Equipe Audi tem dois pilotos no topo da tabela e pode conquistar antecipadamente o título, neste domingo (23/9), às 9 horas da manhã, com transmissão ao vivo pela rede Band Sports de TV a cabo
Mattias Ekström, piloto da Audi que pode ser campeão da DTM neste final de semana
A hora da verdade está chegando para a equipe da Audi que participa da DTM 2007, um dos mais tradicionais campeonatos de carros de turismo da Europa. No próximo domingo (23/9), às 14 horas (9 horas da manhã de Brasília), a fábrica alemã pode conquistar com o modelo Audi A4, o título antecipado da DTM na nona etapa da temporada, em Barcelona, na Espanha. A décima e última prova está marcada para o dia 14 de outubro, no circuito de Hockenheim, na Alemanha.
A DTM européia foi criada, em 1984, pelos alemães, e é uma categoria semelhante à Stock Cars brasileira. As principais marcas alemãs competem ou já participaram. Atualmente, a Audi e a Mercedes-Benz são as fábricas que mais investem no campeonato. Na Europa, ela só perde em audiência para a Fórmula 1 e, na maioria das vezes, o público que assiste nos autódromos chega a ser superior que o da principal categoria do automobilismo mundial. Das 10 provas da temporada, quatro delas foram em outros países da Europa: esta da Espanha, em Barcelona, e as já realizadas na Inglaterra (Brands Hatch), Itália (Mugello) e Holanda (Zandvoort).
O piloto sueco Mattias Ekström (Suécia), da equipe Audi, chega ao circuito da Catalunha como grande líder do campeonato e poderá em caso de vitória ou até mesmo segunda colocação, dependendo dos resultados de seus rivais, tornar-se o grande campeão da temporada 2007 da DTM.
Além do líder do campeonato, a equipe Audi também conta com o segundo colocado Martin Tomczyk, que foi o vencedor das últimas duas etapas deste ano e foi o primeiro colocado da corrida de Barcelona, em 2006. Tomczyk está a apenas quatro pontos do líder da competição e ainda sonha com a conquista do título.
Com esse cenário altamente positivo, o grande desafio da Audi para se sagrar campeã da DTM 2007, em Barcelona, é bater o piloto Bruno Spengler (Mercedes Classe C), que ocupa a terceira colocação com dez pontos a menos que Ekström.
Na prática, para que a Audi praticamente assegure com antecedência o título no próximo domingo, basta que o líder Mattias Ekström conquiste um ponto a mais do que Bruno Spengles, da Mercedes. Desta forma, Ekström não poderá mais ser alcançado na última etapa da competição por ele. Porém, dependendo do resultado de Ekström, a Mercedes poderá adiar a festa da Audi caso Bernd Schneider (16,5 pontos atrás) e Paul di Resta (19 pontos atrás), os outros dois pilotos com chances matemáticas na briga pelo título, vençam a prova de Barcelona.
A equipe Audi chega à corrida de Barcelona confiante depois de três pole positions e duas vitórias seguidas nas últimas etapas disputadas na DTM 2007.
No ano passado, três pilotos da Audi estiveram nas três primeiras posições do grid de largada da etapa de Barcelona. Martin Tomczyk celebrou sua primeira vitória na DTM e Mattias Ekström, que está muito próximo do título deste ano, terminou em quarto lugar por causa de uma penalização controvérsia que prejudicou seu resultado final.“É muito bom chegar à penúltima etapa do campeonato na liderança. Porém, no ano passado, fui apenas o quarto colocado aqui e para consolidar antecipadamente o título vou precisar de concentração para não cometer os mesmo erros”, analisa Ekström.
O circuito de Barcelona vem sendo alterado desde o ano passado. A curva final de alta velocidade, na qual o Audi A4 estava totalmente adaptado, foi completamente modificada e virou uma curva de baixíssima velocidade, o que torna o desafio da equipe Audi ainda mais difícil. “Por conta da Fórmula 1, o circuito espanhol vem sendo modificado. Nós tínhamos um carro extremamente competitivo para aquela pista. Agora estamos trabalhando forte para nos adaptarmos ao novo formato. Podem ter certeza de que faremos uma grande corrida”, afirma Wolfgang Ullrich, diretor da equipe Audi Motorsport.
A prova de Barcelona terá 58 voltas pelo circuito de 2 977 metros e será transmitida ao vivo pela Band Sports, a partir das 9 horas da manhã deste domingo.
Classificação do Campeonato de DTM:
1º) Mattias Ekström (Audi A4), Suécia, 44 pontos: 2º) Martin Tomczyk (Audi A4), Alemanha, 40; 3º) Bruno Spengler (Mercedes Classe C), Canadá, 34; 4º) Bernd Schneider (Mercedes Classe C), Alemanha, 27,5; 5º) Paul di Resta (Mercedes Classe C), Grã-Bretanha 25; 6º) Mika Hakkinen (Mercedes Classe C), Finlândia, 22; 7º) Timo Scheider (Audi A4), Alemanha, 17; 8º) Gary Paffett (Mercedes Classe C), Inglaterra,16.5; 9º) Jamie Green (Mercedes Classe C), Grã-Bretanha, 14,5; e, 10º) Alexandre Premat (Audi A4), França, 13 pontos.
Comunicação Corporativa Audi Brasil Charles Marzanasco Filho LVBA Comunicação Rodrigo Garutti Fernando Thuler
Nenhum comentário:
Postar um comentário