COMPRE AGORA

domingo, setembro 16, 2007

* MITSUBISHI MOTORSPORTS SUDESTE: DUPLAS MINEIRAS SE CONSAGRAM NA 5ª ETAPA.


Rali de regularidade foi disputado no sábado, 15 de setembro, em Balneário Camboriú

A 5ª etapa do campeonato Mitsubishi Motorsports Sudeste realizada em Santa Catarina, um estado com forte tradição em competições off-road, mas os competidores mineiros foram os grandes campeões do dia: Fernando Fefe de Souza / Breno Rezende, de Juiz de Fora, e José de Souza Jr. / João Mendanha, de Belo Horizonte, venceram as categorias Graduados e Turismo, respectivamente. No entanto, as duplas locais também conseguiram deixar sua marca na Turismo Light, especial para os iniciantes, com três representantes no pódio.
Para Fefe e Breno a vitória em Balneário Camboriú foi importantíssima, pois os fez subir para a segunda colocação na classificação geral, apenas dois pontos atrás dos líderes Marcos e Marcelo Bortoluz. "A prova de hoje foi tranqüila, mas quando o trajeto é fácil a disputa fica ainda mais difícil, porque todo mundo consegue andar bem. Foi aí que sentimos o diferencial do nosso carro, um Pajero Full, que é muito estável e tem um ótimo controle de tração", explicou o navegador Breno.

Em um trajeto de aproximadamente 150 km, os competidores passaram por plantações de arroz, fazendas, áreas de reflorestamento de eucalipto e estradas de terra com pisos diversos, próximas às cidades de Camboriú, Canelinha e Itapema. Alguns dos maiores desafios foram duas subidas de serra íngremes, com muita erosão, e uma travessia de rio, que enganou os navegadores mais desatentos que seguiram uma ponte como referência natural. Ao final do dia, todos estavam felizes com o belo visual do rali e concordaram: o sucesso na prova dependeu mais do trabalho dos pilotos do que dos navegadores.
O resultado da categoria Turismo foi uma surpresa: depois de três anos competindo no Mitsubishi Motorsports Sudeste, José e João vieram da capital mineira até o litoral de Santa Catarina em seu Pajero TR4 novo para subir no lugar mais alto do pódio pela primeira vez. "Já vínhamos trabalhando para isso há algum tempo. Competimos nos ralis da Mitsubishi, fizemos vários amigos e aprendemos muito com eles, é por isso que chegamos onde estamos hoje", contou o piloto José. Na classificação geral do campeonato, a situação continua boa para os paulistas Rodrigo e Renato Meinberg, que seguem na primeira colocação.

A categoria Turismo Light também teve campeões inéditos: Ricardo Ramos e Rodrigo Oliveira, de São Paulo, venceram o rali pela primeira vez. Nesta categoria também foram premiadas a melhor dupla mista e as três melhores duplas femininas, além da dupla que fez o pior tempo do dia e levou para casa o troféu Indiana Jones, por ter completado todo o circuito. As curitibanas Noeli Ribeiro e Anna Cristina Wesgueber foram as melhores entre as mulheres: "Já tínhamos feito ralis antes, mas esta foi nossa primeira vez juntas no Mitsubishi Motorsports. Estou feliz da vida com o título, valeu muito a pena ter vindo aqui hoje!", comemorou Noeli, a piloto. Ela e a navegadora Anna se animaram tanto com a experiência que já planejam participar das próximas etapas do campeonato 2007, que acontecerão em Angra dos Reis (RJ) e Campinas (RJ).

Outros que não saíram de mãos vazias foram Carlos e Karina Lischka, de Joinville, que ganharam o Troféu Diamond com seu Pajero GLS 1994. A premiação foi criada em 2007 para homenagear os modelos antigos da Mitsubishi e se baseia nos critérios de conservação e originalidade. "Comprei o carro há mais de um ano e fiz uma reforma, investi muito em peças originais, que hoje estão funcionando 100%. Com certeza valeu a pena!", afirmou o piloto, que participou do rali na categoria Turismo Light ao lado da esposa.

Também é importante destacar o exemplo de responsabilidade social apresentado no evento em Balneário Camboriú: quase 7 toneladas de alimentos foram arrecadadas com as inscrições das 221 duplas de competidores, que doaram 30 quilos cada uma para participarem do rali. Este montante foi distribuído entre cinco instituições de caridade da região de Balneário Camboriú: o Centro de Recuperação Viver Livre, a Casa da Criança do Brasil, o Centro de Reabilitação Especializado em Dependência Química, o Lar Menino de Deus e a AFADEFI – Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físico de Balneário Camboriú.

CLASSIFICAÇÃO DA 5ª ETAPA:

Graduados
1) Fernando Gomes de Souza "Fefe" e Breno Rezende (Juiz de Fora-MG))
48 pontos perdidos
2) Welson Vieira e Lucélia Vieira (Campinas-SP)
53 pontos perdidos
3) Daniel Maffi e Rafael Dal Belo (Chapecó-SC)
58 pontos perdidos
4) Cláudio Goldemberg e Thiago Vargas (Rio de Janeiro-RJ)
59 pontos perdidos
5) Renato Martins e Cristiano Serpa (Belo Horizonte-MG)
64 pontos perdidos

Turismo
1) José de Souza Jr. e João Mendanha (Belo Horizonte-MG)
104 pontos perdidos
2) Ernesto Kabashima e Fabianne Pereira (São Paulo-SP)
121 pontos perdidos
3) Eraldo Franzoi e Cerlei Franzoi (Cascavel-PR)
126 pontos perdidos
4) Rodrigo Meinberg e Renato Meinberg (Santana do Parnaíba-SP)
133 pontos perdidos
5) Carlos Guimarães e Celso Gonçalves Jr. (Campinas-SP)
164 pontos perdidos

Turismo Light
1) Ricardo Ramos e Rodrigo Oliveira (São Paulo-SP)
73 pontos perdidos
2) Rodrigo Diener e Mauro Ribeiro (São Bento do Sul-SC)
87 pontos perdidos
3) Andrei Zucco e Marcelo Pavan (Brusque-SC)
95 pontos perdidos
4) Izabel Gerchevski e Paulo Gerchevski (Irati-PR)
100 pontos perdidos
5) Acyr Becker e Fernanda Becker (São Bento do Sul-SC)
101 pontos perdidos

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
Graduados
1) Marco Bortoluz e Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS)
60 pontos
2) Fernando Gomes de Souza "Fefe" e Breno Rezende (Belo Horizonte-MG)
58 pontos
3) Roque Veviurka e Alberto Minski (Guarapuava-PR)
55 pontos
4) André Fornari e Orestes Bacchetti (Jundiaí-SP)
49 pontos
5) Claudinei Rocha e Pedro Soster (Gravataí-RS)
46 pontos

Turismo
1) Rodrigo Meinberg e Renato Meinberg (Santana do Parnaíba-SP)
69 pontos
2) Eraldo Franzoi e Cerlei Franzoi (Cascavel-PR)
54 pontos
3) Leonardo Curvelo e Jeziel Azevedo (Macaé-RJ)
39 pontos
4) José de Souza Jr. e João Mendanha (Belo Horizonte-MG)
34 pontos
5) Luciano Fleck e Ariel Bueno (Goiânia-GO)
30 pontos

fotos: Tadeu Fessel

Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello
Cristiano Facury
Ana Paula Canestrelli

Nenhum comentário: