As duas últimas corridas da temporada 2006 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil foram vencidas pelos dois campeões da categoria. Xandy Negrão assegurou o título com uma rodada de antecipação ao vencer a prova 15. Na 16, a vitória ficou com Beto Posses, campeão em 2005. E Tom Valle, sexto colocado na prova 15 e quarto na 16, confirmou o vice-campeonato.
Negrão, que precisava de um nono lugar para conquistar o título sem depender dos resultados de Valle, venceu a primeira corrida e chegou a 240 pontos marcados no campeonato. Atrás dele, porém, não faltaram disputas. O segundo lugar começou nas mãos de Otávio Mesquita, que tinha boas possibilidades de chegar ao vice-campeonato. Na quarta volta, Walter Salles assumiu o segundo lugar e passou a ter muito trabalho para defender a posição. Durante algumas voltas, a diferença entre o Salles, segundo colocado, e Tom Valle, o sexto, chegou a ser inferior a 1,5 segundo. Entre eles, estavam Mesquita, Luís Zattar e Ricardo Baptista. Mais atrás, Beto Posses se recuperava rapidamente depois de perder posições na largada e se aproximava dos seis primeiros colocados.
A definição das primeiras posições aconteceu nas voltas finais, quando Baptista e Posses ultrapassaram Mesquita e ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugares. Outra atração da prova foi a luta entre Antônio Hermann, Maurizio Billi, Marcel Visconde e Eduardo Souza Ramos. E, como se não bastasse, aconteceram dois duelos − um entre Sérgio Ribas e Haroldo Pinto, outro entre Beny Lago e Henry Visconde.
Já campeão, Negrão decidiu não disputar a prova 16 porque precisava ir a Buenos Aires para acompanhar sua equipe, que disputava na capital argentina uma etapa do campeonato de Stock Car. Com isso, Walter Salles alinhou sozinho na primeira fila para a prova 16. Saiu na frente e manteve a liderança nas primeiras voltas, tendo atrás de si Baptista, Posses, Mesquita, Zattar e Valle. Uma disputa empolgante, com várias manobras aplaudidas pelo público presente a Interlagos. Uma delas aconteceu quando Baptista ultrapassou Salles em uma manobra arrojada na entrada do "S" do miolo. Logo depois, Salles deu o troco na saída do Bico de Pato. Em seguida, Posses ultrapassou Baptista na Descida do Lago. Duas voltas depois, o campeão de 2005 assumiu a liderança, onde permaneceu até a bandeirada.
O grupo dos seis primeiros só se dispersou depois que Salles cometeu um erro na Junção, caindo para o quinto lugar. Mesquita, que desviou para fora da pista para não bater em Salles, perdeu várias posições e passou a disputar o oitavo lugar com Marcel Visconde, Eduardo de Souza Ramos e Guilherme Figueiroa. Chegou a fazer ultrapassagens, mas na última volta encostou o carro no box devido a uma ameaça de superaquecimento.
Um dos pilotos mais festejados das provas finais do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, entretanto, nem chegou a entrar na pista. O veterano Totó Porto, terceiro colocado no campeonato de 2005, compareceu a Interlagos para acompanhar as corridas e foi convidado pelos organizadores a entregar o troféu ao vencedor da prova 16, Beto Posses. Porto, afastado das pistas depois de um acidente sofrido na sexta prova do ano, disputada em maio, já pensa em voltar a participar do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2007. Seu carro de corrida foi uma das principais atrações do estande da Porsche no Salão do Automóvel de São Paulo.
Resultado da 15ª prova do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil:
1) Xandy Negrão, 16 voltas em 28:05.927, média de 147,218 km/h
2) Walter Salles, a 2.468
3) Ricardo Baptista, a 3.900
4) Beto Posses, a 7.732
5) Otávio Mesquita, a 9.469
6) Tom Valle, a 11.249
7) Luís Zattar, a 21.166
8) Maurizio Billi, a 21.452
9) Antônio Hermann, a 27.316
10) Marcel Visconde, a 27.416
11) Guilherme Figueiroa, a 38.642
12) Eduardo de Souza Ramos, a 42.547
13) Marcelo Ometto, a 43.006
14) Sérgio Ribas, a 1:02.449
15) Haroldo Pinto, a 1:06.585
16) Beny Lago, a 1:12.336
17) Omilton Visconde, a 1:12.705
18) Henry Visconde, a 1:19.209
19) Danilo Fernandez, a 2 voltas
Melhor volta: Xandy Negrão, 1:42.793, média de 150,909 km/h
Resultado da 16ª e última prova do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil 2006
1) Beto Posses, 16 voltas em 28:02.274, média de 147,537 km/h
2) Ricardo Baptista, a 2.796
3) Luís Zattar, a 9.789
4) Tom Valle, a 10.711
5) Walter Salles, a 12.094
6) Antônio Hermann, a 21.039
7) Maurizio Billi, a 24.817
8) Guilherme Figueiroa, a 24.986
9) Marcel Visconde, a 28.003
10) Eduardo de Souza Ramos, a 28.250
11) Sérgio Ribas, a 31.477
12) Marcelo Ometto, a 39.645
13) Otávio Mesquita, a 48.223
14) Omilton Visconde, a 1:00.305
15) Henry Visconde, a 2 voltas
16) Haroldo Pinto, a 9 voltas
17) Beny Lago, a 11 voltas
Melhor volta: Beto Posses, 1:43.417, média de 149,999 km/h
Classificação final do Porsche GT3 Cup Challenge 2006
1) Xandy Negrão, 240 pontos; 2) Tom Valle, 213 (215 sem os descartes); 3) Ricardo Baptista, 204; 4) Otávio Mesquita, 197; 5) Beto Posses, 188; 6) Luís Zattar, 129; 7) Marcel Visconde, 114; 8) Clemente Lunardi, 112; 9) Maurizio Billi, 108 (109); 10) Guilherme Figueiroa, 103; 11) Antônio Hermann, 68; 12) Sérgio Ribas, 65; 13) Eduardo de Souza Ramos, 59; 14) Haroldo Pinto, 56,5; 15) Marcelo Ometto, 55; 16) Marcos Barros, 40; 17) Omilton Visconde Jr., 37; 18) Charles Reed, 32; 19) Totó Porto, 29; 20) Roberto Samed, 27; 21) Valter Rossete, 26; 22) Constantino Júnior, 22; 23) Henry Visconde, 22; 24) Beny Lago, 8; 25) Ronaldo Sampaio Ferreira, 1; 26) Hugo Pulenta (Argentina), 1; 27) Danilo Fernandez, sem pontos. Walter Salles, piloto convidado, não pontua no campeonato.
Todos os pilotos correm com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínios de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing e Hara.
Fotos: Pedro Bicudo/divulgação Porsche GT3 Cup.
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
www.porsche.com.br
Luiz Alberto Pandini
Negrão, que precisava de um nono lugar para conquistar o título sem depender dos resultados de Valle, venceu a primeira corrida e chegou a 240 pontos marcados no campeonato. Atrás dele, porém, não faltaram disputas. O segundo lugar começou nas mãos de Otávio Mesquita, que tinha boas possibilidades de chegar ao vice-campeonato. Na quarta volta, Walter Salles assumiu o segundo lugar e passou a ter muito trabalho para defender a posição. Durante algumas voltas, a diferença entre o Salles, segundo colocado, e Tom Valle, o sexto, chegou a ser inferior a 1,5 segundo. Entre eles, estavam Mesquita, Luís Zattar e Ricardo Baptista. Mais atrás, Beto Posses se recuperava rapidamente depois de perder posições na largada e se aproximava dos seis primeiros colocados.
A definição das primeiras posições aconteceu nas voltas finais, quando Baptista e Posses ultrapassaram Mesquita e ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugares. Outra atração da prova foi a luta entre Antônio Hermann, Maurizio Billi, Marcel Visconde e Eduardo Souza Ramos. E, como se não bastasse, aconteceram dois duelos − um entre Sérgio Ribas e Haroldo Pinto, outro entre Beny Lago e Henry Visconde.
Já campeão, Negrão decidiu não disputar a prova 16 porque precisava ir a Buenos Aires para acompanhar sua equipe, que disputava na capital argentina uma etapa do campeonato de Stock Car. Com isso, Walter Salles alinhou sozinho na primeira fila para a prova 16. Saiu na frente e manteve a liderança nas primeiras voltas, tendo atrás de si Baptista, Posses, Mesquita, Zattar e Valle. Uma disputa empolgante, com várias manobras aplaudidas pelo público presente a Interlagos. Uma delas aconteceu quando Baptista ultrapassou Salles em uma manobra arrojada na entrada do "S" do miolo. Logo depois, Salles deu o troco na saída do Bico de Pato. Em seguida, Posses ultrapassou Baptista na Descida do Lago. Duas voltas depois, o campeão de 2005 assumiu a liderança, onde permaneceu até a bandeirada.
O grupo dos seis primeiros só se dispersou depois que Salles cometeu um erro na Junção, caindo para o quinto lugar. Mesquita, que desviou para fora da pista para não bater em Salles, perdeu várias posições e passou a disputar o oitavo lugar com Marcel Visconde, Eduardo de Souza Ramos e Guilherme Figueiroa. Chegou a fazer ultrapassagens, mas na última volta encostou o carro no box devido a uma ameaça de superaquecimento.
Um dos pilotos mais festejados das provas finais do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, entretanto, nem chegou a entrar na pista. O veterano Totó Porto, terceiro colocado no campeonato de 2005, compareceu a Interlagos para acompanhar as corridas e foi convidado pelos organizadores a entregar o troféu ao vencedor da prova 16, Beto Posses. Porto, afastado das pistas depois de um acidente sofrido na sexta prova do ano, disputada em maio, já pensa em voltar a participar do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2007. Seu carro de corrida foi uma das principais atrações do estande da Porsche no Salão do Automóvel de São Paulo.
Resultado da 15ª prova do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil:
1) Xandy Negrão, 16 voltas em 28:05.927, média de 147,218 km/h
2) Walter Salles, a 2.468
3) Ricardo Baptista, a 3.900
4) Beto Posses, a 7.732
5) Otávio Mesquita, a 9.469
6) Tom Valle, a 11.249
7) Luís Zattar, a 21.166
8) Maurizio Billi, a 21.452
9) Antônio Hermann, a 27.316
10) Marcel Visconde, a 27.416
11) Guilherme Figueiroa, a 38.642
12) Eduardo de Souza Ramos, a 42.547
13) Marcelo Ometto, a 43.006
14) Sérgio Ribas, a 1:02.449
15) Haroldo Pinto, a 1:06.585
16) Beny Lago, a 1:12.336
17) Omilton Visconde, a 1:12.705
18) Henry Visconde, a 1:19.209
19) Danilo Fernandez, a 2 voltas
Melhor volta: Xandy Negrão, 1:42.793, média de 150,909 km/h
Resultado da 16ª e última prova do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil 2006
1) Beto Posses, 16 voltas em 28:02.274, média de 147,537 km/h
2) Ricardo Baptista, a 2.796
3) Luís Zattar, a 9.789
4) Tom Valle, a 10.711
5) Walter Salles, a 12.094
6) Antônio Hermann, a 21.039
7) Maurizio Billi, a 24.817
8) Guilherme Figueiroa, a 24.986
9) Marcel Visconde, a 28.003
10) Eduardo de Souza Ramos, a 28.250
11) Sérgio Ribas, a 31.477
12) Marcelo Ometto, a 39.645
13) Otávio Mesquita, a 48.223
14) Omilton Visconde, a 1:00.305
15) Henry Visconde, a 2 voltas
16) Haroldo Pinto, a 9 voltas
17) Beny Lago, a 11 voltas
Melhor volta: Beto Posses, 1:43.417, média de 149,999 km/h
Classificação final do Porsche GT3 Cup Challenge 2006
1) Xandy Negrão, 240 pontos; 2) Tom Valle, 213 (215 sem os descartes); 3) Ricardo Baptista, 204; 4) Otávio Mesquita, 197; 5) Beto Posses, 188; 6) Luís Zattar, 129; 7) Marcel Visconde, 114; 8) Clemente Lunardi, 112; 9) Maurizio Billi, 108 (109); 10) Guilherme Figueiroa, 103; 11) Antônio Hermann, 68; 12) Sérgio Ribas, 65; 13) Eduardo de Souza Ramos, 59; 14) Haroldo Pinto, 56,5; 15) Marcelo Ometto, 55; 16) Marcos Barros, 40; 17) Omilton Visconde Jr., 37; 18) Charles Reed, 32; 19) Totó Porto, 29; 20) Roberto Samed, 27; 21) Valter Rossete, 26; 22) Constantino Júnior, 22; 23) Henry Visconde, 22; 24) Beny Lago, 8; 25) Ronaldo Sampaio Ferreira, 1; 26) Hugo Pulenta (Argentina), 1; 27) Danilo Fernandez, sem pontos. Walter Salles, piloto convidado, não pontua no campeonato.
Todos os pilotos correm com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tem patrocínios de Stuttgart Sportcar, Yokohama, Mobil, Beta, Racing e Hara.
Fotos: Pedro Bicudo/divulgação Porsche GT3 Cup.
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Luiz Alberto Pandini
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