A Renault, apesar de não ter uma história tão extensa como a McLaren, Ferrari, Lotus ou até a Williams, tem o seu lugar reservado nos Imortais devido à introdução do motor Turbo na competição, há 30 anos atrás. Numa época tão pródiga em chassis memoráveis, onde os desenhistas tinham liberdade total, vou falar de mais um desses chassis memoráveis: o Renault RS 10, o primeiro Turbo vencedor.
No inicio de 1979, a Renault Sport, depois de no ano anterior ter ganho as 24 Horas de Le Mans, com Didier Pironi e Jean-Pierre Jassoud, decidiu concentrar-se exclusivamente na Formula 1, tentando aproveitar o potêncial dos motores Turbo. Nesse ano, decidiram dobrar a sua equipa, contratando o rápido francês René Arnoux para ser o companheiro do veterano Jean-Pierre Jabouille, o homem que tinha feito todo o desenvolvimento do chassis Renault RS01, e que estava no projecto desde o seu inicio.
Mas a Reanult viu que o RS01 estava rapidamente a ficar obsoleto devido ao rapido desenvolvimento dos carros com efeito-solo, um conceito introduzido pela primeira vez por Colin Chapman, com o seu Lotus 78, e desenvolvido plenamente com o Lotus 79. Sendo assim, era tempo de desenvolver um carro que tivesse ambas as coisas: efeito-solo e motor Turbo. Para além disso, era também tempo de acabar com as piadas de paddock sobre o RS01, chamado de "Bule Amarelo" pela imprensa inglesa, devido ao seu design ultrapassado e constante rebentar de motores...
O Renault RS10 foi desenhado por uma equipa de especialistas, chefiada por Francois Castaing, ajudada pelos técnicos Michel Tetu e Marcel Hubert. Sob um chassis monocoque de alumínio, escondia-se um motor Renault Turbo de seis cilindros dispostos classicamente em V, de 1.5 Litros, com dois turbocompressores e uma potência estimada em 500 cavalos. Para além disso, tinha uma caixa manual de seis velocidades, fabricada pela marca.
Desenvolvida extensamente por Jean-Pierre Jabouille, cujos conhecimentos de engenharia ajudaram imenso a desenvolver o carro, este ficou pronto para se estrear no GP do Mónaco de 1979. As ruas do Principado não eram definitivamente o melhor lugar para motores Turbo, e Jabouille chegou ao fim oito voltas atrás do vencedor. contudo, na corrida seguinte, em França, tudo mudaria, e iriam espantar os observadores...
Nos treinos para o Grande Prémio, em Dijon, Jabouille e Arnoux levaram o carro para uma primeira fila totalmente amarela, para delírio da torcida gaulesa. Na partida, foram surpreendidos pelo Ferrari 312T4 de Gilles Villeneuve, que passou para o comando. Contudo, os Reanult estavam em dia sim, e à volta 46, Jabouille conseguiu ultrapassar Villeneuve e passou para o comando, para não mais o largar.
Contudo, a primeira vitória de um carro totalmente francês (motor Renault, pneus Michelin, lubrificantes Elf) foi ensombrado por aquilo que muitos consideram como o duelo mais espectacular da história da Formula 1: o duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux pela segunda posição. Durante as três últimas voltas, os dos pilotos trocaram posições entre si, e tocaram várias vezes, especialmente na última volta, mas no final desse duelo leal, o canadiano conseguiu impedir uma dobradinha Renault.
No resto do ano, o RS 10, apesar de não ter ganho mais nenhuma corrida, devido aos constantes problemas de fiabilidade (Jabouille nunca mais pontuou nesse ano) conseguiu transformar a mentalidade do "paddock" acerca dos motores Turbo, pois em menos de dois anos, Ferrari, BMW e Alfa Romeo estavam a desenvolver os seus programas e a implementar motores Turbo nos seus carros. Jabouille foi pole na Alemanha e em Itália, enquanto que Arnoux conseguiu o primeiro lugar da fila na Austria e na Holanda. No final do ano, a equipa alcançou 26 pontos e o sexto lugar entre os construtores. E os dados estavam lançados...
Chassis: Renault RS 10 Projectista: Francois Castaing, Michel Tetu, Marcel Hubert Motor: Renault Turbo V6 de 1.5 Litros Pilotos: Jean-Pierre Jabouille e René Arnoux Corridas: 9 Vitórias: 1 (Jabouille) Pole-Positions: 4 (Jabouille 2, Arnoux 2) Voltas Mais Rápidas: 2 (Arnoux) Pontos: 26 (Arnoux 17, Jabouille 9)
Fontes:
http://www.f1-grandprix.com/history5.html#Turbos
http://www.f1technical.net/f1db/cars/433
http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_RS10
AUTOSPORT
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