COMPRE AGORA

sexta-feira, outubro 20, 2006

* MUNDIAL FIA GT: PUNIÇÃO TÉCNICA A ADVERSÁRIOS CONFIRMA TÍTULO DE JAIME MELO.

Vice-líderes da classe GT2 são desclassificados da nona etapa por altura irregular do carro e brasileiro é campeão por antecipação


Apesar dos contratempos enfrentados durante a nona e penúltima etapa do Campeonato Mundial FIA Gran Turismo, neste domingo (15) na pista italiana de Adria, o brasileiro Jaime Melo Júnior confirmou a conquista do título da classe GT2 por antecipação. A confirmação do título deu-se cerca de quatro horas após o encerramento da prova, resultando dos laudos dos comissários responsáveis pela vistoria técnica dos carros inscritos.


Melo envolveu-se num acidente com o belga Renaud Kuppens, da classe G2, na segunda volta da prova. Ficou parado nos boxes durante mais de 20 voltas para reparos no radiador de sua Ferrari 430 GT Maranello, danificado na batida, e enfrentou superaquecimento do motor. Ele e Matteo Bobbi, seu parceiro, ficaram em sexto lugar. Mika Salo e Rui Aguas, vice-líderes na pontuação, terminaram em segundo e adiaram a definição do título.


Quatro horas mais tarde, os comissários técnicos do Mundial FIA GT anunciaram a desclassificação do carro número 59 de Salo e Aguas, sob alegação de medidas irregulares na altura em relação ao solo, o que confirmou o segundo título de um brasileiro na competição – o primeiro fora conquistado em 1998 pelo também paranaense Ricardo Zonta, que disputou a classe GT1 em dupla com o alemão Klaus Ludwig, na equipe AMG/Mercedes-Benz.


"Não era assim que eu queria ganhar o campeonato, é claro que preferia ter comemorado na pista, com um bom resultado, talvez com a vitória", comentou Melo Júnior. "Mas é importante lembrar que não conquistamos esse título hoje, aqui na Itália. Foi um campeonato conquistado com um trabalho consistente, feito nas nove corridas que já disputamos, um trabalho que nos permitiu chegar aqui com a chance de levar o título por antecipação", analisou.


Esta foi a segunda temporada de Jaime Melo Júnior como piloto vinculado à Ferrari no Mundial FIA GT. "Aprendi muito com todo o pessoal da Ferrari desde que cheguei aqui, tenho recebido deles e da AF Corse toda a condição possível. Entendo que neste ano eles acreditaram mais no meu trabalho, no meu potencial, a ponto de terem um piloto de tanto nível quanto o Salo como meu concorrente. Foi um ano fantástico, agora é só comemorar", finalizou.


A classe GT1 também teve o título definido em Adria. O alemão Michael Bartels e o italiano Andrea Bertolini, parceiros na pilotagem do Maserati MC12 da Vitaphone Racing, terminaram a corrida em segundo lugar e foram a 69 pontos. O vice-líder, com 55, é o alemão Sascha Bert, sexto colocado em Adria formando trio com o checo Jarek Janis e o italiano Andrea Montermini, com o Saleen S7 R da Zakspeed. Janis é terceiro na tabela, com 54 pontos.


Na GT2, Melo Júnior e Bobbi, com o quinto lugar na corrida, foram a 71 pontos. Salo e Aguas continuam com 55 e já têm assegurado o vice-campeonato.


Com a confirmação da punição aplicada a eles, o resultado final da nona etapa do Mundial, em Adria, passa a ser o seguinte:


1º) Jamie Davies/Thomas Biagi (ING/ITA), 3h00min59s760
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12 GT1, categoria GT1
2º) Michael Bartels/Andrea Bertolini (ALE/ITA), a 9s092
Vitaphone Racing Team, Maserati MC12 GT1, categoria GT1
3º) Bert Longin/Anthony Kumpen/Mike Hezemans (BEL/BEL/HOL), a 41s181
GLPK-Carsport, Corvette C6 R, categoria GT1
4º) Christian Pescatori/Fabio Babini (ITA/ITA), a 1min00s390
Aston Martin Racing BMS, Aston Martin DBR9, categoria GT1
5º) Fabrizio Gollin/Miguel Ramos (ITA/POR), a 1 volta
Aston Martin Racing BMS, Aston Martin DBR9, categoria GT1
6º) Marino Franchitti/Tim Mullen (ING/ING), a 5 voltas
Scuderia Ecosse, Ferrari 430 Maranello, categoria GT2
7º) Paolo Ruberti/Raffaele Giammaria (ITA/ITA), a 5 voltas
Edil Cris Racing Team, Ferrari 430 GT2, categoria GT2
8º) Tim Sugden/Iradj Alexander (ING/SUI), a 5 voltas
JMB Racing, Ferrari 430 Maranello, categoria GT2
9º) Luigi Moccia/Emanuele Busnelli (ITA/ITA), a 8 voltas
Ebimotors, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
10º) Bas Leinders/Renaud Kuppens (BEL/BEL), a 16 voltas
Belgian Racing, Gillet Vertigo, categoria G2
11º) Sascha Bert/Andrea Montermini/Jarek Janis (ALE/ITA/TCH), a 16 voltas
Zakspeed Racing, Saleen S7 R, categoria GT1
12º) Jaime Melo Júnior/Matteo Bobbi (BRA/ITA), a 26 voltas
AF Corse, Ferrari 430 Maranello, categoria GT2


NÃO COMPLETARAM:


-Horst Felbermayr/Gerold Ried (AUT/ALE), a 79 voltas
Team Felbermayr-Proton, Porsche 996 GT3 RS, categoria GT2
-Karl Wendlinger/Philipp Peter (AUT/AUT), a 83 voltas
Race Alliance, Aston Martin DBR9, categoria GT1
-Christophe Bouchut/Peter Kox (FRA/HOL), a 98 voltas
All-Inkl.com Racing, Lamborghini Murciélago, categoria GT1
-Jean-Denis Deletraz/Andrea Piccini (SUI/ITA), a 109 voltas
Phoenix Racing, Aston Martin DBR9, categoria GT1
-Christian Ried/Horst Felbermayr Jr. (ALE/AUT), a 113 pontos
Team Felbermayr-Proton, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2
-Nathan Kinch/Andrew Kirkaldy (ING/ING), a 114 voltas
Scuderia Ecosse, Ferrari 430 Maranello, categoria GT2
-Emmanuel Collard/Luca Riccitelli (ALE/ITA), a 120 voltas
Ebimotors, Porsche 996 GT3 RSR, categoria GT2


DESCLASSIFICADOs:


Mika Salo/Rui Aguas (FIN/POR)
AF Corse, Ferrari 430 Maranello, categoria GT2


Grelak Comunicação - (45) 3222-5686 - Foto: Jean-Michel Le Meur

Legenda : Jaime Melo é o segundo brasileiro a conquistar um título no Mundial FIA GT
Visite o site www.jaimemelojr.com

Nenhum comentário: