Elétrico FEI X-17, recordista nacional de eficiência energética, e o FEI X-12, supereconômico com consumo aproximado de 400km com apenas um litro de gasolina, estarão expostos nos treinos livres, em Interlagos.
Dois carros desenvolvidos por estudantes e pesquisadores do pioneiro curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI estarão ao lado das potentes máquinas da Fórmula 1 durante os treinos livres do Grande Prêmio do Brasil, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Autódromo de Interlagos, São Paulo. Os carros experimentais FEI X-12 e FEI X-17 traduzem conceitos de economia de combustível e eficiência energética. Confira detalhes:
FEI X-17 (2006) - O veículo elétrico FEI X-17 é o atual campeão da Maratona de Eficiência Energética - realizada em julho de 2006 e que reuniu oito equipes de universidades do País. O carro foi projetado e construído por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica Automobilística e Engenharia Elétrica. Durante a maratona, o FEI X-17, que possui motor de 400w de potência, percorreu 29,2 km com apenas 3 baterias de 72 Watts-hora cada, atingindo a marca de 135 km por quilowatt-hora. Além de conquistar a primeira colocação entre os ‘elétricos’, o FEI X-17 foi ainda considerado o segundo Melhor Projeto da categoria.
FEI X-17 (2006) - O veículo elétrico FEI X-17 é o atual campeão da Maratona de Eficiência Energética - realizada em julho de 2006 e que reuniu oito equipes de universidades do País. O carro foi projetado e construído por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica Automobilística e Engenharia Elétrica. Durante a maratona, o FEI X-17, que possui motor de 400w de potência, percorreu 29,2 km com apenas 3 baterias de 72 Watts-hora cada, atingindo a marca de 135 km por quilowatt-hora. Além de conquistar a primeira colocação entre os ‘elétricos’, o FEI X-17 foi ainda considerado o segundo Melhor Projeto da categoria.
O carro campeão tem construção do tipo monobloco em fibra de carbono e resina epóxi, materiais que tornam o veículo bastante leve e resistente, na qual até o banco do piloto faz parte da estrutura do veículo. O carro é pilotado normalmente por garotas que pesam cerca de 42 kg cada, característica fundamental para provas de autonomia, na qual o que conta é a maior distância percorrida e não a velocidade.
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – Carina Mazarotto
Maria do Socorro Diogo – Carina Mazarotto
A FEI - http://www.fei.edu.br/ - Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário da FEI agrega as antigas marcas históricas de ensino superior de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e a Faculdade de Informática. Com campi em São Bernardo e São Paulo, o Centro Universitário da FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Além destes cursos, a FEI oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica. Há também o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), responsável pela interação da FEI com o setor produtivo. A FEI é filiada à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias).
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