
Resultado obtido por brasileiro na segunda etapa da prova melhora sua colocação na classificação geralO segundo dia do Rally do Marrocos, 4ª rodada do Campeonato Mundial de Rali Cross Country, transcorreu sem maiores problemas para o piloto brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Priovate Bank). Correndo com uma BMW X3 e tendo como navegador o português Filipe Palmeiro, Palmeirinha obteve a 7ª colocação na etapa de 327 km de trecho cronometrado com largada e chegada na cidade de Zagora.
O resultado de hoje, fechando o grupo dos carros de ponta - formado pela BMW e Volkswagen – deixou o brasileiro satisfeito, mas também mostrou um ponto onde ele tem que evoluir nesse aprendizado com os principais pilotos da modalidade.
“Hoje o dia teve muitos daqueles retões intermináveis. Com o piso irregular, o carro fica pulando de um lado para outro, isso quando você não pega uma vala que faz a roda traseira sair muito do chão, muitas vezes raspando a frente do carro. Ainda me falta um pouco de experiência nesse tipo de situação, pois enquanto a nossa média nessas retas fica em volta dos 140km/h, os ponteiros andam em média superior aos 170 km/h. Os picos de velocidade são os mesmos, perto dos 190 km/h, mas eles conseguem fazer uma leitura melhor do terreno e assim imprimir uma velocidade média maior. Não adianta tentar fazer na coragem, já que isso pode dar certo por um ou dois dias, mas uma hora vai terminar em acidente e acabar com sua prova. Só com experiência é que vamos melhorar essa leitura de terreno e é por isso que estamos aqui, para aprender cada vez mais”, reconheceu Palmeirinha, que pulou da 16ª para a 8ª colocação na classificação geral da prova.
A vitória na etapa de hoje ficou com o espanhol Carlos Sainz, com um Volkswagen Touareg, mas na disputa entre as marcas a BMW mostrou evolução. O piloto do Catar, Nasser Al Attiyah, foi o 3º colocado e ultrapassou o português Carlos Sousa na trilha de hoje numa das longas retas. “O Nasser contou da manobra em cima do Sousa no dia de hoje e ficou entusiasmado com o rendimento do motor dos nossos carros, que já está superior ao da Volkswagen. Isso deixou a todos na equipe entusiasmados, já que o Touareg é considerado o carro mais rápido do Cross Country Mundial e se estamos nos aproximando do seu rendimento isso abre uma grande perspectiva para as próximas provas, principalmente o Rally Lisboa Dakar de 2008.” contou Palmeirinha.
Nesta quinta-feira, o Rally do Marrocos seguirá na cidade de Zagora, com a realização de uma etapa de 354 km de extensão, sendo 344 km de trechos cronometrados.
Resultado da 2ª etapa do Rally do Marrocos
1º Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen), 2h55min39
2º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen), a 4min32s
3º Nasser Al Attiyah/Alain Guhennec (BMW), a 5min55s
4º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Volkswagen), a 7min20s
5º Mark Miller/Ralph Pitchford (Volkswagen), a 7min54s
6º Guerlain Chicherrit/Mathieu Baumel (BMW), a 8min29s
7º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 21min55s
8º Dominique Houssieaux/Jean Michel Polato (Schlesser), a 32min42s
9º José Luis Monterde/JEan Marie Lurquin (Schlesser), a 33min14s
10º Isabelle Patissier/Thierry Delli Zotti (Proto), a 36min543
Classificação geral da prova após duas etapas:
1º Carlos Sainz/Michel Perin, 5h23min58s
2º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz, a 3min58s
3º Carlos Sousa/Andreas Schulz, a 13min03s
4º Nasser Al Attiyah/Alain Guehennec, a 13min24s
5º Mark Miller/Ralph Pitchford, a 22min06
6º Dominique Houssieaux/Jean Michel Polato, a 51min45s
7º Isabelle Patissier/Thierry Delli Zotti, a 1h00min29s
8º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro, a1h04min30s
9º Sandor Kis/Peter Czegledi, a 1h05min57s
10º Maris Saukans/DidzisZarins, a 1h21min17s
foto: AIFA
Assessoria de Imprensa Palmeirinha Rally
RTF Comunicação
Rodrigo Favoretto
Thalita Nadry
Nenhum comentário:
Postar um comentário