Os pilotos Paulo Salustiano e Mateus Greipel já fizeram boas corridas no ‘oval’ brasiliense
A sétima etapa da Copa Nextel terá um componente que está agitando as equipes de Stock Car. A prova será realizada neste final de semana (21 a 23/9) em Brasília (DF), no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, cujo asfalto é o mesmo desde sua inauguração em 1974, provocando um grande consumo da borracha dos pneus. “Brasília tem uma grande diferença em relação à Curitiba. Tem quatro curvas bem técnicas, todas no mesmo sentido, então dá para ousar no alinhamento. No entanto, o asfalto é muito abrasivo, e aí precisamos encontrar um ponto de equilíbrio”, explica Miguel Ferreira, titular da equipe M4T/WAS. A Rede Globo de Televisão vai transmitir ao vivo a corrida a partir das 10h55 de domingo.
Em sua segunda temporada na Copa Nextel Stock Car, a equipe paulista M4T/WAS já adquiriu boa experiência com os pneus nacionais que foram adotados nesta temporada, e acredita que poderá contar com o talento de seus pilotos, que já tiveram bom desempenho no circuito candango. O catarinense Mateus Greipel já largou duas vezes entre os dez primeiros em Brasília, e o paulista Paulo Salustiano já venceu uma prova de Stock Car Light, e no ano passado estreou junto com a equipe apoiada pela Inpacom/ Nicoboco/Sawary/RedeTV andando entre os sete primeiros. “Nosso acerto no ano passado em Brasília era bem competitivo, com uma batida bem firme, constante”, relembra Ferreira.
A preocupação imediata do time paulista para esta etapa é com o treino classificatório, quando precisarão ter carros extremamente rápidos para garantir posição de largada nas primeiras filas. “Não podemos cometer os erros de Curitiba. Pioramos o carro do treino livre para a classificação. Agora, fizemos a lição de casa”, constata Greipel. “Temos que participar da Super Classificação, para não precisar fazer corrida de recuperação e consequentemente forçarmos muito os pneus”, avisa Salustiano.
Para a corrida, a M4T/WAS deve aplicar a experiência adquirida na competição do ano passado, somada com o bom acerto que encontraram para o traçado externo da capital paranaense. “Em Curitiba muita gente teve problema com os pneus, ao contrário de nós, que terminamos com os nossos bem conservados. E Brasília tem um asfalto muito mais abrasivo. Então, estamos no caminho certo, pois nosso carro é constante e não desgasta os pneus”, explica Miguel. “Temos que fazer uma corrida de campeonato, tentar terminar com os dois carros entre os dez, de preferência entre os oito primeiros, para pontuar bem”, conta lembrando que a pontuação das equipes será muito importante, pois apenas as 16 melhores terão vaga assegurada para a temporada 2008.
Depois de sete etapas o campeonato de equipes da Copa Nextel está assim:
1 A.Mattheis Motorsport – Chevrolet - 150
2 Eurofarma RC – Mitsubishi - 148
3 Texaco/Vogel – Chevrolet – 103
4 Neoquimica-Neosoro/JF Racing - Peugeot - 81
5 Terra Racing – Mitsubishi - 69
6 Red Bull Racing – Volkswagen - 62
7 Biosintética Action Power – Volkswagen - 60
8 AMG Motorsport – Mitsubishi - 56
9 Cimed Racing – Volkswagen - 46
10 Boettger Competições – Chevrolet - 41
11 Officer Pamplona’s Motorsport – Mitsubishi - 33
12 L&M Racing – Peugeot - 25
12 Nascar Bennamed – Mitsubishi - 25
14 M4T Motorsport – Chevrolet - 20
15 Hot Car/São Luiz – Chevrolet - 19
16 RC3 Bassani – Peugeot – 16
17 Carlos Alves Competições – Volkswagen – 14
17 Vivanz 307 Racing – Peugeot - 14
19 Full Time Sports – Peugeot - 7
20 Scuderia 111 – Chevrolet - 3
20 Katalogo Racing – Mitsubishi - 1
20 Win Motorsport – Volkswagen - 1
22 Sama GomesSports/FF Racing – Volkswagen - 0
22 Powertech – Chevrolet - 0
22 RCM Motorsport – Mitsubishi - 0
22 TM Sports-Beckdom – Mitsubishi - 0
22 WB Motorsport – Volkswagen – 0
fotos: André Santos
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário