Desenvolvido no Brasil desde a década de 40, o estilo Hot Rod vem ganhando território no universo da personalização automotiva. Atualmente, eles podem ser considerados uma das maiores atrações do Salão de Acessórios (www.salaodeacessorios.com.br), principal evento do segmento de acessórios automotivos na América Latina, que acontecerá entre 14 e 18 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Cerca de 30 Hot Rods, carros antigos e personalizados, estarão em exposição durante o evento. Esses automóveis têm estilo clássico, motor potente e barulhento. Os pneus são largos, as pinturas diferenciadas e as rodas cromadas. "Os fãs de Hot Rods seguem a linha do modelo original, porém transformam e personalizam completamente o veículo. Não existem dois carros iguais, porque eles assumem a personalidade do dono", explica Dimitrios Samara, presidente do clube Amigos do Hot.
O hobby de modificar carros antigos vem crescendo mundialmente, a popularidade é maior nos EUA seguido pelo Canadá. "Pode-se dizer que o Brasil está empatado com a Austrália no terceiro lugar", explica Dimitros. "Vale ressaltar também que somos uma referência na qualidade, beleza e originalidade dos carros", completa.
Como colecionador, Dimitrios também irá expor um de seus carros no Salão de Acessórios, um raro modelo Ford Coupe 1941. O destaque dessa personalização é a pintura diferenciada e exclusiva, feita pelo artista plástico Rogério Plaça.
"A pintura foi concluída em apenas um dia de trabalho e dá ao veículo um brilho de purpurina, que muda de cor conforme a luz. Até os profissionais do mercado ficaram espantados com o a rapidez e a qualidade artística" completa Dimitrios. O Ford Coupe vale cerca de R$ 85 mil e, além da aparência arrojada, está equipado com motor 350, de 5,8 litros de capacidade e 250 cv.
O industrial Wagner Aliprandi também irá expor seu Hot Rod no Salão de Acessórios, o modelo mais antigo em exposição. Ele modificou e personalizou um Ford T-Bucket de 1923. "Foram cinco anos de trabalho. Atualmente, o carro é equipado com motor 302, usa pneus dianteiros de moto e pneus traseiros 12 polegadas. Os faróis e o radiador são de latão e o polimento destas peças deve ser feito com algodão", detalhe o proprietário.
O tempo médio para se concluir um projeto de Hot Rod é de aproximadamente cinco anos. Além dos cuidados necessários e do trabalho especializado, a maioria das peças é rara e tem que ser importada ou desenvolvida pelo próprio dono.
Durante o evento, será apresentado o projeto inédito, concluído recentemente, de um Hot Rod inspirado em um Ford 29. O carro foi construído da estaca zero, inteiramente em aço inoxidável, material até então nunca utilizado para essa finalidade. "Esse é o único Hot Rod de aço inox do mundo e, além de não enferrujar, o material dá ao veículo um belo brilho prateado", explica o proprietário Hermes Balcon.
Um projeto de Hot Rod básico não costuma sair por menos de R$ 50 mil, porém alguns carros chegam a valer mais de R$ 150 mil. Esse é o caso do Ford Mercury 1951 do industrial João Mendes. A grande curiosidade deste carro é um dispositivo que corta a alimentação do motor e faz com que os dois escapamentos soltem labaredas de até 2 metros de comprimento. Além disso, o maquinário veio de um Mustang 1995. O carro é ainda equipado com suspensão a ar e kit multimídia, com DVD e videogame instalados em uma tela de 15 polegadas, ar-condicionado e direção hidráulica.Estes e outros Hot Rods estarão em exposição em um estande especialmente destinado a eles no Salão de Acessórios 2008. A lista de expositores desta edição do evento inclui desde pequenas oficinas voltadas à implantação de equipamentos especiais até grandes montadoras e empresas especializadas nos mais diferentes acessórios automotivos, além de entidades nacionais e internacionais do setor.
A Subaru será a patrocinadora oficial do Salão de Acessórios e o modelo Subaru WRX será o Carro Oficial do evento. A Scorro, um dos maiores fabricantes de rodas do País, será a Roda Oficial do Salão de Acessórios. Já a Goodyear é o Pneu Oficial da feira.
Printer Press Assessoria de Comunicação
Marina Mendes
Eduardo Sanches
Marina Mendes
Eduardo Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário