COMPRE AGORA

segunda-feira, agosto 04, 2008

FIA GT: Xandinho Negrão chega em 2º nas 24 Horas de Spa
Brasileiro ajuda a garantir dobradinha da Maserati e assume vice-liderança do campeonato

SÃO PAULO – Xandinho Negrão (Medley) voltou a conquistar mais um excelente resultado no FIA GT, um dos principais campeonatos de turismo de todo o mundo. Ao volante do Maserati MC12 GT1 da Vitaphone Racing, o piloto paulista capitaneou o quarteto completado pelo português Miguel Ramos, pelo italiano Alessandro Píer Guidi e pelo belga Stephane Lemeret que chegou em 2º lugar nas 24 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica) e garantiu a dobradinha da fábrica italiana na prova mais longa do calendário. A vitória foi da equipe formada pelo alemão Michael Bartels, pelo italiano Andrea Bertolini, pelo francês Stephane Sarrazin e pelo belga Eric Van der Poele.
“Foi uma corrida muito difícil. Vários carros andaram na mesma volta por horas, o que não é comum neste tipo de prova”, comentou Xandinho. Como previsto, a corrida foi marcada pela instabilidade climática característica da região. Desde a largada na tarde de sábado, os pilotos enfrentaram todas as condições possíveis de pista – o extenso traçado de pouco mais de sete quilômetros se alternou entre seco, úmido e encharcado. Inicialmente, a liderança foi dividida pelo Corvette Z06 de Fassler-Deletraz-Hezemans-Gollin e o Aston Martin DB9 de Wendlinger-Sharp-Muller-Lichtner Hoyer. A partir da sexta hora, no entanto, o desafio de resistência virou uma disputa particular entre os Maserati. Pouco depois da metade, Xandinho e seus companheiros chegaram a assumir a ponta, mas o time comandado por Bartels e Bertolini recuperou a posição para não mais perdê-la. “Cometemos alguns erros no período noturno e ainda precisamos fazer uma parada extra para trocar um pneu furado, o que reduziu nossas chances”, justificou.
Com os resultados – a etapa distribui pontuação em dobro em relação às corridas de duas horas -, Xandinho e Ramos assumiram a vice-liderança do campeonato com 31 pontos e estão atrás apenas de Bartels e Bertolini, que ampliaram a vantagem com a primeira vitória na temporada. Todas as equipes foram reforçadas por pilotos que não disputam a série regularmente, em função da duração diferenciada do evento.

O resultado das 24 Horas de Spa-Francorchamps:

1 – Bartels-Bertolini-Sarrazin-Van der Poele, Maserati MC12, 577 voltas
2 – Xandinho-Ramos-Lemeret-Pier Guidi, Maserati MC12, 575
3 – Peter-Simonsen-Turner-Thompson, Aston Martin DB9, 570
4 – Aucott-Ferté-Daoud, Maserati MC12, 561
5 – Malucelli-Camathias-Ruberti-Rigon, Ferrari F430, 555
6 – Collard-Weestbroook-Lleb, Porsche 911, 552
7 – Bruni-Wilander-Melo-Salo, Ferrari F430, 550
8 – Kox-Rusinov-Lammers-Enge, Lamborghini Murcielago, 544
9 – Niarchos-Mullen-Piccine-Shedden, Ferrari F430, 543
10 – Mozer-Del Monte-Vanelet-Palma, Ferrari F430, 541
A nova classificação do campeonato: 1, Michael Bartels e Andrea Bertolini, 44 pontos; 2, Xandinho Negrão e Miguel Ramos, 31; 3, Fabrizio Golin e Mike Hezemans, 29,5; 4, Phillip Peter e Allan Simonsen, 27; 5, Karl Wendlinger e Ryan Sharp, 24; 6, Christophe Bouchut e Xavier Maassen, 22.

Próxima etapa: Bucareste (Romênia), 24 de agosto.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: