COMPRE AGORA

quinta-feira, outubro 26, 2006

* STOCK CAR: LOSACCO CORRE PELA LIDERANÇA ISOLADA NA ARGENTINA.


Bicampeão tenta repetir vitória do ano passado em Buenos Aires

SÃO PAULO – Empatado em número de pontos com Cacá Bueno (RC) depois da abertura dos playoffs em Tarumã, Giuliano Losacco acredita que o excelente carro da Equipe Medley em pistas de alta velocidade pode fazer a diferença neste fim de semana na 10ª etapa da Stock Car em Buenos Aires. "Ganhamos a corrida do ano passado e temos um ótimo acerto para o circuito. É inegável que só podemos estar confiantes em conquistar mais um bom resultado na Argentina", afirmou o bicampeão, animado também pela recente vitória em Porto Alegre, a primeira da temporada.

A Stock Car utilizará o mesmo traçado curto de 2005, com pouco mais de 2.600 metros de comprimento e apenas três curvas. A média de velocidade é a mais alta do atual calendário. No prova inaugural na capital argentina, Christian Fittipaldi cravou a pole com o tempo de 51s151 e a média horária de 186,028 km. A marca só não é melhor que a registrada no antigo oval do Rio de Janeiro, quando os antigos Omega superavam os 190 km/h. "É difícil saber se essa barreira será superada. Precisamos começar a treinar e conferir o comportamento dos carros", ressalvou Losacco.

Depois das inúmeras reclamações de equipes e pilotos a respeito dos pneus, a CBA liberou três jogos novos por carro em Buenos Aires. "Pneus novos é sempre bom, porque nos dão a possibilidade de simular as condições de classificação em bases bem mais reais", aplaudiu. Losacco, no entanto, admite que a questão do consumo dos pneus é polêmica. "Muita gente se queixou em Tarumã, mas talvez o grande desafio do automobilismo, e principalmente na Stock Car, seja exatamente este: extrair o máximo de performance com o menor desgaste possível dos pneus. Neste aspecto, não é apenas a cambagem das rodas e a calibragem que devem ser levadas em consideração, mas também a tocada de cada um. Sabemos todos que é preciso poupar no começo da corrida. Senão, fica mesmo difícil no final", lembrou.

Em 2005, Losacco chegou a Buenos Aires em situação complicadíssima no campeonato e o título poderia ser decidido em favor de Cacá Bueno com duas provas de antecipação. No entanto, Losacco venceu a prova, depois de largar em terceiro, enquanto o maior rival abandonou em conseqüência de um choque contra Fittipaldi. O título começou a mudar de dono a partir de então.

Losacco e seu companheiro Guto Negrão, que ocupa a sétima posição nos playoffs a apenas cinco pontos do terceiro colocado Hoover Orsi, devem aparecer no Autódromo Oscar Galvez no início da tarde da quinta-feira. Os treinos oficiais serão abertos na sexta, com uma sessão de treinos livres para cada um dos dois grupos, com duração de 45 minutos, e uma coletiva com uma hora e meia. As duas sessões classificatórias serão realizadas sábado. Dos 10 pilotos ainda na luta pelo título nos playoffs, seis largaram entre os 10 melhores em 2005.

A classificação dos playoffs está assim:

1 - Giuliano Losacco e Cacá Bueno, 237 pontos
3 - Hoover Orsi, 220
4 - Ricardo Sperafico e Felipe Maluhy, 218
6 - Thiago Camilo, 216
7 - Guto Negrão, 215
8 - Alceu Feldmann, 214
9 - Antonio Jorge Neto, 211
10 - Ricardo Maurício, 207.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Miguel Costa Jr.

Nenhum comentário: