Terceira etapa da temporada será disputada na manhã deste domingo
BRASÍLIA - A fase de Allam Khodair não poderia ser mais favorável: depois de conquistar a pole da Stock Car na semana passada em Campo Grande, o piloto paulista repetiu a dose e vai sair da primeira posição do grid da terceira etapa do Trofeo Linea neste domingo em Brasília. O piloto da equipe Greco/Sinal dominou o Top Qualifying hoje no Autódromo Internacional Nelson Piquet depois de sair da primeira parte das tomadas classificatórias na segunda posição. A fila de honra seria completada por Christian Fittipaldi, cujo resultado estava sujeito à análise dos comissários desportivos do protesto apresentado por Giuliano Losacco em decorrência do choque entre ambos no Q1.
Khodair voltou para os boxes tão alegre quanto aliviado. "Quase perdi a pole na Curva do Placar. Fui tentar um traçado diferente num momento em que não precisava, porque já era o mais rápido nas duas primeiras parciais, e quase me dei mal. Por isso, tive de arriscar tudo na curva da entrada da reta dos boxes", contou Khodair, depois de superar Fittipaldi por apenas 22 milésimos de segundo e receber o abraço do chefe de equipe Fábio Greco.
A primeira bateria do Trofeo Linea começará às 9h30 e terá duração de 25 minutos mais uma volta. Khodair disse que sair na frente continua sendo importante mesmo no traçado mais longo do calendário - 5.475 metros -, conhecido pela ampla variedade de curvas e um asfalto impiedoso em relação ao consumo de pneus. "É verdade que aqui talvez seja a pista onde a pole não seja tão decisiva, por causa de tantas variáveis, mas é sempre melhor largar em primeiro. Fizemos algumas séries longas de volta durante os treinos e o carro se comportou legal, o que indica que está bem acertado para a corrida. Mas vamos ter de mexer um pouco nas regulagens e ser mais conservadores", explicou.
A confusão envolvendo Christian e Losacco foi provocada pela decisão das duas equipes de sair logo atrás dos irmãos Cacá e Popó Bueno no Q1. Os dois se tocaram num trecho de reta e responsabilizaram-se mutuamente pelo choque. "Ele atirou o carro em mim", reclamou Losacco, que caiu na primeira parte do Q1 e partiria em 8º antes da decisão dos comissários. Christian, em contrapartida, disse que foi a vítima do toque, mas entendeu a revolta de Losacco. "Talvez ele achasse que entraria no Q2 se não fosse a batida. Ele tem a razão dele, eu tenho a minha", resumiu.
Apesar do enrosco que envolveu também o pelotão comandado pelo favorito à pole, André Bragantini, que terminou em 7º, o catarinense Leonardo Nienkötter comemorou a melhor posição de largada em seu segundo ano no Trofeo Linea. "Só não fui melhor porque peguei trânsito na minha volta boa dos pneus e tive de levantar o pé para fazer uma nova tentativa numa pista que acaba com os pneus. Ainda fiquei em 4º, mas entrei em desvantagem no Q2 porque meus pneus tinham uma volta a mais. Mas está bom pra caramba sair em terceiro. Amanhã, a corrida será outra história", avisou. Bragantini estava inconformado com o desfecho do Q1. "Peguei dois pilotos tão lentos na curva zero que tive de sair da pista para não bater", fuzilou. Pela manhã, ele estabelecera novo recorde extra-oficial do circuito com o tempo de 1min13s547. O recorde oficial é agora de José Vitte (1min13s556), que deu ao piloto de Rio Claro a primeira posição do Q1.
O resultado dos treinos classificatórios em Brasília (sujeito à análise dos comissários desportivos):
Q2
1 - ALLAM KHODAIR - 2min14s180
2 - CHRISTIAN FITTIPALDI - 2min14s202
3 - LEONARDO NIENKOTTER - 2min14s400
4 - CACÁ BUENO - 2min14s496
5 - JOSÉ VITTE - 2min15s589
6 - FÁBIO CARREIRA - 2min16s058
Q1
7 - ANDRÉ BRAGANTINI - 2min14s269
8 - GIULIANO LOSACCO - 2min14s329
9 - POPÓ BUENO - 2min14s436
10 - FERNANDO NIENKOTTER - 2min14s718
11 - HOOVER ORSI - 2min14s838
12 - CLEMENTE FARIA - 2min15s034
13 - EDSON DO VALLE - 2min15s213
14 - ROGÉRIO CASTRO - 2min15s635
15 - WELLINGTON JUSTINO - 2min15s757
16 - CESINHA BONILHA - 2min16s190
17 - GERALDO PIQUET - 2min16s219
18 - ULISSES SILVA - 2min16s347
19 - BETINHO SARTORIO - 2min16s886
20 - LUCIANO KUBRUSLY - 2min18s170
21 - ALCEU FELDMANN - 3min36s834
Khodair voltou para os boxes tão alegre quanto aliviado. "Quase perdi a pole na Curva do Placar. Fui tentar um traçado diferente num momento em que não precisava, porque já era o mais rápido nas duas primeiras parciais, e quase me dei mal. Por isso, tive de arriscar tudo na curva da entrada da reta dos boxes", contou Khodair, depois de superar Fittipaldi por apenas 22 milésimos de segundo e receber o abraço do chefe de equipe Fábio Greco.
A primeira bateria do Trofeo Linea começará às 9h30 e terá duração de 25 minutos mais uma volta. Khodair disse que sair na frente continua sendo importante mesmo no traçado mais longo do calendário - 5.475 metros -, conhecido pela ampla variedade de curvas e um asfalto impiedoso em relação ao consumo de pneus. "É verdade que aqui talvez seja a pista onde a pole não seja tão decisiva, por causa de tantas variáveis, mas é sempre melhor largar em primeiro. Fizemos algumas séries longas de volta durante os treinos e o carro se comportou legal, o que indica que está bem acertado para a corrida. Mas vamos ter de mexer um pouco nas regulagens e ser mais conservadores", explicou.
A confusão envolvendo Christian e Losacco foi provocada pela decisão das duas equipes de sair logo atrás dos irmãos Cacá e Popó Bueno no Q1. Os dois se tocaram num trecho de reta e responsabilizaram-se mutuamente pelo choque. "Ele atirou o carro em mim", reclamou Losacco, que caiu na primeira parte do Q1 e partiria em 8º antes da decisão dos comissários. Christian, em contrapartida, disse que foi a vítima do toque, mas entendeu a revolta de Losacco. "Talvez ele achasse que entraria no Q2 se não fosse a batida. Ele tem a razão dele, eu tenho a minha", resumiu.
Apesar do enrosco que envolveu também o pelotão comandado pelo favorito à pole, André Bragantini, que terminou em 7º, o catarinense Leonardo Nienkötter comemorou a melhor posição de largada em seu segundo ano no Trofeo Linea. "Só não fui melhor porque peguei trânsito na minha volta boa dos pneus e tive de levantar o pé para fazer uma nova tentativa numa pista que acaba com os pneus. Ainda fiquei em 4º, mas entrei em desvantagem no Q2 porque meus pneus tinham uma volta a mais. Mas está bom pra caramba sair em terceiro. Amanhã, a corrida será outra história", avisou. Bragantini estava inconformado com o desfecho do Q1. "Peguei dois pilotos tão lentos na curva zero que tive de sair da pista para não bater", fuzilou. Pela manhã, ele estabelecera novo recorde extra-oficial do circuito com o tempo de 1min13s547. O recorde oficial é agora de José Vitte (1min13s556), que deu ao piloto de Rio Claro a primeira posição do Q1.
O resultado dos treinos classificatórios em Brasília (sujeito à análise dos comissários desportivos):
Q2
1 - ALLAM KHODAIR - 2min14s180
2 - CHRISTIAN FITTIPALDI - 2min14s202
3 - LEONARDO NIENKOTTER - 2min14s400
4 - CACÁ BUENO - 2min14s496
5 - JOSÉ VITTE - 2min15s589
6 - FÁBIO CARREIRA - 2min16s058
Q1
7 - ANDRÉ BRAGANTINI - 2min14s269
8 - GIULIANO LOSACCO - 2min14s329
9 - POPÓ BUENO - 2min14s436
10 - FERNANDO NIENKOTTER - 2min14s718
11 - HOOVER ORSI - 2min14s838
12 - CLEMENTE FARIA - 2min15s034
13 - EDSON DO VALLE - 2min15s213
14 - ROGÉRIO CASTRO - 2min15s635
15 - WELLINGTON JUSTINO - 2min15s757
16 - CESINHA BONILHA - 2min16s190
17 - GERALDO PIQUET - 2min16s219
18 - ULISSES SILVA - 2min16s347
19 - BETINHO SARTORIO - 2min16s886
20 - LUCIANO KUBRUSLY - 2min18s170
21 - ALCEU FELDMANN - 3min36s834
Fonte: MF2
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