COMPRE AGORA

quinta-feira, outubro 11, 2007

* 1000 QUILÔMETROS POR LITRO! O DESAFIO DA MARATONA DA EFICIÊNCIA 2007.




A busca por automóveis mais econômicos e não poluentes está na ordem do dia. Não poderia ser diferente. A frota global responde por grande parte da poluição, principalmente as emissões de CO2.

O Brasil se torna, cada vez mais, uma referência mundial no tema, graças à pesquisa de motores de alta eficiência e biocombustíveis.

Nosso país possui até protótipos capazes de fazer mais de 500 km/l. A marca foi alcançada pela Universidade Federal de Minas Gerais na última Maratona da Eficiência Energética.

O evento, criado em 2004 pela Projeto de Comunicação, colocou o Brasil entre os quatro países que organizam grandes competições estudantis voltadas à pesquisa da eficiência energética automotiva.

Atualmente, a Maratona da Eficiência Energética é o segundo maior evento do gênero no mundo. É superado apenas pela tradicional competição francesa, realizada desde 1985.

Maior e Melhor em 2007

A prova entra na quarta edição com um recorde de inscritos. Estão confirmadas 25 equipes, com 13 carros a gasolina e 12 elétricos. Participarão universidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A edição anterior teve 22 competidores.

A Maratona da Eficiência Energética também será realizada, pela primeira vez, na cidade de São Paulo. A disputa acontecerá no kartódromo de Interlagos entre os dias 1 e 3 de novembro.

Com patrocínio da Petrobras, Fiat, Michelin e NSK Rolamentos, a competição premiará as três universidades que alcançarem o menor consumo energético (em cada categoria) com veículos e motores.

“Pelo histórico de evolução das universidades, nossa expectativa é registrar marcas acima de 1.000 km com um litro de gasolina e 200 km/Wh com os carros elétricos em 2007. Mas, o mais importante, é saber que os alunos que estão criando essa tecnologia estarão, em breve, projetando veículos mais eficientes para o Brasil e o mundo” destaca Alberto Andriolo, Diretor da Projeto de Comunicação.

Douglas Cavallari – Taller Comunicação

Nenhum comentário: