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sexta-feira, julho 06, 2007

* NOVA YAMAHA YZF-R1 2007, A MOTOCICLETA MAIS COBIÇADA DO MUNDO.

Elaborada artisticamente pela engenharia da Yamaha, a YZF-R1 na versão 2007 tem espírito dinâmico, requerido pelos pilotos de uma superesportiva

Desde quando iniciou a sua geração em 1998, a Yamaha YZF-R1 superou as expectativas dos pilotos e apaixonados por motocicletas superesportivas de todo o mundo. A YZF-R1 nasceu de um conceito que mistura arte e engenharia devido as suas características de motor e comportamento.

A Yamaha sempre colocou em primeiro plano o princípio da relação homem-máquina, algo inovador que sempre a diferenciou das outras marcas de motocicleta. Com a quinta geração da YZF-R1, a história se mantém, tanto que a nova "R1" apresenta uma gama de avançadas tecnologias.

A idéia de desenvolver tecnologias que transformem a motocicleta como uma extensão do corpo humano permitiu a Yamaha criar modelos mais inovadores, emocionantes e notáveis. Com esse espírito a Yamaha criou o exclusivo conceito G.E.N.I.C.H, (Gênesis Eletronic engeneering aimed at New Innovative Control technology based on Human sensibilities), uma série de novas tecnologias que agregam o conceito. O avançado conceito G.E.N.I.C.H, reúne a tendência das aplicações da Yamaha e segue o preceito da integração homem-máquina, ou seja, criar um conceito em que a tecnologia eletrônica de última geração aumente o rendimento e melhorar a experiência da pilotagem.

A Yamaha sempre vanguardista no desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolveu os sistemas YCC-I e G.E.N.I.C.H sendo o primeiro e único a entrar no segmento das motos esportivas de série.

YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake)

A arquitetura do sistema de admissão do motor foi desenhada para garantir maior eficácia volumétrica em regimes habituais. Em geral, um duto longo oferece melhor rendimento em uma condução suave. Já, um "desenho" curto pede regimes mais altos.

Durante o processo de admissão de qualquer motor 4 tempos, o movimento do pistão cria uma pressão negativa no duto de entrada, causando uma diferença no funcionamento do propulsor. Essa diferença de pressão causa uma reação inversa na válvula de admissão ocasionando o não aproveitamento da capacidade volumétrica.

O YCC-I conta com um sistema servo assistido eletronicamente que controla quatro dutos dividido em duas partes, inferior e superior. Quando estão totalmente conectados eles atingem 140 mm de comprimento, oferecendo neste caso economia e bom desempenho em baixas rotações. A partir do momento que o piloto acelera a abertura pode diminuir até 65 mm. Ou seja, o aproveitamento do motor é de 100%.

Batizado de YCC-I, Yamaha Chip Controlled Intake, ou controle de admissão de ar variável, o sistema, derivado da YZF-M1 trabalha com vários sensores e três microprocessadores que regulam a altura dos dutos de admissão.

YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle)

Com a indução de entrada de ar, que aumenta a eficácia da admissão, aliada ao YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle) a YZF-R1 mantém a essência do conceito homem-máquina que fornece características e tecnologias jamais vistas no mundo das duas rodas. Com o YCC-T a aceleração da YZF-R1 é perfeita com boa entrega de torque tanto em baixa como em médias rotações. Assim como o controle de admissão variável o sistema de acelerador eletrônico nasceu nas pistas de competição.
Motor com 4 válvulas por cilindro

A Yamaha YZF-R1 tem um conjunto que oferece uma resposta afinada e um rendimento jamais apresentado na categoria esporte. Com 180 cv a 12.500 rpm (sem incluir a indução direta a ar), a quinta geração da R1 é sem dúvida a moto mais impressionante e potente da gama "R" que já foi fabricada no mundo. Se comparada à versão anterior, a YZF-R1 2007 está com 5 cv a mais e sem alterar o diâmetro e curso do cilindro declarado no ano passado, 77 x 53,6 mm. Já a taxa de compressão do motor 4 tempos de 998 cm³, arrefecido a líquido, foi elevada de 12,4: 1 para 12,7: 1. Outra novidade para 2007, é a adoção do cabeçote de quatro válvulas de titâ nio por cilindro, seguindo a mesma tecnologia utilizada nas pistas do motoGP.

Design, potência e meio ambiente

A YZF-R1 está equipada com um escapamento redesenhado para garantir melhor rendimento ao motor e ao mesmo tempo oferecer visual arrojado e agressivo. A Yamaha entende que ao mesmo tempo em que é necessário ganhar potência, é preciso se preocupar com o meio ambiente. Pensando nisso, os catalisadores da R1 contam com sensores que controlam a emissão de poluentes, assim como controlam a mistura conforme a qualidade do combustível.

Quadro inspirado na M1 de pista

A evolução do chassi da YZF-R1 ficou condizente com a do propulsor. A quinta geração tem um formato ideal para oferecer ao piloto maior maneabilidade e melhor aproveitamento em curvas, além de estabilidade nas retas. O segredo da nova "estrutura", similar à encontrada na YZF-M1, são diferentes tipos de alumínio empregado e os novos pontos de fixação. A balança traseira oferece uma configuração assimétrica. Se comparado com a versão anterior, a resistência à torção da nova balança aumentou em 30%.

A suspensão dianteira do tipo invertida da YZF-R1 também é totalmente nova para se equilibrar com harmonia à balança traseira, o curso aumentou, agora são 120 mm.

Já os freios, considerados os melhores da categoria, receberam discos de 310 mm e pinças radiais de seis pistões. Apesar de menores, eles estão mais eficientes e oferece melhor maneabilidade.

Túnel do vento

A estrutura "corporal" desta máquina foi desenhada para reduzir a resistência do ar e ao mesmo tempo aproveitar o fluxo de entrada nos dutos para aumentar o volume da admissão. Fator fundamental para aumentar em 9 cavalos a potência da motocicleta quando o sistema entra em ação.

Desde quando foi apresentada, a carenagem agressiva e atlética da YZF-R1 marcou uma nova fase no conceito esportividade. Com linhas bem definidas, o modelo 2007 se beneficia do desenvolvimento da tecnologia G.E.N.I.C.H.

A Yamaha YZF-R1 tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo, de R$ 65.225,00. O modelo está disponível na cor azul com um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Marcel Mano

Um comentário:

Unknown disse...

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