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sábado, outubro 07, 2006

* AUDI MOSTRA O NOVO S8 NO SALÃO DO AUTOMÓVEL.




Com motor V10 de 450 hp e som Bang & Olufsen, novo Audi S8 será atração no Salão do Automóvel

O sedã de luxo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e seus passageiros ainda têm o prazer de ouvir música como se estivessem em casa, graças ao avançado sistema de som dinamarquês com 14 alto-falantes e dois amplificadores de mais de 1000 watts de potência

Esportividade extrema e conforto sem igual. O novo S8 é um marco no segmento de alto luxo, esbanjando as duas características e muito mais. A versão esportiva do A8, lançado há três anos, chegou ao mercado mundial em meados de 2006 como um divisor de águas na categoria esportiva de luxo.

Equipado com o novo motor V10, fruto da experiência do super esportivo Lamborghini Gallardo, o S8 tem performance única. O propulsor de 5,2 litros desenvolve 450 hp de potência e 540 Nm de torque máximo, já disponível em 3.500 rpm. Como no R8 de Le Mans, o carro de corrida de maior sucesso no mundo, o motor FSI a gasolina dá uma força superior de arranque ao S8. Este sedã de luxo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/hora, limitada eletronicamente.

O chassi do S8 foi modificado por conta da motorização. A tração quattro de última geração com assimétrico/dinâmico torque, garante distribuição da força do motor otimizada para as quatro rodas. A suspensão a ar adaptável e as modificações no sistema de direção asseguram que a força e o dinamismo do trem de força sejam traduzidos com precisão.

O design do novo S8 completa o quadro. A esportividade também aparece no visual mais atlético do novo sedã. Existe uma atmosfera de elegância luxuosa dentro do carro e a quantidade generosa de equipamentos empresta ao Audi S8 um status sem competidores.



Motor

Pela primeira vez na história, a Audi aposta em um motor 10 cilindros e no mundo da alta velocidade das pistas de corrida, a marca de carros super esportivos, Lamborghini, subsidiária da Audi, também considera o motor de dez cilindros um sinônimo de força. Este conceito de motor tem muito mais ênfase esportiva que uma unidade de doze cilindros. Os motores de dez cilindros são muito mais compactos e leves e graças ao número menor de componentes, eles têm menos fricção interna.

O V10 de 450 hp é a segunda geração de motores Audi em V, todos com um ângulo de 90 graus e espaços de 90 milímetros entre os cilindros. Algumas áreas-chave da versão Audi foram redesenhadas em comparação ao motor Lamborghini. A capacidade é de 5204 cm3.

O sistema FSI de injeção otimiza as emissões e garante potencial ao motor. Para se ter uma idéia, O R8 equipado com esta tecnologia de motor, participou cinco vezes das 24 horas de Le Mans e venceu em quatro delas. As vantagens da tecnologia FSI são claras: ela melhora a mistura na combustão, garantindo altas taxas de compressão no motor; as respostas são mais rápidas; o ronco do motor tem característica mais esportiva; o torque é substancial, mesmo em baixas rotações; o comportamento esportivo é superior acima das 7 mil rpm; a combinação entre prazer de dirigir com esportividade e conforto em longas jornadas é perfeita.

O torque do modelo também é impressionante. O motor desenvolve 450 hp de potência a 7.000 rpm mas já disponibiliza o torque máximo de 540 Nm a apenas 3.500 rpm. Sem contar que 90 por cento do torque já estão disponíveis em baixas rotações, apenas 2.300 rpm. Consequentemente, o sedã de luxo tem performance impressionante: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, favorecida pelo baixo coeficiente de arrasto de 0.29.

Apesar do tamanho e potência, o motor não demonstra ter muita "sede": precisa de apenas 13,9 litros para rodar 100 km. Tudo isso, graças ao baixo peso do modelo. Com a moderna construção em alumínio, o Audi Space Frame ASF, o S8 pesa apenas 1940 kg, incluindo a tração Quattro. No novo S8, são 4,31 quilos para cada cavalo – relação peso-potência de carros esportivos. O motor V10, por exemplo, pesa meros 220 quilos, 20 quilos a menos que a versão de competição.

Transmissão

O novo S8 vem equipado com a tração quattro de última geração, tecnologia desenvolvida pela Audi nos últimos 25 anos, que tem desempenho superior em vários tipos de superfícies. O sistema trabalha com distribuição de torque assimétrico/dinâmico. Com o diferencial instalado logitudinalmente, a distribuição de força entre as rodas da frente e traseiras varia de acordo com a necessidade. Normalmente, 40 por cento são direcionados para a dianteira e 60 por cento para a traseira e este pequeno destaque às rodas de trás demonsta a característica esportiva do modelo. Se as condições da superfície mudam, a resposta é imediata: 85 por cento da tração podem ir para as rodas traseiras assim como, em outras situações, 65 por cento podem ir para as rodas dianteiras.

Além disso, se uma das rodas patina, o sistema EDL (Electronic Differencial Lock) regula a aplicação dos freios.

O novo S8 é equipado com câmbio Tiptronic de seis velocidades. A relação final desta transmissão automática é mais baixa que no A8, com mudanças de marcha mais dinâmicas. Mantendo as características de esportividade, este câmbio oferece aceleração mesmo em sexta marcha. O motorista pode ainda escolher o modo "Sport" e ter ainda mais dirigibilidade esportiva, mudando as marchas manualmente nos paddles localizados atrás do volante.

Chassis

Como no A8, o novo S8 também pode vir equipado com a suspensão a ar adaptável, mas com atributos ainda mais esportivos. Com braços feitos em alumínio, a suspensão dianteira é four-link e a traseira é trapezoidal-link.
O sistema de suspensão a ar adaptável esporte está disponível no novo modelo como uma opção. No S8, a característica de molas e amortecedores integrados no sistema tem reduzido movimentos de derrapagem e escape, garantindo maior agilidade nas manobras mas com estabilidade e segurança.

As informações chegam por meio de sete sensores especiais e outros parâmetros e o resfriamento do sistema é adaptado em uma fração de segundos. São quatro modos – automático, conforto, esporte e elevado – os quais podem ser escolhidos pelo condutor na central do MMI (Multi Media Interface). Com a suspensão a ar adaptável esportiva o conjunto já é 20 mm mais baixo que na versão standard. No S8, a distância do solo pode variar em três estágios entre 125 mm na versão Conforto e 95 mm para altas velocidades nas estradas (Esportiva).

O Audi S8 é equipado com rodas exclusivas com design para a linha S. As dimensões são 9Jx20 e os pneus são 265/35. O sistema de freios de 18 polegadas assegura uma performance superior de frenagem, composta por quatro grandes discos ventilados. As pastilhas são pintadas de preto e adornadas com o emblema do S8 em cinza titânio nas rodas da frente. Os discos na dianteira medem 380 mm de diâmetro e 356 mm na traseira.

O sistema opcional de freios em cerâmica, já disponível para o A8 W12 em 2005, teve desenvolvimento especial para o S8. Ele é composto por fibras de carbono altamente resistente e silicone. Os discos de cerâmica oferecem vantagens significantes comparados aos discos convencionais. Eles têm metade do peso e são mais resistentes à fadiga e corrosão, e podem ser usados por até 300 mil quilômetros – quatro vezes mais que os discos convencionais. Visualmente, os discos de cerâmica podem ser identificados por uma perfuração especial na lateral do disco e pastilhas com a inscrição "Audi ceramic". A dirigibilidade também foi beneficiada com o uso de discos de cerâmica de baixo peso – eles pesam cerca de cinco quilos ou 50 por cento menos que os discos de aço.

A nova carroceria em alumínio, construída com o princípio Audi Space Frame ASF, garante resistência extra ao novo Audi. A rigidez de torção, por exemplo, é aproximadamente 60 por cento maior que no modelo anterior. Ao mesmo tempo, a estrutura do modelo é a mais leve do segmento de luxo – seu peso é cerca de 50 por cento menor que uma carroceria equivalente em aço. A vantagem é dupla: mais dinamismo com economia de combustível.

Design

Os modelos da linha S da Audi sempre tiveram refinado apelo esportivo. O mesmo pode ser aplicado ao novo S8, que dá ao design do A8 um perfil mais dinâmico. O S8 é excepcionalmente atlético sem nunca ser agressivo. As maiores diferenças em relação ao A8 estão na frente e na traseira. A grade do radiador apresenta o emblema S8 em cinza plantinum, e os suportes verticais têm acabamento cromado. Abaixo da grade existem três entradas de ar. As duas maiores entradas abaixo dos faróis são cobertas com grades com desenho de "favos-de-mel".

Nas laterais, além das rodas de 20 polegadas e do sistema especial de freios, três detalhes mostram o potencial do motor V10: emblemas nas rodas, maçanetas com detalhes em alumínio e espelhos retrovisores com acabamento em alumínio. Na traseira, o emblema do S8, spoiler integrado à tampa do compartimento de bagagem, uma sutil luz na beira da saia e um sistema de exaustão com quatro saídas de escapamento completam as modificações visuais. O S8 é o único modelo da família A8 com a exclusiva opção de cor "Daytona Grey" (Cinza Daytona), com efeito perolizado.

Assim como do lado de fora, o interior do S8 reflete suas características de esportividade elegante e alta qualidade, resumidas em equipamentos como o MMI (Multi Media Interface). O novo modelo acrescenta detalhes ao interior. Pela primeira vez, bancos com costura contrastante estão disponíveis na versão standard. Suas quatro combinações de cores enfatizam o apelo esportivo. A cor da área central do acento difere das laterais e apoios de cabeça.

Novos detalhes no interior distinguem o top esportivo do A8. As maçanetas são adornadas com o emblema S8, o volante multifuncional em couro ganhou o emblema em S, tem cores constrastantes e paddles em alumínio. Os ponteiros no painel de instrumentos são brancos, as escalas em cinza brilhante e digítos em itálico.



Equipamentos

O A8 sempre impressionou pelos equipamentos de série extremamente luxuosos, como volante multifuncional em couro, ar-condicionado automático, piloto automático, ajuste elétrico dos bancos dianteiros e freio de estacionamento eletromecânico.
Além destes itens, o novo S8 tem outros equipamentos de conforto: o modelo vem equipado com "advanced key", um sistema que permite que o carro seja aberto apenas com a aproximação do motorista com a chave no bolso, por exemplo. Para acionar o motor, basta apertar um botão no painel. Há ainda controle elétrico dos espelhos retrovisores e sistema de navegação com DVD, entre outros detalhes. Os equipamentos de série do novo S8 incluem ainda faróis de xenônio com tecnologia LED de luzes diurnas e luzes que acompanham o traçado da pista
Como opcional, o novo S8 pode vir ainda equipado com um avançado sistema de som Bang & Olufsen. Totalmente digital, o sistema dinamarquês vem com 14 alto-falantes e dois amplificadores com mais de 1000 watts de potência. O equipamento oferece uma qualidade de som superior, sem distorções, como se o motorista estivesse ouvindo música em casa. As freqüências são calculadas de forma que a música tenha um tom perfeito. Para programar o sistema digital de som e posicionar os alto-falantes, foram considerados vários fatores, além do ruído do motor, como condições espaciais e propriedades dos materiais do interior do S8.

Outro componente de alta tecnologia também oferecido como opcional é o piloto automático com controle de radar, que representa o maior avanço neste tipo de equipamento. O sistema inteligente calcula, permanentemente, a distância do veículo da frente e ajusta a velocidade do S8, controlando acelerador e freio.

Segurança

Assim como no Audi A8, o top de linha esportivo da marca alemã vem equipado com um pacote completo de segurança, além da estrutura altamente rígida de alumínio, que protege os ocupantes do veículo. O pacote inclui dois airbags frontais com duplo estágio de acionamento, quatro sidebags integrados à cortinas infláveis para proteção da cabeça dos ocupantes. Todos os cinco cintos de três pontos têm sistema pré-tensionador. Os encostos de cabeça dos bancos dianteiros reduzem os riscos de ferimentos mesmo em colisões traseiras.
Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho
Gerente de Imprensa Audi Brasil

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