COMPRE AGORA
segunda-feira, janeiro 11, 2010
DAKAR 2010: "Chega de areia!"
Klever Kolberg comemora a mudança de piso para o trecho de amanhã, entre La Serena e Santiago
Além dos trechos com areia fina e pedras, a especial de hoje, 11º dia do Rally Dakar, entre Copiapó e La Serena, teve outro fator de dificuldade para pilotos e equipes: a neblina. Tanto que a organização da prova diminuiu o trecho cronometrado de 238 para 170 quilômetros. Ao final do dia, pelo menos um consolo para os competidores: na última especial no deserto chileno não haverá mais areia pelo caminho.
"No Chile nós pegamos muitos trechos com areia e pedras, o que dificulta para o piloto em decidir que calibragem usar nos pneus: alta para ter mais resistência e vencer as pedras, ou baixa para ter mais aderência para sair da areia. O contrário não funciona, porque você pode atolar na areia ou furar um pneu ao passar pelas pedras", conta Klever Kolberg, piloto do Valtra Dakar Eco Team, a primeira equipe na história do Dakar a competir usando o etanol como combustível.
"Hoje de manhã tinha muito nevoeiro, e a organização até atrasou um pouco a largada em função disso. E, logo de cara, após a largada, os pilotos tinham que subir uma montanha de areia e depois já ‘mergulhavam’ para o meio das dunas. Foi uma especial bem difícil", detalhou. A variação de temperatura também causou estranheza em Kolberg. "No meio do dia estava com bastante sol e ar seco. Já próximo de La Serena, no final do deslocamento, havia algumas nuvens e a temperatura despencou uns 20 graus", lembrou.
"Ao menos no Chile, acabaram os trechos arenosos. Agora vamos pegar mais serras com estradas de terra, mas bastante sinuosas, com muito sobe-e-desce nesta volta pelo litoral até Santiago. Os dias anteriores foram muito duros por causa da areia e das pedras", descreveu.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Foto: V. Sendra
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
ReUnion Press
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário