COMPRE AGORA

quarta-feira, outubro 04, 2006

* FLEXPEDITION CONCLUI PRIMEIRA ETAPA EXPEDIÇÃO DO CHUÍ AO OIAPOQUE.


A expedição Chevrolet Flexpedition-ABS Experience – que vai percorrer todo o litoral brasileiro, do Chuí ao Oiapoque, com mais de 100 jornalistas especializados da área automotiva, de todo o Brasil, num teste drive diferente, de mais de 12 mil quilômetros de estradas, com condições e cenários os mais variados – concluiu a primeira etapa da viagem no último dia 3 de setembro, pelos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O que o Brasil tem de melhor

A expedição é organizada por Luiz Cezar Fanfa, que no ano passado liderou a Old Way Expedition, em comemoração aos 80 anos da GM no Brasil. Pretende mostrar em reportagens, fotos e vídeos, as mais belas paisagens do nosso País, ou "O Brasil visto da janela de um Chevrolet". O que o Brasil tem de melhor, em turismo, esportes e cultura (indicado pelos jornalistas de cada região) e visto pelos jornalistas locais.

Sucesso da primeira etapa

A primeira etapa da expedição Chevrolet Flexpedition-ABS Experience, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi concluída com sucesso.
Durante 11 dias, 10 jornalistas do Sul do Brasil percorreram mais de dois mil quilômetros de belíssimas paisagens e agradáveis aventuras das cidades de Porto Alegre, Chuí, Praia do Cassino, Parque Nacional do Taim, Tramandaí e Torres, Parque Nacional do Taimbézinho, Cambará do Sul e Bom Jesus e São Joaquim, Garopaba, Guaratuba, Morretes e Curitiba, Petar, Apiaí, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e São Paulo.

A viagem começou dia 25 de agosto, uma sexta-feira, em Gravataí, em frente ao hotel Intercity, próximo ao Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, onde a General Motors porduz o Celta e o novo Prisma.

De lá, a expedição seguiu em direção a Porto Alegre, passando pelas cidades de Eldorado do Sul, Guaíba, Camaquã e Cristal, onde o comboio parou para almoço. Depois seguiu para Pelotas, contornando a cidade e seguindo pela BR 471. Na passagem pela Estação Ecológica do Taim, os expedicionários puderam comprovar a riqueza natural daquela região, seus alagados e vida silvestre cuja fauna é uma das mais peculiares do Brasil. Foram feitas muitas fotos e cenas de vídeo para o registro da viagem. O tempo limpo ajudou bastante para isso.

Na seqüência, o comboio dirigiu-se a Curral Alto, Santa Vitória do Palmar, chegando ao Chuí no final da tarde, cumprindo os primeiros 550 quilometros previstos. Todos se dirigiram ao Hotel Bertelli e depois a um passeio pela cidade de Chuí para um jantar. O ambiente entre todos era de grande entusiasmo e interesse.

No dia 26/08, sábado, depois de enfrentar uma fria manhã os participantes da expedição visitaram a Zona Franca comercial de Chuy, do lado Uruguaio. O comboio retomou seu roteiro, saindo em frente ao farol da Barra do Chuí, o ponto mais ao sul do País, debaixo de chuva.
Os expedicionários almoçaram na cidade de Santa Vitória do Palmar, cerca de 15 quilometros à frente, para depois seguir em direção a Rio Grande, atravessando novamente a região do Taim e depois praia do Cassino, balneário local.
Expedicionários na praia do Cassino.

Dia 27/08, domingo, os integrantes da expedição assistiram ao Grande Prêmio de Fórmula 1, cujo vencedor foi o brasileiro Felipe Massa.

Na praia do Cassino o comboio visitou um antigo navio encalhado e aproveitou ainda a grande beleza local e a presença de muitos pássaros marítimos. Na região do porto do Rio Grande, os visitantes observaram o enorme quebra-mar formado por dois muros de pedras, que avança pelo oceano cerca de 4.5 km.
Porto do Rio Grande.

Do Rio Grande, o comboio seguiu para Tramandaí, a 100 quilômetros de Porto Alegre. No trajeto, o grupo parou para fotografar e entrevistar alguns indios da região.
A Expedição passou pela aldeia indígena de Tápias.

Já no dia 28/08, uma segunda-feira, os expedicionários deixaram a região litorânea para entrar na região das serras gaúchas e catarinenses. Passando pelas cidades de Osório e Torres, o comboio deslocou-se para Oeste alcançando a Rodovia do Sol e subindo o grande degrau da Serra Geral, até a cidade de Cambará do Sul. Lá, visitaram o Cânion de Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral e seguiram para Bom Jesus.
Chegada a Cambará do Sul.

Até esse trecho, o comboio formado por seis Chevrolets flexpower rodou 1520 quilômetros, visitando, depois de Tramandaí as localidades de Imbé, Osório, Maquiné, Terra de Areia, Forquilhas, Três Cachoeiras, Torres, Itati, Tainhas, Aratinga, Cambará do Sul, Várzea do Cedro, Jequirana e Bom Jesus. Na região de Cambará, o grupo enfrentou a temperatura mais baixa da viagem, cerca de um grau positivo.

No dia 29/08, terça-feira, com tempo bom na região serrana o grupo da expedição Chevrolet Flexpedition-ABS Experience partiu logo cedo com destino à cidade de São José dos Ausentes, Silveiras e uma parada no Morro Monte Negro, o ponto mais alto da serra, de onde pode-se avistar, há centenas de quilômetros, o mar e algumas cidades litorâneas.
Ponto sobre o rio Pelotas, saindo do Rio Grando do Sul, em direção à Serra do Rastro, em Santa Catarina.

Por estradas, agora de terra, seguiu por cerca de 150 quilometros até Bom Jardim da Serra, já entrando em território catarinense. Desceu pela Serra do Rio do Rastro, no Parque Nacional de São Joaquim, com suas centenas de íngremes e fechadas curvas, uma grande atração para os expedicionários.
A expedição passou, em seguida, pelas localidades de Lauro Muller, Orleans, São Ludgero, Braço do Norte, Termas do Gravatal, Tubarão, Laguna, Itapirubá, Imbituba e Garopaba, até a parada na pousada Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa.

No dia 30/08, quarta-feira, o grupo de jornalistas, integrantes da expedição Chevrolet Flexpedition-ABS Experience, avistou uma baleia Jubarte com seu filhote em Garopaba. Daí, a expedição seguiu para as cidades de Guarda do Embaú e Paulo Lopes e, novamente, pela BR 101, percorreu o último trecho de terra, até São José, já próximo de Florianópolis.
Em Florianópolis, os integrantes da Flexpedition visitaram a sede da equipe Chevrolet Rally Team, dirigida por Luiz Hass. Passou, em seguida, por Biguaçu, Itapema, Praia do Pinho, Estaleirinho, Laranjeiras e Camboriú, até Itajaí e Joinville.

Na quinta-feira, dia 31/08, o grupo enfrentou chuva até Curitiba, no Paraná, onde visitou a concessionária CCV, do empresário Pedro Seleme. Em função do mau tempo, com pouca visibilidade e das condições perigosas das estradas o comboio seguiu para Caiobá, Matinhos e Curitiba, onde se decidiu encerrar a primeira etapa Chevrolet Flexpedition-ABS Experience.
No final da viagem, os 10 jornalistas do Sul do Brasil, participantes dessa primeira etapa da expedição que vai percorrer o Brasil, do Chuí ao Oiapoque, rodaram 2021 quilômetros nos seis carros Chevrolet Flexpower, numa média de 11 quilômetros por litro de gasolina.

A vantagem do Flexfuel

"O objetivo da expedição, patrocinada pela General Motors do Brasil e pela Bosch do Brasil, é comprovar a versatilidade na utilização do álcool e da gasolina, desmistificar os conceitos errados que ainda existem sobre o sistema Flex Fuel e comprovar a eficiência dos freios ABS na prevenção de acidentes", disse José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil e um entusiasta da expedição.

Apesar da tecnologia multicombustível ser hoje uma realidade mais do que firmada no mercado brasileiro, há ainda muitas informações errôneas e mitos sobre o sistema e a idéia da GM do Brasil e da Bosch é desmistificar os paradigmas que giram em torno dos motores flex fuel.
No do caso do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS), tanto a GM quanto a Bosch querem difundir as vantagens da tecnologia que é evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência. O sistema ABS permite que o automóvel obedeça à trajetória determinada pelo volante do veículo e que o motorista desvie do obstáculo, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Mais informações podem ser obtidas no site: www.gm.com.

Jornalista responsável: Nereu Leme – MTb: 9460

Nenhum comentário: