Desenvolvido pela Eurobike e pela MC Tubarão, modelo vai disputar a categoria II da prova que abre a temporada do automobilismo nacional
A temporada 2010 do automobilismo nacional começa oficialmente na próxima sexta-feira (22/1), quando carros e pilotos inscritos para o GP Cidade de São Paulo entram na pista do autódromo de Interlagos para os primeiros treinos oficiais do evento - que compreende três competições: o Fórmula 3 Brazil Open, uma prova de Clássicos de Competição e os 1.000 Km de Interlagos, uma das corridas de longa duração mais tradicionais do país.
Um dos destaques de uma prova que pode chegar a oito horas de duração é o embate entre máquinas poderosas do automobilismo mundial e projetos nacionais, como carros protótipos ou modelos de linha de produção preparados para as corridas. É o caso, por exemplo, do Volvo C30, um dos modelos de rua mais cobiçados do país que ganhou uma versão de corrida em um projeto liderado pela Eurobike - rede de concessionárias de diversas marcas como Volvo, Porsche, Mini Cooper, BMW, Land Rover, Toyota e Audi - e pela MC Tubarão, uma oficina gaúcha especializada na construção de carros de corrida.
"É um projeto totalmente brasileiro. Já fizemos algumas provas com o C30 no ano passado, mas é um carro que estamos desenvolvendo a cada corrida. Partimos do zero e ele vem demonstrando uma grande evolução", comenta Ricardo Landi, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do modelo de corridas e que será piloto do C30 nos 1.000 Km de Interlagos ao lado de Henry Visconde.
No projeto da Eurobike, o Volvo C30 ganhou mais potência. Dos 145 cavalos de força originais do carro que sai da fábrica, o modelo de competição passou a ter 250 cavalos. As rodas passaram de 16 para 17 polegadas e os pneus - slicks, próprios para competição - são da fabricante japonesa Yokohama, iguais aos utilizados no WTCC, o Campeonato Mundial de Carros Turismo.
"O carro é bastante confiável, esperamos fazer uma prova tranqüila e, como sempre, brigar pela vitória", destaca Landi. "É um carro de tração dianteira, com características bem particulares. Como ele tem a distância entre-eixos bem longa, fica bastante estável no contorno das curvas; e a baixa transferência de peso também ajuda nas freadas e retomadas de aceleração", completa o piloto.
Se depender do retrospecto em Interlagos, o Volvo C30 da Eurobike é favorito à vitória na categoria II dos 1.000 Km. Nessa mesma pista, em agosto de 2009, o time venceu os 500 Km de Interlagos - vitória que se juntou a dois segundos lugares e uma vitória conquistados no Campeonato Brasileiro de Endurance do ano passado. Os treinos para os 1.000 Km de Interlagos 2010 começam na próxima sexta-feira. A largada está prevista para às 12h de domingo.
Rafael Durante
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