COMPRE AGORA

quarta-feira, setembro 19, 2007

* PLAYOFFS DA STOCK CAR PODEM TER RENOVAÇÃO ACIMA DE 50%.

Apenas três dos 10 finalistas do ano passado já estão garantidos matematicamente

SÃO PAULO – Os playoffs da Stock Car – fase decisiva composta por quatro corridas que definirá o campeão da temporada – podem apresentar renovação superior a 50% em relação aos 10 pilotos que disputaram o título em 2006. Restando apenas a etapa de Brasília neste final de semana para se apurar os que continuarão na briga e quem será apenas figurante no restante do calendário, somente o campeão Cacá Bueno (RC), Ricardo Maurício (Medley) e Thiago Camilo (Vogel/Texaco) já se garantiram pela segunda vez nas superfinais. Dos outros sete Top 10 do ano passado, Felipe Maluhy (Terra), Rodrigo Sperafico (Action Power) e Antônio Jorge Neto (RC) ainda correm riscos, enquanto Giuliano Losacco (Vogel/Texaco) depende de uma combinação improvável de resultados, Hoover Orsi (Red Bull Racing) e Alceu Feldmann (Boettger Competições) "respiram por aparelhos" e Guto Negrão (Vivanz 307 Racing) não tem mais chances.
Além de Cacá (107 pontos), Maurício (93) e Camilo (79), Marcos Gomes (Medley), quarto colocado com 57 e melhor estreante, também está antecipadamente assegurado. Pilotos que não se classificaram em 2006, Ingo Hoffmann (AMG), com 54, Valdeno Brito (JF Racing), com 51, estão em ótimas condições, mas ainda não podem comemorar porque existe a possibilidade de serem ultrapassados. Mais abaixo, Maluhy (44), Sperafico (43), Antonio Jorge Neto e Daniel Serra (Red Bull Racing), que completam os 10 primeiros na tabela com 41, continuam ameaçados por Luciano Burti (Action Power) com 38 e, em menor escala, por Ruben Fontes (JF Racing) e seus 30 pontos.

Situação desesperadora é aquela enfrentada por Giuliano Losacco. O bicampeão em 2004 e 2005 está em 13º com apenas 26 pontos. Precisa no mínimo de um terceiro lugar e torcer para que os adversários diretos tenham um domingo para ser esquecido na Capital Federal. Alceu Feldmann vive um drama maior. Em 14º com 25, estará alijado de cara se não terminar ao menos em segundo – e, a exemplo de Losacco, ainda sujeito a um rosário de maus resultados dos rivais à sua frente. Hoover Orsi, 16º com 21, é outro que tem de terminar pelo menos em segundo se quiser seguir na competição.
Tricampeão da Stock Car entre 1999 e 2001, período que coincidiu com o final da era dos Omega e a introdução do chassi tubular e do motor V8 ainda utilizados, Chico Serra (Full Time) é um dos pilotos que passaram pela Fórmula 1 que não conseguiram passaporte para os playoffs. O anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, aliás, foi palco da sua última vitória na categoria em 2006. Ricardo Zonta (L&M) e Antonio Pizzonia (Win) são os demais já fora da luta, enquanto Tarso Marques (Terra), que divide o 14º lugar com Feldmann, e Enrique Bernoldi (Action Power), 2º com apenas 17 pontos, estão apenas no terreno das possibilidades matemáticas.

fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: