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sexta-feira, agosto 08, 2008

Tecnologia F1 de última geração para modelos de produção em série

O principal pré-requisito para a volta da BMW à Fórmula 1 em 2000 foi gerar sinergias entre a F1 e o desenvolvimento de veículos de série. Foi por esta razão que o desenvolvimento dos componentes de transmissão/suspensão e da parte eletrônica da Fórmula 1 foi integrado à fábrica de Munique, sendo que o Centro de Pesquisa e Inovação da BMW (FIZ) desempenhou um papel essencial. A fábrica da F1 foi instalada a menos de um quilômetro do FIZ e as duas instalações formam uma rede bem próxima. “O FIZ representa o futuro da BMW”, declarou Mario Theissen. “Temos aqui os engenheiros mais capazes trabalhando em instalações de pesquisa e desenvolvimento de última geração. O FIZ tem vastos recursos à sua disposição, dos quais nos beneficiamos diretamente. Por outro lado, com seus desafios técnicos extremos e o ritmo exigido de desenvolvimento, o envolvimento da empresa em F1 representa um campo de teste único para nossos técnicos.”O know-how adquirido permanece dentro da empresa, onde ele beneficia o desenvolvimento de carros de produção em série. A expertise desenvolvida para a manufatura de vários materiais e componentes para a Fórmula 1, como cabeças de cilindro ou cárteres, acaba sendo aproveitada nos carros de produção em série, assim como no desenvolvimento de motocicletas da BMW Motorrad. Outros focos são o avanço da expertise em materiais CFRP e seu uso na construção da carroceria, o desenvolvimento de componentes híbridos para Fórmula 1 e derivados para modelos de série. Mas os veículos de produção também usufruem os processos de desenvolvimento e logística criados na esfera da Fórmula 1. Exemplos incluem avanços na aerodinâmica e na unidade de controle de sistemas.
A partir da temporada 2009, a tecnologia híbrida poderá ser usada pela primeira vez na Fórmula 1 para otimizar o desempenho e a eficiência. A Equipe BMW Sauber F1 está trabalhando a todo vapor no desenvolvimento do sistema KERS (Kinetic Energy Recovery System ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética), por exemplo, que serve para regenerar a energia de frenagem. Ao fazê-lo a Equipe BMW Sauber F1 também está promovendo a competência do BMW Group em tecnologia híbrida. Outras inovações estão sendo desenvolvidas nas áreas de tecnologias de moldados, estrutura de transmissão/suspensão e gerenciamento inteligente de energia.

O Dr Klaus Draeger, diretor de Desenvolvimento da BMW AG, resumiu: “O BMW Group pode transferir o conhecimento adquirido dentro da Equipe BMW Sauber F1 diretamente para o desenvolvimento de veículos de produção em série. Isto torna a Fórmula 1 a plataforma ideal de pré-desenvolvimento para tecnologias inovadoras de transmissão. Os novos regulamentos da Fórmula 1 nos deram a oportunidade de aplicar inovadoras tecnologias híbridas sob condições extremas e ao mesmo tempo acumular importantes descobertas para o desenvolvimento de veículos de produção. Os clientes BMW só têm a ganhar com isso.”

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