COMPRE AGORA

quarta-feira, novembro 05, 2008

F-TRUCK EM TARUMÃ, O PENÚLTIMO DESAFIO DE 2008
A penúltima etapa da temporada de 2008 tem cinco pilotos ainda disputando o título

A Fórmula Truck chega à penúltima etapa da temporada de 2008, com a nona deste ano, marcada para o próximo dia 9 de novembro no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, RS. O tradicional circuito de Tarumã recebe a F-Truck pela 12ª vez, sendo que em 11 delas a prova foi a penúltima etapa da temporada, o que lhe dá um status maior do que as etapas normais corridas durante o ano pelo clima acirrado de disputa pelo título. Em apenas uma oportunidade, o título foi decidido antecipadamente no circuito gaúcho, justamente com o piloto da casa, Jorge Fleck que se tornou bicampeão em 2000, com o modelo FM12 da Volvo, o modelo bicudo que se aposentou da categoria neste ano.

O campeonato deste ano segue como um dos mais disputados da categoria. Depois da vitória do piloto catarinense Luiz Carlos Zappeline (Volvo) na última etapa em Curitiba, PR, que quebrou a seqüência espetacular de três vitórias consecutivas do paranaense e líder do campeonato Wellington Cirino (Mercedes-Benz), a competição volta a mostrar uma tabela com fortes pretendentes ao título. Os cinco primeiros da tabela são: o paranaense Wellington Cirino que lidera com 127 pontos, seu companheiro de equipe, o brasiliense Geraldo Piquet com 124, os dois da equipe ABF Mercedes-Benz, seguidos pelos paulistas Roberval Andrade (Scania) da Roberval Motorsport com 103 pontos e Felipe Giaffone e Valmir Benavides da RM Competições Volkswagen, respectivamente com 100 e 95 pontos.

O circuito de Tarumã é considerado o mais seletivo das pistas brasileiras, mas nem por isso é mais fácil definir os candidatos à vitória no próximo domingo em Tarumã. Um ano em que cinco pilotos já lideraram o campeonato, os prognósticos ficam ainda mais difíceis de serem feitos para a prova de domingo. Principalmente porque neste ano as seis marcas estão bastante competitivas, destacando-se a Volvo e Iveco que apresentaram significativos avanços nesta temporada. No entanto o histórico do circuito gaúcho destaca o talento reconhecido de alguns pilotos da categoria. No inicio da F-Truck, os irmãos Drugovich, Sérgio e Oswaldo se revezaram nos três primeiros anos com Jorge Fleck vencendo em 1999 e 2000, anos em que foi bi-campeão da categoria. A partir do início do novo milênio, aparecem Wellington Cirino, com três vitórias (2001, 2002 e 2003) Djalma Fogaça (Ford) em duas oportunidades (2004 e 2006), Roberval Andrade em 2005 e o paranaense Leandro Totti (Ford) no ano passado.

Há quem aposte que os F-Truck de motores mais potentes como o Scania de Roberval Andrade e Beto Monteiro os Mercedes-Benz de Wellington Cirino e Geraldo Piquet, possam ser favorecidos no circuito de alta de Tarumã, mas os últimos quatro anos desfazem essa teoria. Fora 2005 com a vitória do Scania de Roberval Andrade, os Ford das equipes DF Motorsport e da Londrina Truck Racing receberam a bandeirada de chegada em 2004 e 2006 com Djalma Fogaça e 2007 com Leandro Totti. "Nós estamos muito esperançosos para Tarumã. Os caminhões Ford tiveram uma evolução grande no motor eletrônico neste ano. Vencemos três provas nos últimos quatro anos em Tarumã e o recorde (extra-oficial) da pista é do Beto (Monteiro) quando corria de Ford (1min20s536 em 2007)", lembra Djalma Fogaça.

Aliás, é o próprio pernambucano Beto Monteiro que também é considerado um dos favoritos por estar com um dos caminhões mais bem acertados dessa temporada, o Scania da Roberval Motorsport. Monteiro hoje é companheiro de equipe de Roberval Andrade, que ocupa a terceira posição no campeonato. "Esperamos um bom resultado em Tarumã, onde sempre andamos bem. Os caminhões estão bons, fizemos dobradinha no grid de largada em Curitiba (última etapa) e não tivemos sorte na corrida", lembra Roberval Andrade que sofreram quebras em Curitiba.

Para a dupla que lidera o campeonato, Wellington Cirino em primeiro e Geraldo Piquet em segundo, o negócio é chegar na frente dos que ainda podem disputar o título. "Temos que procurar ficar na frente dos concorrentes ao título e deixarmos a disputa entre os Mercedes (Benz)", diz Geraldo Piquet, que assim como Cirino também quer ver a disputa entre os caminhões pretos brilhando no circuito de Brasília – "Particularmente vou atrás da minha quarta vitória em Tarumã. Gosto das curvas de alta e me dou bem no circuito. Mas torço para que a disputa do título fique entre eu e o Geraldo", diz otimista o atual líder e único piloto a ter três títulos na F-Truck, Wellington Cirino.

INGRESSOS
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone e Vipal da região no entorno de Porto Alegre. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com estão as informações e endereços para a compra de ingressos que antecipadamente dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada com a apresentação de documento da entidade.

PROGRAMAÇÃO
Os treinos livres para a oitava etapa da F-Truck 2008 começam na sexta-feira, dia 7 de novembro, com os horários marcados para 14h00 e 16h00. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9h00 e 11h00 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo (dia 12), o warm-up será à 9h45 e a prova às 13h00 com 1 hora de duração.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Classificação do campeonato após 8 etapas:
1) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, 127 pontos; 2) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 124 pts.; 3) Roberval Andrade (SP), Scania, 103 pts.; 4) Felipe Giaffone (SP), Volkswagen, 100 pts.; 5) Valmir Benavides (SP), Volkswagen, 95 pts.; 6) Beto Monteiro (PE) , Scania, 53 pts.; 7) Luiz Zappelini (SC), Volvo, 38 pts.; 8) Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz, 33 pts.; 10) Renato Martins (SP), Volkswagen, 30 pts.; 11) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, 25 pts.; 12) João Maistro (RS), Volvo, 20 pts.; 13) Fabiano Brito (PR), Volvo e Vinicius Ramires (SP), Mercedes-Benz 19 pts.; 15) Gaston Mazzacane (AR), Mercedes-Benz, 16 pts.; 16) Djalma Fogaça (SP), Ford, 15 pts.; 17) Pedro Muffato (PR), Scania e Adilson Cajuru (SP), Iveco, 9 pts.; 19) Adalberto Jardim (SP), Iveco, 8 pts.; 20) Jonatas Borlenghi (SP), Ford, 6 pts.; 21) Fred Marinelli (SP), Iveco e Regis Boessio (RS), Volvo, 5 pts.; 23) Diumar Bueno (PR), Volvo e José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz 4 pts.; 25) Leandro Totti (PR), Ford 3 pts. e 26) Leandro Reis (GO), Volkswagen, 1 ponto.

Campeonato de marcas: 1) Mercedes-Benz, 303 pontos; 2) Volkswagen, 250 pts.; 3) Scania, 165 pts.; 4) Volvo, 90 pts.; 5) Ford, 24 pts, e 6) Iveco, 22 pontos.


Fotos: Orlei Silva
Legenda: Tarumã é o penúltimo desafio para o título da F-Truck 2008. Wellington Cirino (Mercedes-Benz) é o líder

Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: