A edição 2010 do Rally Dakar tem sido um grande laboratório para o Valtra Dakar Eco Team. Já passada a metade da competição, Kolberg já sabe o que fazer
Em sua 22ª participação no Rally Dakar, Klever Kolberg tem aprendido como nunca na competição deste ano, em que mais uma vez o piloto demonstrou seu espírito inovador ao ser o primeiro competidor na história do Dakar a usar um veículo movido a etanol. Passada a primeira metade do rally, o piloto do Valtra Dakar Eco Team já enxerga adiante e prepara evoluções para as próximas provas.
"Com a experiência nesta participação no Dakar, colhemos várias informações para a evolução do nosso carro e já temos uma série de detalhes que queremos evoluir na preparação do Mitsubishi Pajero Sport Flex", afirmou.
Kolberg listou a vedação dos componentes mecânicos e da cabine, bem como o isolamento do cockpit. Nas etapas disputadas no Deserto do Atacama, a areia extremamente fina chegou ao interior do carro em alguns momentos. Entretanto, outros itens fazem parte da lista de Klever, bem como uma alteração nas cargas das molas dianteiras e traseiras, além da mudança de posição e de fixação dos amortecedores.
"Por causa da preparação e adaptação de um tanque de 560 litros no carro, o peso ficou muito grande, e teremos que trabalhar em uma redução drástica neste quesito", apontou. "Além disso, precisamos também alterar a distribuição, para baixar o centro de gravidade", disse Klever, que também procurará melhorar a potência do motor. "Está em uma configuração que permite uma maior durabilidade em detrimento da velocidade, mas nas próximas provas, vamos fazer uma configuração competitiva".
O Mitsubishi Pajero Sport Flex também terá o formato de seu tanque alterado e as laterais alargadas. "Conseguimos um excelente resultado nos outros quesitos mecânicos, como nos filtros de ar do motor, mas agora focando na purificação do ar sem restringir a entrada, já que o pó tem sido um grande problema no Dakar", explicou Klever, que elogiou também os freios. "Estamos usando discos da Fremax, fluido Mobil Brake Fluid DOT4 e pastilhas EBS Racing. Com este conjunto, chegamos a um bom resultado e boa performance, inclusive com os lubrificantes do motor, câmbio e diferenciais traseiro e dianteiro, mesmo em condições extremas. Estamos em um bom caminho", disse.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
ReUnion Press
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