Curitibana e atualmente radicada na Venezuela, Sara disputará temporada 2008 no país em que mais títulos conquistou
Após participar das três últimas etapas da temporada passada, da Fórmula Chevrolet Uruguaia, onde obteve um décimo, um sexto e um terceiro lugar, posições que lhe garantiram a décima colocação no encerramento do certame, a curitibana Sara Sanchez, hoje radicada na capital venezuelana, vai encarar em 2008 uma verdadeira maratona, distribuída em viagens continentais, treinos, corridas e seus estudos na Faculdade de Desenho Industrial.
Sara comenta satisfeita seu retorno às pistas uruguaias, país que lhe deu muitas alegrias, dentro e fora das pistas. Foi lá, ainda no kart, que a piloto conquistou três títulos e três vice-campeonatos, contabilizando 40 vitórias, com 39 pole positions e 51 melhores voltas. Ao todo, em um período de seis anos, Sara esteve presente 59 vezes no podium, em 78 provas disputadas.
Única representante feminina na grande maioria das vezes em que participou de competições automobilísticas, Sara, que corre com licença uruguaia, recebeu muitas homenagens daquele país que a acolheu como filha. O prêmio "Charrua", um dos mais importantes prêmios dados aos esportistas uruguaios, foi por duas vezes consecutivas outorgado a Sara, nos anos de 2001 e 2002, por unanimidade, pela Associação de Jornalistas Desportivos. Sara recebeu ainda o título de "Mulher do Ano" aos 15 anos, tendo se tornado a mais jovem mulher agraciada com esse título no país. Do Ministério dos Esportes e Congresso Nacional Uruguaio, Sara recebeu também inúmeras homenagens por ter representado o Uruguai em competições internacionais. Isso tudo sendo brasileira.
"No próximo dia 09/03 estarei participando de minha 18ª prova em monopostos, ainda estou no começo..." – comenta a brasileira – "...mas, com os resultados que consegui em minhas três ultimas participações e o entrosamento alcançado com minha equipe atual, me faz esperar por grandes resultados na Fórmula Chevrolet, e o fato de correr novamente neste país que tão bem me recebeu, me deixa ainda mais confiante" – arremata.
A Fórmula Chevrolet surgiu mediante a necessidade da AUVO – Assossiacón Uruguaya de Volantes, criar uma categoria promocional de monopostos, com custo acessível. Uma categoria que permitisse aos jovens uruguaios darem continuidade às suas carreiras após o término das etapas conquistadas no kart, sem que, para isso, fosse preciso se ausentar do país.
A AUVO entrou em contato com a Chevrolet uruguaia, que prontamente concordou em patrocinar a competição, fornecendo os motores Chevrolet 1.8, totalmente fabricados no Mercosul. Estes motores são os mesmo que equipam de série os modelos Meriva, Corsa II e Montana, fabricados pela montadora.
Os motores são equalizados por uma única empresa e fornecidos lacrados, mediante sorteio entre as equipes, apenas nas sextas-feiras (primeiro dia de competição). Treinar? Somente durante os treinos coletivos da categoria. Os chassis, excetuando os usados na fórmula 3, único que é proibido no regulamento, são de livre fabricação, o que gera uma competição também entre os fabricantes.
A princípio as provas devem acontecer no circuito de El Pinar, mas são cogitadas provas em outros circuitos uruguaios, podendo haver incursões da categoria também na Argentina e no sul do Brasil. O que não seria nenhum empecilho para Sara, que já vem sendo classificada de "Piloto Mercosul", por ter competido nas pistas dos cinco integrantes, incluindo o mais novo deles, a Venezuela, onde reside atualmente.
Veja como ficou o calendário do Campeonato Uruguaio de Fórmula Chevrolet 2008:
1ª Etapa - 08 e 09 de Março
2ª Etapa - 05 e 06 de Abril
3ª Etapa - 03 e 04 de Maio
4ª Etapa: 07 08 de Junho
5ª Etapa: 05 e 06 de Julho
6ª Etapa: 02 e 03 de Agosto
7ª Etapa: 06 e 07 de Setembro
8ª Etapa: 04 e 05 de Outubro ou 11 e 12 de Outubro
9ª Etapa: 08 e 09 de Novembro
10ª Etapa: 06 e 07 de Dezembro
Após participar das três últimas etapas da temporada passada, da Fórmula Chevrolet Uruguaia, onde obteve um décimo, um sexto e um terceiro lugar, posições que lhe garantiram a décima colocação no encerramento do certame, a curitibana Sara Sanchez, hoje radicada na capital venezuelana, vai encarar em 2008 uma verdadeira maratona, distribuída em viagens continentais, treinos, corridas e seus estudos na Faculdade de Desenho Industrial.
Sara comenta satisfeita seu retorno às pistas uruguaias, país que lhe deu muitas alegrias, dentro e fora das pistas. Foi lá, ainda no kart, que a piloto conquistou três títulos e três vice-campeonatos, contabilizando 40 vitórias, com 39 pole positions e 51 melhores voltas. Ao todo, em um período de seis anos, Sara esteve presente 59 vezes no podium, em 78 provas disputadas.
Única representante feminina na grande maioria das vezes em que participou de competições automobilísticas, Sara, que corre com licença uruguaia, recebeu muitas homenagens daquele país que a acolheu como filha. O prêmio "Charrua", um dos mais importantes prêmios dados aos esportistas uruguaios, foi por duas vezes consecutivas outorgado a Sara, nos anos de 2001 e 2002, por unanimidade, pela Associação de Jornalistas Desportivos. Sara recebeu ainda o título de "Mulher do Ano" aos 15 anos, tendo se tornado a mais jovem mulher agraciada com esse título no país. Do Ministério dos Esportes e Congresso Nacional Uruguaio, Sara recebeu também inúmeras homenagens por ter representado o Uruguai em competições internacionais. Isso tudo sendo brasileira.
"No próximo dia 09/03 estarei participando de minha 18ª prova em monopostos, ainda estou no começo..." – comenta a brasileira – "...mas, com os resultados que consegui em minhas três ultimas participações e o entrosamento alcançado com minha equipe atual, me faz esperar por grandes resultados na Fórmula Chevrolet, e o fato de correr novamente neste país que tão bem me recebeu, me deixa ainda mais confiante" – arremata.
A categoria
A Fórmula Chevrolet surgiu mediante a necessidade da AUVO – Assossiacón Uruguaya de Volantes, criar uma categoria promocional de monopostos, com custo acessível. Uma categoria que permitisse aos jovens uruguaios darem continuidade às suas carreiras após o término das etapas conquistadas no kart, sem que, para isso, fosse preciso se ausentar do país.
A AUVO entrou em contato com a Chevrolet uruguaia, que prontamente concordou em patrocinar a competição, fornecendo os motores Chevrolet 1.8, totalmente fabricados no Mercosul. Estes motores são os mesmo que equipam de série os modelos Meriva, Corsa II e Montana, fabricados pela montadora.
Os motores são equalizados por uma única empresa e fornecidos lacrados, mediante sorteio entre as equipes, apenas nas sextas-feiras (primeiro dia de competição). Treinar? Somente durante os treinos coletivos da categoria. Os chassis, excetuando os usados na fórmula 3, único que é proibido no regulamento, são de livre fabricação, o que gera uma competição também entre os fabricantes.
A princípio as provas devem acontecer no circuito de El Pinar, mas são cogitadas provas em outros circuitos uruguaios, podendo haver incursões da categoria também na Argentina e no sul do Brasil. O que não seria nenhum empecilho para Sara, que já vem sendo classificada de "Piloto Mercosul", por ter competido nas pistas dos cinco integrantes, incluindo o mais novo deles, a Venezuela, onde reside atualmente.
Veja como ficou o calendário do Campeonato Uruguaio de Fórmula Chevrolet 2008:
1ª Etapa - 08 e 09 de Março
2ª Etapa - 05 e 06 de Abril
3ª Etapa - 03 e 04 de Maio
4ª Etapa: 07 08 de Junho
5ª Etapa: 05 e 06 de Julho
6ª Etapa: 02 e 03 de Agosto
7ª Etapa: 06 e 07 de Setembro
8ª Etapa: 04 e 05 de Outubro ou 11 e 12 de Outubro
9ª Etapa: 08 e 09 de Novembro
10ª Etapa: 06 e 07 de Dezembro
Sara Sanchez tem o apoio de: Grupo P&M, Urukor, Mr. Bricolage e Revista Caras y Caretas.
Visite o site de Sara Sanchez – http://www.sara-sanchez.com/
Sara Sanchez Competições
Texto: Décio Ribeiro
Fotos: Luis Pereyro
Fotos: Luis Pereyro
Nenhum comentário:
Postar um comentário