COMPRE AGORA

quinta-feira, outubro 12, 2006

* CHEVROLET CAMARO, UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES INTERNACIONAIS DA GM NO SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE 2006

Modelo, apresentado como conceito em janeiro no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, será produzido em série a partir de 2008

Uma combinação perfeita entre um design arrojado e um desempenho notável caracteriza o conceito do Chevrolet Camaro, que está em exibição, como uma das grandes atrações da General Motors do Brasil, no estande Chevrolet neste Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2006. O modelo exposto será produzido em série a partir de 2008 e estará disponível para venda em 2009.

Exatamente igual ao Camaro Conceito revelado no último Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro de 2006, o modelo exposto tem como objetivo principal de seus criadores recapturar o espírito de um dos mais populares cupês esportivos mundiais de todos os tempos, surgido na década de 60, e redefine o Camaro para as novas gerações de aficionados. Um ícone americano
Coube ao próprio presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciar que a empresa irá construir uma versão totalmente remodelada do cupê esportivo Camaro da Chevrolet, com base no conceito ganhador que roubou a atenção do tradicional Salão do Automóvel Internacional Americano deste ano. O fato acendeu a paixão dos entusiastas por carros em todo o mundo desde então – até os consumidores impulsivos que fizeram pedidos e enviaram cheques na esperança de fazer depósitos antecipados.
"A resposta esmagadoramente entusiástica ao Conceito Camaro continua a recordar-me o lugar exclusivo e icônico que nossos produtos podem ter sobre o coração de nossos clientes", salientou Wagoner. "Camaro é muito mais que um carro, ele simboliza o espírito americano e seu amor pelos automóveis."
O Conceito Camaro personifica o desempenho e a paixão que fizeram da primeira geração do modelo um dos carros mais procurados pelos colecionadores, atualizando a fórmula com um motor eficiente em combustível, chassis sofisticado e execução de um projeto contemporâneo. A meta é fazer o cupê esportivo apropriado aos entusiastas mais jovens e simultaneamente reter o apelo a seus atuais aficionados.

O capô longo, plataforma curta e posição larga do Conceito Camaro não deixam dúvidas: trata-se de um carro de desempenho forte. Estes aspectos são suportados por um V-8 em alumínio de 400 cv, transmissão manual de 6 velocidades e um sofisticado chassis com suspensão independente nas 4 rodas.

Da mesma forma que seus antecessores, o Conceito Camaro seria prático o suficiente para uso diário. Está equipado com dispositivos de economia de combustível como, por exemplo, tecnologia de desativação do cilindro de Gerenciamento Ativo de Combustível (Active Fuel ManagementTM). Seu tamanho confortável adapta-se a vagas nas ruas e estacionamentos.
Projeto limpo e resistente

Devido à herança eficiente do Camaro, o time mundial de Projeto da GM escolheu um tema que presta uma homenagem ao Camaro original, ao mesmo tempo em que pode ser instantaneamente reconhecido como um carro completamente novo. O fato de o Camaro estar fora de produção por vários anos, fez com que este conceito honrasse a herança mais correta do modelo original.

O Camaro 1960, considerado por muitos como o melhor projeto da primeira geração, constitui-se em uma inspiração significativa. Como os times de Projeto da GM em Warren, Michigan, trabalharam com alternativas para o Conceito Camaro, eles também se voltaram ao último Corvette e à aparência de avião YF-22, buscando um projeto que incluísse o espírito que fez do modelo de 1969 um grande carro, mas interpretando o espírito de uma maneira revigorada e excitante.

"As proporções gerais, frente larga e as formas robustas do pára-lama mostram que este é um veículo equipado com motor dianteiro, com tração nas duas rodas traseiras", afirmou Tom Peters, diretor do projeto. A grade dianteira proeminente e a saliência do capô nos remetem à potência do motor V-8 inspirado no Corvete. Grandes rodas e pneus, evidenciam freios de alto desempenho e os formatos proeminentes de pára-lamas indicam que o Conceito Camaro tem a direção e frenagem para acompanhar o trem de força.

O habitáculo do Camaro abriga entre formas de pára-lama definidos agudamente, um elemento de projeto inspirado pelos aviões de combate e no novo Corvette. E como qualquer veículo de alto desempenho, o projeto limpo e determinado é parte integrante da estética. "O Conceito Camaro não é apenas uma forma de estilo. O projeto incorpora o que o veículo necessita para atingir seu nível ideal", disse Peters.

O mesmo projeto determinado é refletido no interior do Conceito Camaro. Os medidores e a gota do acabamento laranja encontrados na primeira geração clássica de Camaros, mais o projeto geral e a execução refletem a funcionalidade sem absurdos que os motoristas esperam de veículos esportivos de alto desempenho Chevrolet.
Desempenho para o mundo real

O Conceito Camaro caracteriza a última geração dos legendários V-8 de bloco pequeno da GM. Os motores LS2, 6,0 litros possuem um bloco de alumínio e cabeçotes para peso leve e Active Fuel ManagementTM, que fecha os quatro cilindros para economizar combustível quando o motor estiver com leve carga. Esta versão de conceito do LS2 tem uma potência de 400 cv.
A transmissão manual de seis velocidades do Conceito Camaro oferece uma vasta gama de relações para aceleração agressiva fora de linha, ultrapassagem confiante e eficiente em viagens na estrada.

Os carros esportivos modernos são mais que apenas velocidade em linha reta, assim o Conceito Camaro caracteriza um chassis sofisticado de tração nas duas rodas traseiras. Sua suspensão dianteira e traseira independente possui molas progressivas e amortecedores pressurizados a gás. Freios a disco ventilados nas quatro rodas proporcionam uma frenagem confiável sob qualquer circunstância.

Realçando tanto o desempenho como a aparência do Conceito Camaro, estão as rodas exclusivas de liga leve de cinco raios, 21 polegadas (rodas dianteiras) e 22 polegadas (rodas traseiras).

Modelo histórico
Projetado na metade dos anos 60, a primeira geração do Camaro capturou o otimismo de uma era. Os Baby Boomers eram adolescentes, "rock-and-roll" e Motown ditavam a moda, e a cultura americana estava varrendo o globo.

Da mesma forma que o Impala, Chevelle e Sting Ray, o novo Camaro exibia a força do Chevy em trazer carros com estilo e de alta qualidade a um público de tendência atual . Suas proporções dramáticas e linhas elegantes lembravam tanto o Corvette e os Gran Turismos italianos daquela época.

E o motor em linha do carro, que logo incluiu o potente Z-28 bloco pequeno e o bloco grande 396s e 427s, deram ao Camaro o desempenho para acompanhar sua aparência.

Mas o que realmente fez do Camaro um ícone americano, foi o fato de ele ser acessível a milhões. Chevy vendeu mais de 699.000 Camaros nos três primeiros anos. Assim, para cada Z-28 levando a bandeira marcada na pista, existiam milhares de Camaros menos exóticos cruzando cinemas, restaurantes, lanchonetes, ou levando a família em férias.

Clubes e sites
O Camaro tocou muitas vidas – e encantou muitas garagens – com quase 4,8 milhões de unidades produzidas entre 1967 e 2002. Existem mais de 1000 clubes de Camaros pelo mundo, e milhares de websistes de Camaro para homenagear o cupê esportivo. Um relatório recente sobre as "Buscas Mais Procuradas On-line dos EUA" de 2005, colocou o Camaro entre as 10 principais "buscas" de carros no ano.

General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Mais informações podem ser obtidas no site: www.gm.com.

Carlos Augusto P. de Souza
Fabiano Mazzeo

Nenhum comentário: