COMPRE AGORA

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

* FORD PODE AMPLIAR PRESENÇA DA LINCOLN NO MUNDO .

Fabricante americana deve vender veículos em todo o planeta

Conhecida no mercado norte-americano por comercializar apenas veículos de segmentos mais caros e refinados, a Lincoln começa a ganhar papel de destaque dentro da Ford. Após a venda de grandes empresas como Aston Martin, Land Rover e, principalmente, Jaguar, a marca do oval azul necessitaria de uma empresa para se posicionar no chamado segmento dos veículos premium, acima da Mazda. Muitos podem se perguntar em como ficaria a situação da Volvo e a resposta viria rapidamente: a fabricante sueca deverá mesmo ser vendida.

Pegando o exemplo da luxuosa Cadillac, da rival General Motors, os executivos da Ford resolveram expandir os horizontes da Lincoln, fazendo dela um sucesso de público e crítica em todo o mundo. Os potenciais alvos são os mercados europeus e do Oriente Médio, de muita relevância entre os clientes de maior poder aquisitivo. Para a Lincoln, seria importante atingir compradores no velho continente e na Ásia, ganhando respeito e confiança em todos os cantos do planeta.

Em entrevista recente à revista alemã Auto Motor und Sport, um alto executivo do Grupo Ford deixou escapar que a empresa tem ambiciosos planos para a Lincoln, de fato. Porém, a empresa não estaria mirando o topo de luxo, representado fortemente pelas alemãs BMW e Mercedes-Benz. Assim, abre-se espaço para compartilhar peças com automóveis da Volvo e da Mazda e aumentar a participação do mercado.

O grande alvo da vez, neste segmento, é a expansão para o mercado europeu. Recentemente, a Infiniti anunciou que começaria a vender oficialmente seus automóveis no velho continente. Agora, rumores começam a criar dúvidas sobre o posicionamento da Ford diante da investida nipônica. Um dos grandes problemas da Lincoln seria a falta de veículos com tração traseira, o que necessitaria desenvolver toda uma base diferenciada. Além disso, propulsores movidos a diesel fazem muito sucesso na Europa e a ausência deles conta negativamente para qualquer fabricante.

A Lincoln revelou recentemente o MKR Concept, um veículo de tração traseira. Mostrado durante o último Salão de Detroit, o conceito adiantaria um novo veículo de produção em série, de acordo com Derrick Kuzak. O vice-presidente de desenvolvimento de produtos do Grupo Ford admitiu que um automóvel desta configuração estaria sendo trabalho dentro da Lincoln.

É certo que a Ford pensa carinhosamente em transfomar a Lincoln em uma de suas marcas premium, para melhorar a situação financeira e garantir um bom futuro após a venda de marcas respeitadas no mundo automotivo. Por outro lado, esta investida também mostra que a fabricante norte-americana não vê a Volvo com bons olhos a longo prazo e deve vendê-la em breve. Nada impede que investidores indianos ou chineses adquiram a respeitada marca sueca.

fonte: AutoDiário
Texto: Matheus Q. Pera

Nenhum comentário: