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domingo, setembro 23, 2007

* DTM: GREEN DÁ VITÓRIA À MERCEDES SOB GRANDE POLÊMICA.

A nona prova do DTM’2007, em Barcelona, terminou com o triunfo de Jamie Green e da Mercedes Benz, mas envolta em grande polémica, depois da Audi ter ordenado a saída de prova de todos os seus pilotos em sinal de protesto pela alegada conduta desportivas dos rivais da marca da estrela. Assim, apenas seis Classe C AMG levaram a bandeira axadrezada na pista catalã.

Martin Tomczyk detinha a pole position e assumiu a liderança na partida, levando Alexandros Margaritis e Mika Hakkinen na sua peugada. Pouco depois começam os incidentes, com o Audi de Tom Kristensen a entrar em pião depois de uma colisão com o Mercedes de Gay Paffett, que é obrigado a um drive through por falsa partida.

Mattias Ekstrom e Tom Kristensen antecipam a sua primeira paragem nas boxes na sexta volta, uma antes de Tomczyk e Hakkinen colidirem na discussão da travagem para a primeira curva. Ambos vão à relva, mas o Mercedes do finlandês vai lentamente para as boxes, para abandonar.
Quando Tomczyk volta à pista está em 10º e a corrida é liderada por Bruno Spengler, com Bernd Schneider e Jamie Green logo atrás. Atrasado, Ekstrom envolve-se num acidente com Daniel La Rosa, indo ambos à gravilha. O sueco da Audi vai às boxes para desistir, uma volta antes de Green, Margaritis e Spengler efectuarem o seu primeiro pit-stop, enquanto Schneider abandona.
Pouco antes de Alexandre Prémat e Jamie Green pararem nas boxes, Bruno Spengler ultrapassa o francês da Audi. Quando regressa o canadiano da Merecedes consegue defender-se dos ataques de Lucas Luhr, mas acaba por sofrer um drive through.

Quando Spengler volta à corrida está em terceiro, à frente de Green, mas perde o lugar para o inglês ao efectuar o seu segundo pit-stop, antes de Tomczyk abandonar e Timo Scheider, Christian Abt, Margaritis e Paffett serem penalizados por ultrapassagens sob bandeiras amarelas.

Com Green na frente de Luhr, Paul Di Resta e Mike Rockenfeller, tudo parece correr de feição à Mercedes, até que a 11 voltas do final, Spengler e Rockenfeller colidem quando discutiam o terceiro posto. O canadiano é penalizado com um drive through, mas o alemão imita Abt, Luhr e Kristensen e ruma às boxes para desistir, obedecendo à ordem da Audi, que ordena a retirada de todos os seus A4 ainda em prova.

Numa prova a seis, Bruno Spengler ainda ganha o segundo lugar a Di Resta antes do final da prova, mas o trinfo de Jamie Green já não merece contestação.

Após esta prova, e antes da derradeira jornada da temporada em Hockenheim, Mattias Ekstrom lidera o campeonato de pilotos, com 44 pontos, mais dois do que Bruno Spengler e mais quatro do que Martin Tomczyk.

Classificação

1º Jamie Green (Mercedes Classe C AMG), 1h08m21,523s; 2º Bruno Spengler (Mercedes Classe C AMG), a 11,549s; 3º Paul Di Resta (Mercedes Classe C AMG), a 13,639s; 4º Alexandros Margaritis (Mercedes Classe C AMG), a 46,539s; 5º Gary Paffett (Mercedes Classe C AMG), a 49,596s; 6º Mattias Lauda (Mercedes Classe C AMG), a 50,501s.

fonte: Motor.pt

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