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quarta-feira, abril 09, 2008

* BMW SAUBER F1 TEAM ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES.


A Equipe de F1 BMW Sauber concluiu o primeiro grupo das provas de Fórmula 1 no exterior de forma bastante positiva, retornando à Europa no topo do Campeonato Mundial após três grandes prêmios. O piloto polonês Robert Kubica, que conquistou a primeira pole position da equipe no sábado, e seu colega alemão de equipe Nick Heidfeld terminaram o Grande prêmio do Bahrein em terceiro e quarto lugares respectivamente no último domingo. O resultado permitiu que a equipe comemorasse seu terceiro pódio consecutivo e representa a primeira vez em sua curta história que ela assume a liderança do campeonato de construtores – embora apenas por um ponto.

O brasileiro Felipe Massa conquistou a vitória após as 57 voltas do circuito internacional do Bahrein, 3,3 segundos à frente de Kimi Räikkönen, dando à Ferrari as duas primeiras posições. Kubica ficou em terceiro lugar, apenas 1,7 segundo atrás, seguido do colega de equipe Heidfeld, outros 3,4 segundos de diferença. O resultado evidenciou como a corrida foi apertada – do início ao final – entre os primeiros colocados. Entretanto houve um intervalo significativo entre Heidfeld e o quinto colocado, Heikki Kovalainen da McLaren Mercedes: o piloto finlandês cruzou a linha de chegada 18 segundos depois do alemão.

Tudo isso contribuiu para que a equipe de F1 BMW Sauber assumisse a liderança do campeonato de construtores com 30 pontos, logo à frente da Ferrari (29) e da McLaren Mercedes (28). A Williams está em quarto lugar com 10 pontos.

O campeonato de pilotos está igualmente disputado, com Räikkönen liderando com 19 pontos, à frente de Heidfeld (16). Atrás deles está um trio de pilotos – Lewis Hamilton (McLaren Mercedes), Kubica e Kovalainen – todos com 14 pontos.

"Não somos mais a terceira melhor equipe da F1; agora nos estabelecemos firmemente como uma das três melhores equipes", declarou radiante de satisfação o diretor da BMW Motorsport, Mario Theissen.
"Além dos resultados de nossos dois carros em Bahrein, também foi positivo observar que diferença em relação à Ferrari aqui foi agradavelmente pequena. No geral, esse foi um início de temporada sob medida para nossa equipe. Nosso desempenho transmite a todos da equipe uma motivação extra para as próximas semanas. O carro ainda tem mais potencial a ser explorado, e continuaremos a fazê-lo cuidadosamente um passo por vez. Aprendemos mais nas oito semanas desde o início em Valencia em meados de janeiro do que poderíamos normalmente aprender ao longo de toda uma temporada. Isso nos ajudou muito. Agora precisamos concentrar todas as nossas atenções na primeira corrida da temporada européia em Barcelona em 27 de abril, na qual todas as equipes buscarão aprimorar ainda mais seus carros. Depois do Grande prêmio da Espanha teremos que sentar novamente e analisar o quanto progredimos."

Kubica, tendo conquistado recentemente a segunda posição na Malásia duas semanas antes, também estava entusiasmado: "Estou feliz com o resultado. Esse é meu segundo pódio consecutivo e a equipe está liderando o campeonato de construtores. Infelizmente enfrentei um forte giro das rodas no início e atingi alguns fragmentos na primeira curva da segunda volta. Quando passei pelo óleo tinha certeza de que havia furado um pneu já que naquele momento eu não tinha informação sobre o óleo. Mas foi um ótimo dia para a equipe e agora estou ansioso pela corrida de Barcelona."

Heidfeld também tinha motivos para estar empolgado: "Terminar em quarto lugar é um resultado positivo depois de um fim de semana difícil para mim. O equilíbrio do carro nessa pista não foi o que eu esperava. Espero não ter os mesmos problemas novamente. Terminar a corrida apenas uma posição atrás de meu colega de equipe, que largou em primeiro enquanto eu saí em sexto, é um bom resultado. Foi bom ultrapassar Jarno Trulli e Heikki Kovalainen. Mais uma vez tudo correu bem para nossa equipe."

O diretor técnico Willy Rampf era todo sorrisos: "Basicamente a corrida se desenrolou conforme esperado. Sabíamos que não daria para acompanhar o ritmo das Ferraris e planejamos nossa estratégia de acordo. Robert e Nick fizeram o máximo que puderam, terminando confortavelmente em terceiro e quarto lugares. Foi satisfatório perceber que no final a diferença para os primeiros colocados não foi grande, e não havia pressão por parte dos pilotos que vinham atrás. Depois de três pódios em três corridas, nos esforçaremos ao máximo no curto prazo e nos motivaremos para diminuir ainda mais essa diferença."

Preparativos para a corrida do fim de semana e fatos de quinta-feira.

Na quinta-feira as conversas no paddock foram dominadas pelo escândalo envolvendo o presidente da FIA, Max Mosley. No domingo anterior o tablóide inglês "News of the World" havia publicado imagens de Mosley, 67 anos, envolvido em atos sexuais com prostitutas em Londres. Grande parte do debate que se seguiu girou em torno da questão se esses atos haviam ocorrido em um contexto anti-semita ou relacionado ao nazismo. O papel do pai de Mosley, o líder fascista britânico Sir Oswald Mosley, ganhou destaque em várias partes, assim como a questão sobre quem havia de fato fornecido as fotos e gravações de vídeo.

Na manhã de quinta-feira, os fabricantes Toyota e Honda – ambos com equipes na Fórmula 1 – fizeram declarações sobre o assunto, uma após a outra. Quase ao mesmo tempo, os fabricantes alemães BMW e Mercedes divulgaram uma declaração conjunta, que dizia: "O conteúdo das publicações é escandaloso. Como empresa, nos distanciamos firmemente dele. Esse incidente se refere a Max Mosley, tanto pessoalmente quanto como presidente da FIA, a organização mundial que agrega as associações de automobilismo. Suas conseqüências, portanto, se estendem muito além da indústria automobilística. Aguardamos uma resposta dos órgãos responsáveis da FIA."
Treino e classificação.

Os treinos livres ocorreram sem incidentes para a equipe de F1 BMW Sauber e deram indícios daquilo que seria confirmado posteriormente nas provas de classificação: o F1.08 de Kubica comportou-se perfeitamente em Bahrein, enquanto que Heidfeld teve problemas com os pneus em uma única volta.

Ambos os pilotos da equipe chegaram à sessão final das provas classificatórias. Kubica registrou o terceiro melhor tempo em Q2 e Heidfeld foi o quarto mais rápido. Isso preparou o terreno para um sensacional grid de largada, culminando com o "polonês conquistando a pole" (um trocadilho em inglês) com uma incrível volta em 1:33.096 min. Foi a primeira pole position tanto para Kubica – em sua 25ª corrida de F1 – quanto para a equipe de F1 BMW Sauber, competindo em seu 38º grande prêmio.

"Estou muito feliz", disse Kubica. "Perdi a chance de conquistar a pole position na Austrália, mas dessa vez deu tudo certo. Sabíamos antes da temporada que o carro era bom graças aos resultados da simulação de computador e dos testes no túnel de vento. Finalmente compensou nunca ter desistido de trabalhar duro. Quero agradecer a toda a equipe que trabalhou duro nos últimos meses."

Theissen, por sua vez, enfatizou: "Estamos apenas em nossa terceira temporada e atingimos o topo do grid pela primeira vez – é uma conquista notável". Rampf acrescentou orgulhoso: "Conquistamos essa primeira pole position na pista. Parabéns ao Robert – não apenas por sua corrida final, já que ele foi bastante veloz aqui desde a sexta-feira de manhã".

A volta classificatória final de Heidfeld (1:33.737 min.) representou a sexta colocação no grid da corrida de domingo. "Poderia ter sido muito pior", admitiu. "O carro está bem melhor do que na sexta-feira." Entretanto, o piloto alemão ainda não entendia bem por que não conseguiu gerar o mesmo nível de aderência que seu colega de equipe em uma única volta.

Junto com Kubica na primeira fila do grid de largada estava Massa. Hamilton e Raikkönen ficaram atrás deles, com Kovalainen e Heidfeld na terceira fila.

Trulli reforçou a recente trajetória ascendente da Toyota se classificando em sétimo lugar, Nico Rosberg colocou a Williams em oitavo, Jenson Button da Honda ficou em nono e Fernando Alonso completou o grupo dos dez primeiros pilotos pela Renault.

Largada e chegada.

Os dois pilotos da equipe de F1 BMW Sauber não largaram tão bem e a equipe irá verificar se isso ocorreu devido a um problema técnico. Kubica viu a Ferrari de Massa passar por ele, enquanto que Hamilton parecia pregado na pista na segunda fileira quando foi dada a largada. O piloto inglês havia caído para a décima posição ao final da primeira volta. Isso significou ficar atrás de Heidfeld, que, por sua vez, havia sido jogado para fora por Trulli. Ao final da primeira de 57 voltas, Kubica e Heidfeld estavam em segundo e sexto lugares. Na segunda volta, porém, Heidfeld subiu para a quinta posição ultrapassando Trulli. Uma volta depois Kubica foi forçado a dar passagem a Räikkönen, o que deixou o piloto polonês em terceiro lugar. Heidfeld, enquanto isso, ultrapassava Kovalainen para assumir o quarto lugar atrás de seu colega de equipe.
Enquanto isso, a segunda McLaren de Hamilton havia perdido ainda mais posições depois de chocar-se com a traseira de Alonso e parar nos boxes para substituir a parte frontal de seu carro.
Kubica foi um dos primeiros pilotos a parar para abastecer na volta 17, e foi seguido por Rosberg e Nelson Piquet (Renault). Heidfeld esperou até a volta 21 para parar, sendo que sua estratégia de corrida ligeiramente diferente trouxe novos elementos para entender os resultados das provas classificatórias. Os dois carros da equipe de F1 BMW Sauber completaram parte da prova com pneus mais macios e só mudaram para os pneus convencionais na parte final da corrida. Kubica fez sua segunda e última parada na volta 41, enquanto que Heidfeld conseguiu mais uma vez adiar a parada por mais quatro voltas.

As posições de liderança permaneceram inalteradas em uma corrida que se mostrou relativamente pouco estimulante. Massa e Räikkönen continuaram definindo o ritmo, seguidos de Kubica e Heidfeld logo atrás, e a uma distância maior Kovalainen na quinta posição.

Histórico e antecedentes.

O Reino do Bahrein recebeu a Fórmula 1 pela quinta vez em 2008. O circuito está localizado ao sul da capital Manama e é parte da municipalidade de Sakhir. O Circuito Internacional do Bahrein (BIC) cobre uma área de 170 hectares e foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. Existem cinco variantes de circuito, a maior delas é a pista de Grande Prêmio com 5,412 km.

Desde de sua independência da Grã-bretanha em 1971, o Bahrein é um Emirado Árabe. A área geográfica do país (665 quilômetros quadrados) estende-se por um arquipélago de 33 ilhas pela costa da Arábia Saudita. A capital Manama fica na ilha principal (578 quilômetros quadrados).
O petróleo é um recurso natural do Bahrein desde 1932, embora as reservas estejam diminuindo agora. A indústria de processamento, juntamente com ricos campos de gás e serviços bancários internacionais ganharam importância econômica.


Resultados e pontos.

1. Felipe Massa (Escuderia Ferrari Marlboro), 1 hr 31:06.970 min
2. Kimi Räikkönen (Escuderia Ferrari Marlboro), + 3,339 sec
3. Robert Kubica (Equipe de F1 BMW Sauber), + 4,998 sec
4. Nick Heidfeld (Equipe de F1 BMW Sauber), + 8,409 sec
5. Heikki Kovalainen (Vodafone McLaren Mercedes), + 26,789 sec
6. Jarno Trulli (Panasonic Toyota Racing), + 41,314 sec
7. Mark Webber (Red Bull Racing), + 45,473 sec
8. Nico Rosberg (AT&T Williams), + 55,889 sec

Campeonato de pilotos:

1. Räikkönen 19 pontos
2. Heidfeld 16
3. Hamilton 14
Kubica 14
Kovalainen 14
6. Massa 10
7. Trulli 8
8. Rosberg 7
9. Alonso 6
10. Webber 4
11. Nakajima 3
12. Bourdais 2

Campeonato de construtores:

1. Equipe de F1 BMW Sauber 30 potos
2. Escuderia Ferrari Marlboro 29
3. Vodafone McLaren Mercedes 28
4. AT&T Williams 10
5. Panasonic Toyota Racing 8
6. Equipe de F1 ING Renault 6
7. Red Bull Racing 4
8. Escuderia Toro Rosso 2.

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