Mitsubishi Pajero Sport Flex continua na estrada. Agora, Klever segue guiando de Buenos Aires até São Paulo, com escala em Porto Alegre para mais testes
O Rally Dakar terminou neste sábado (16) com a última especial, entre Santa Rosa e Buenos Aires - e um deslocamento total de 707 quilômetros -, mas para o piloto Klever Kolberg e o navegador Giovanni Godoi, do Valtra Dakar Eco Team, o desafio continua.
"Para nós não foi Buenos Aires-Iquique-Buenos Aires, mas sim São Paulo-Buenos Aires-Iquique-Buenos Aires-São Paulo. Em vez de nove mil quilômetros, foram 14 mil", brincou Kolberg. Assim como nos dias que antecederam o rally, Klever optou por colocar o Mitsubishi Pajero Sport Flex na estrada já no deslocamento entre as capitais paulista e argentina, como uma forma de teste.
O carro é o primeiro a competir, na história do Dakar, usando etanol como combustível. "Ao contrário da ida até a Argentina, a volta não se tratará de um grande teste. Mas como é fizemos uma revisão bem básica no carro, é uma quilometragem grande para se fazer e checar todos os componentes", disse Klever, que fará uma parada de dois dias em Porto Alegre - para mais uma bateria de testes com o Pajero.
"Foi um rally bem duro, bem difícil para todos os competidores, e para nós, por ser um projeto novo, um conceito mais voltado para o lado ambiental, foi especial - e especialmente difícil. Agora o desafio continua. Vamos com o carro até Porto Alegre para uma bateria de testes com o carro e depois seguimos guiando para São Paulo", afirmou Kolberg, cuja chegada à capital paulista está prevista para a noite do dia 20.
Sobre Klever Kolberg:
Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Giovanni Godoi:
Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Foto: Doni Castilho
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
ReUnion Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário