Santo André, 7 de abril de 2011 – A Pirelli será a fornecedora oficial de pneus da maioria das mais importantes categorias do automobilismo no Brasil e na América Latina nesta temporada, em um total de 29 categorias em cinco países, além da F3 Sul-Americana, que tem etapas no Brasil, Argentina e Uruguai. Entre as competições estão o Itapaiva GT Brasil (desde 2009), Racing Festival (desde a sua criação em 2010), os tradicionais ralis Mitsubishi Cup (parceira em todas as 12 edições), Copa Peugeot de Rally (em sua nona edição, com a Pirelli desde 2010) e as competições mais populares da Argentina como TC 2000, Top Race V6 e Rally Argentino. A estes se somam outros 19 campeonatos automobilísticos ao redor do mundo que também têm a Pirelli como fornecedora oficial de pneus, incluindo a Fórmula 1, a mais popular categoria do automobilismo mundial, da qual a Pirelli será a fornecedora exclusiva até 2013. Em todas as categorias, o time de competições da Pirelli trabalha em parceria com organizadores e equipes e realiza testes para garantir a melhor performance dos carros e fornecer uma ampla gama de medidas de pneus nacionais e importados para diversos modelos de turismo, monopostos e rally. Em todos os casos, os compostos utilizados são da linha PZero, fabricados nas plantas de Campinas (única que produz pneus de competição no Brasil) e em Izmit, na Turquia, uma das mais modernas do mundo e que produz os pneus da Fórmula 1. “A Pirelli tem uma história de mais de 100 anos de conquistas no automobilismo mundial, por isso a performance está no DNA da marca. Então é até natural que ela aumente a sua presença em diversos campeonatos nos países onde está presente”, diz Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli na América Latina. Somente no território nacional, a Pirelli será a marca exclusiva de pneus em onze categorias, inclusive algumas que estréiam com grande expectativa, como a Copa Petrobras de Marcas, herdeira do antigo Campeonato Brasileiro de Marcas, tradicional campeonato de turismo que tinha forte participação das montadoras. Neste primeiro ano, estão confirmados os modelos Ford Focus, Chevrolet Astra e Honda Civic, todos calçados com os pneus PZero 285/645-18 de fabricação nacional e preparação equalizada para atingir os 280 cv. A Primeira etapa acontece em 29 de maio, em Curitiba. Outra competição que nasce com grande estrutura e promete ocupar lugar de destaque no calendário do automobilismo nacional é o DTCC Audi (Driver Touring Car Cup), somente com modelos A3 Sport modificados, com motores 2.0 turbo de 200cv e pneus PZero 253/645-18 importados. A largada da primeira corrida acontece neste sábado, no Autódromo Internacional de Curitiba. O calendário da categoria é composto por 12 etapas, disputadas em seis fins de semanas em rodadas duplas (uma aos sábados e outra aos domingos). Pirelli no Itaipava GT Brasil No próximo fim de semana acontece a primeira etapa do Itaipava GT Brasil, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos – evento que está em sua quinta temporada e cresce rapidamente em importância no cenário nacional. Entre as novidades deste ano, o campeonato terá duas etapas a mais do que em 2010. Serão dez rodadas duplas em seis cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Santa Cruz do Sul (RS). Todas as etapas serão transmitidas ao vivo em rede nacional pela TV Bandeirantes. Haverá reprises nos canais pagos BandSports e Speed Channel. A programação do Itaipava GT Brasil inclui também mais dois eventos que utilizam somente pneus Pirelli: o TNT SuperBike, com motos de 1000cc, e a nova Mercedes-Benz Grand Challenge, categoria exclusiva de modelos C250 CGI adaptados para competição, com 250 cv de potência, que faz a sua estréia também neste sábado. As provas serão transmidas ao vivo pela Rede TV. Racing Festival O calendário de competições nacionais da Pirelli ainda inclui o Racing Festival, que este ano começa em sete de maio, em Interlagos, e reúne as categorias Formula Future Fiat, Trofeo Línea, 600 Hornet. Neste evento os pneus fornecidos são nacionais para os carros e importados para as motos. Será a segunda temporada deste evento que nasceu com a proposta de proporcionar espetáculo ao público, incentivando a competitividade entre os pilotos, com padronização de equipamento e baixos custos. A Formula Future tem como objetivo preparar novos pilotos para a F3 Sul-americana e demais categorias de acesso à Fórmula 1. O campeão do ano passado Nicolas Costa foi premiado com uma vaga na Ferrari Drivers Academy, projeto de formação de pilotos da escuderia italiana. Já o Trofeo Linea reuniu pilotos consagrados em outras competições de turismo como Christian Fittipaldi, Giuliano Losacco e Cacá Bueno, que foi o campeão, o que ajudou a atrair os fãs do automobilismo para os autódromos. A 600 Hornet também foi um grande atrativo para o público, com disputas acirradas e alguns acidente espetaculares entre os seus 26 pilotos. Completam o calendário nacional de categorias de pista da Pirelli os campeonatos Spyder Race e Stock Paulista. Rally Desde a histórica vitória no Rally Paris-Pequim de 1907 a Pirelli tem grande presença em competiçõesoff-road em todo o mundo. A fabricante de pneus foi pioneira ao criar há mais de 20 anos a família Scorpion, exclusiva para veículos fora de estrada e uso misto. As linhas que levam esta marca são desenvolvidas nas provas mais difíceis do mundo, como o Rally Dakar e o Rally dos Sertões. No Brasil, a marca é patrocinadora da Mitsubishi Cup, um dos principais ralis de velocidade nacional, desde a sua primeira temporada, disputada em 1999. Na sua 12ª edição a competição, que reúne alguns dos melhores pilotos de rally do País, passa a ter caráter nacional, com o fim das categorias Sudeste e Nordeste. Por percorrer diversos estados em picapes e SUVs, a competição é o desafio ideal para a linha Scorpion, pois além da alta velocidade, oferece alternância de pisos (terra batida, areia, cascalho), longas retas e curvas acentuadas. Em 2010, a Pirelli passou a ser fornecedora oficial da Copa Peugeot de Rally de Velocidade, que é disputada desde 2002 e já é um dos eventos off-roadmais tradicionais de Brasil e continua a crescer a cada ano. O equipamento utilizado nesta categoria é o Scorpion Rally, que foi totalmente desenvolvido no Brasil, pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Santo André, e é fabricado na planta de Campinas. Fonte: FSB Comunicações |
COMPRE AGORA
quinta-feira, abril 07, 2011
PIRELLI SERÁ FORNECEDORA OFICIAL EM 29 COMPETIÇÕES DE AUTOMOBILISMO NA AMÉRICA LATINA EM 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário