (2004)
● Temporadas seguidas com vitória: 15
● Pódios: 154
● Segundos lugares: 43
● Pole positions: 68
● Voltas mais rápidas: 75
● Corridas na liderança: 141
● Voltas na liderança: 5.108
● Pontos: 1.364 (incluindo 78 pontos obtidos em 1997, quando Schumacher foi excluído da classificação por ter batido propositalmente com o Williams do canadense Jacques Villeneuve na corrida decisiva pelo título).
● Pontos em uma mesma temporada: 148 (2004)
● Vitórias no mesmo grande prêmio: 8 (França)
● Vitória largando da pole position: 40
● Vitória, pole e volta mais rápida: 22
● Corridas seguidas com pontos: 24 (2001-2003)
● Pódios seguidos: 19 (2001-2002)
● Schumacher é o único piloto a ter terminado uma temporada inteira no pódio, em 2002.
● Título com maior vantagem de pontos: 67 (2002)
● Título mais rápido: 2002 (foi campeão em julho com seis corridas de antecedência)
● Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello também têm o recorde de dobradinhas na história da Fórmula 1: 24 (2000-2005)
Texto e informações
João Alberto Otazu, Rafael Durante e Rodolpho Siqueira
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