Visando tornar os carros da Copa Nextel Stock Car mais seguros, algumas modificações serão feitas na estrutura dos bólidos. Será incluído na região do "X" lateral das gaiolas um material importado dos Estados Unidos, conhecido como Impaxx (espuma utilizada para absorver impacto nos carros da Nascar americana).
O encosto de cabeça do banco do piloto receberá um suporte, revestido por uma espuma. A peça será instalada em bancos que não possuem encosto lateral e terá distância ideal para a proteção de aproximadamente 30 mm. A espessura do material irá variar de acordo com o tamanho do capacete do piloto.
Para as pernas dos pilotos não ficarem soltas dentro do carro em caso de acidente, será instalado um dispositivo nos tubos da gaiola. Neles será afivelado um cinto que ficará sobre as pernas do piloto.
Na primeira etapa da temporada 2008, haverá um técnico da JL Racing (desenvolvedora dos equipamentos) que inspecionará os trabalhos nos carros com a supervisão de um comissário técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Estudos mostram que com o Impaxx do lado esquerdo, no caso de uma possível colisão, toda a energia é transferida para o outro lado. Se a batida for do lado direito do carro, o espaço disponível e a menor rigidez do material permitem uma deformação e absorção do impacto.
Além dos reforços laterais, o carro também receberá a espuma na parte frontal. O Impaxx será instalado dentro de uma caixa de alumínio no pára-choque do carro, visando melhor absorção em colisões.
Além dos reforços laterais, o carro também receberá a espuma na parte frontal. O Impaxx será instalado dentro de uma caixa de alumínio no pára-choque do carro, visando melhor absorção em colisões.
O encosto de cabeça do banco do piloto receberá um suporte, revestido por uma espuma. A peça será instalada em bancos que não possuem encosto lateral e terá distância ideal para a proteção de aproximadamente 30 mm. A espessura do material irá variar de acordo com o tamanho do capacete do piloto.
Para as pernas dos pilotos não ficarem soltas dentro do carro em caso de acidente, será instalado um dispositivo nos tubos da gaiola. Neles será afivelado um cinto que ficará sobre as pernas do piloto.
Na primeira etapa da temporada 2008, haverá um técnico da JL Racing (desenvolvedora dos equipamentos) que inspecionará os trabalhos nos carros com a supervisão de um comissário técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Daniel Betting
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