Em virtude das obras do Pan, será utilizado o traçado do setor sul do Autódromo Internacional Nelson Piquet, com 3.037 metros.
Em virtude das reformas que estão sendo executadas para abrigar o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo (SP), a sétima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo será realizada neste final de semana (20 a 23/9) no Rio de Janeiro (RJ). “Já fizemos uma corrida em Londrina, que foi bem motivadora. Participando desta no Rio, será um novo aprendizado e um novo desafio para tentar continuar andando na frente”, considera o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Raster), líder do certame com 20 pontos de vantagem sobre o paulista Caio Lara (O Corsário Motel/Eclipse Hotel), segundo colocado. A prova em Jacarepaguá, zona sul do Rio, será as 10h45 no domingo (23/9).
O circuito carioca estava fechado desde o primeiro semestre, devido às obras para a construção do Parque Aquático Maria Lenk, dentro do complexo esportivo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, para sediar as competições dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, realizados em julho. O primeiro evento automobilístico no traçado do setor sul, com 3.037 metros de extensão, será do campeonato regional paulista. “Estou muito entusiasmo em poder conhecer mais um circuito neste meu início de carreira. Já tenho boa experiência em Interlagos, no mês passado estreei em Londrina com vitória, e agora pretendo ter o mesmo sucesso no Rio”, planeja Victor Corrêa, que venceu quatro das seis corridas que disputou nesta temporada.
Por utilizar um autódromo que é novidade para os pilotos, os organizadores programaram treinos extras na quinta-feira (20/9). “Isso vai ser ótimo, é importante para nós que estamos em uma categoria-escola. Vamos aprender um traçado novo, e teremos mais uma oportunidade de trabalharmos com novos parâmetros de acerto de suspensão e aerodinâmica no Fórmula São Paulo”, opina o piloto da Unifenas/Flash Power/Raster, que vem de vitória em Londrina.
Os pilotos da Fórmula São Paulo terão quatro treinos extras de uma hora de duração cada, na quinta-feira, e a mesma programação de treinos livres na sexta-feira. No sábado, serão mais dois treinos livres de 25 minutos, seguidos da tomada de tempos para formação do grid de largada, também com 25 minutos. “Teremos muitas horas de treinos, o que é raro e costuma ser caro. Isto vai aprofundar o nosso aprendizado, e até a hora da classificação, todos deverão estar com o carro bem afiado e isto aumentará a competitividade da categoria”, acredita o representante de Alfenas, sul de Minas gerais, que detém três pole positions e três voltas mais rápidas na temporada.
Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.
Programação Oficial da Fórmula São Paulo no Rio de Janeiro:
QUINTA-FEIRA (20/9)
08:00 às 09:00 – 1º Treino extra
10:20 às 11:20 – 2º Treino extra
13:00 às 14:00 – 3º Treino extra
15:20 às 16:20 – 4º Treino extra
SEXTA FEIRA (21/9)
08:00 às 09:00 – 1º Treino livre
10:20 às 11:20 – 2º Treino livre
13:00 às 14:00 – 3º Treino livre
15:20 às 16:20 – 4º Treino livre
SÁBADO (22/9)
08:00 às 08:25 – 5º Treino livre
10:20 às 10:45 – 6º Treino livre
12:20 às 12:45 - Classificação
DOMINGO (23/9)
10:45 – Corrida - 30 minutos
Classificação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo após seis etapas:
1) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 95;
2) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, 75;
3) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, 60;
4) Allisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 58;
5) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, 35;
6) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, 34;
7) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, 32;
8) Werner Neugebauer (RS), Harald/PropCar, 26;
9) Henrique Lambert (RJ), Iaconelli, 16;
10) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/Dragão Motorsport, 10;
11) Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/Dragão Motorsport, 9;
12) Leandro Florenzo (SP), Dynamics Perícias/PropCar, 8;
13) Paulo Meyer (SP), Interkart, 7;
14) Nilton Molina (SP), Mongeral/PropCar, 5;
15) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, e Vinicius Mauri (SP), Fall/Prismex/Iza Plast, 4.
foto: Fernando Amaral
MasterMidia Marketing Ltda J. A. Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário