Mesmo assim, Valtra Dakar Eco Team lidera na categoria Experimental. Amanhã, segundo Klever Kolberg, será um dos dias mais duros do rally
Os 355 quilômetros entre Córdoba e La Rioja foram "um vôo cego", nas palavras de Klever Kolberg. Ele, ao lado do navegador Giovanni Godoi, completou a especial do terceiro dia do Rally Dakar em 4h55min42s (o melhor do dia, Nasser Al-Attiyah, fez em 4h17min58s), em trecho marcado por muita chuva, neblina e trechos sinuosos de serra. O tempo obtido pela equipe brasileira foi o 50º no geral e o primeiro da categoria Experimental. Até agora, Klever e Giovanni ocupam a 49ª colocação na somatória de tempos, e ocupa a liderança em sua categoria, destinada a competidores que usam combustíveis de fontes "limpas" e renováveis.
"Foi um dia um tanto pesado, o de hoje, com muita subida, descida e curvas fechadas. Estava chovendo pela manhã e com o barro tudo fica um pouco mais perigoso", contou Kolberg, do Valtra Dakar Eco Team, o primeiro piloto da história do Rally Dakar a competir usando etanol como combustível a bordo do Mitsubishi Pajero Sport Flex. "A maioria dos pilotos não usou um pneu específico para as condições, mas a nossa sorte é que os pneus que nos foram fornecidos pela Pirelli são muito bons inclusive no barro, apesar de serem desenhados especificamente para o piso seco", lembrou.
"Isso nos possibilitou fazer várias ultrapassagens, mas na parte da manhã foi praticamente um vôo cego por causa da chuva e, principalmente, por causa da neblina", explicou Klever. A chuva foi diminuindo e a neblina passou. "Foi bom depois porque com o piso úmido não havia poeira formada", contou.
Entre o ontem e hoje, o Valtra Dakar Eco Team resolveu um pequeno problema com os freios do Mitsubishi Pajero Sport Flex. "Hoje ficou bem melhor, mas o que nos espera amanhã não vai ser nada fácil", prevê. O quarto dia do rally, entre La Rioja e Fiambala, com 441 quilômetros de trajeto - 182deles cronometrados - será marcado por terreno arenoso, o que para Kolberg deverá ser um complicador. "A areia força muito mais o carro - suspensão, freios, câmbio e motor. Será um verdadeiro teste para o carro. Espero um dia bem complicado. Para o carro, vai ser duríssimo, mas vamos nos virar para que tudo dê certo", afirmou.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.
Sobre Giovanni Godoi: Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.
Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.
Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br
Foto: Doni Castilho
ReUnion Press
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