WTCC - Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA 2007 começa neste final de semana em Curitiba
Neste fim de semana o “Autódromo Internacional de Curitiba“ no Brasil será o cenário para as rodadas 1 e 2 do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) da FIA. Mais uma vez os pilotos das equipes nacionais da BMW sentarão ao volante do BMW 320si WTCC – o carro que ajudou Andy Priaulx (GB) da Equipe BMW do Reino Unido a conquistar a vitória no campeonato de pilotos do ano passado, e que também trouxe para a BMW o título de campeã entre as marcas.
Este ano, Priaulx, piloto de 32 anos, almeja encerrar a temporada em Macau conquistando seu terceiro título consecutivo – mas seus colegas de equipe não facilitarão as coisas para que ele repita seu desempenho de 2005 e 2006. Jörg Müller (ALE) e Augusto Farfus (BRA), ambos representando a Equipe BMW Alemanha, ficaram em segundo e terceiro lugares no ano passado e são fortes concorrentes na nova temporada. O mesmo vale para Alessandro Zanardi (ITA) da Equipe BMW Itália/Espanha, que pretende subir na classificação enquanto seu novo colega de equipe, o novato Félix Porteiro (ESP) está ansioso para ter um desempenho tão bom quanto o de seus colegas da BMW.
Mario Theissen, diretor da BMW Motorsport:
"Esta é a primeira vez que a temporada do Campeonato Mundial de Carros de Turismo tem início no exterior. Estamos realmente muito entusiasmados com o início da temporada já que, afinal de contas, este ano precisaremos defender tanto o título de marcas quanto o de pilotos. Temos à nossa frente um verdadeiro desafio a enfrentar. No ano passado o BMW 320si WTCC foi o melhor carro básico do campeonato mundial e em 2007 queremos garantir que ele continue ocupando esta posição. Os carros que participam do Campeonato Mundial de Carros de Turismo não são apenas muito semelhantes aos carros de série, como são derivados deles. A longa seqüência de vitórias da BMW prova nossa competência e nossos clientes agradecem."
Andy Priaulx (Equipe BMW Reino Unido):
"Estou realmente feliz com o início da nova temporada. No vôo de volta de Macau, depois de ter ganho o título do ano passado, meus pensamentos já estavam em 2007. Não importa se você já ganhou dois campeonatos mundiais ou não – pilotos de prova sempre querem ganhar. Isso não vale apenas para mim, mas para todos os pilotos em competição. Portanto será outra temporada emocionante e estou confiante de que a Equipe BMW Reino Unido irá fornecer-me o melhor carro possível para que eu conquiste o título."
Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha):
"Encerrei a temporada 2006 com uma vitória em Macau e estou convencido de que estamos preparados para chegar entre os primeiros desde a primeira "largada" deste ano. Tentarei dificultar as coisas para que Andy Priaulx não conquiste seu terceiro título. Mas também farei tudo que estiver ao meu alcance para que a BMW sagre-se novamente campeã entre as marcas. Estou mais motivado do que nunca. O calendário de corridas é bastante variado e aguardo com especial ansiedade os circuitos de rua. Mas primeiro preciso fazer uma boa estréia em Curitiba."
Augusto Farfus (Equipe BMW Alemanha):
"Claro que iniciar minha primeira temporada pela equipe BMW em minha cidade natal é algo muito especial, e estou realmente animado. Curitiba é um circuito relativamente rápido, o que basicamente é muito adequado ao meu estilo de pilotar. Não foi por acaso que conquistei a pole position neste circuito em 2006. A curva S na seção mediana da pista representa um desafio particular, mas estou otimista que teremos um ótimo início de temporada."
Alessandro Zanardi (Equipe BMW Itália-Espanha):
"De certa forma minhas duas corridas em Curitiba em 2006 foram um indicativo de como seria toda minha temporada: fui veloz durante todo o fim de semana, mas na prova classificatória eu cometi um erro e na corrida eu ocupei uma posição atrás do grid de largada. Mesmo assim consegui subir ao pódio na segunda corrida. Para 2007 decidi que aproveitarei melhor todas as oportunidades que surgirem para mim. No ano passado não sabia bem o que esperar do circuito de Curitiba, mas este ano o fato de que a corrida é a primeira da temporada faz dela algo realmente especial.“
Félix Porteiro (Equipe BMW Itália-Espanha):
"Mal posso esperar para finalmente disputar minha primeira corrida no WTCC! Em 2006, quando participei do Campeonato Europeu de Carros de Turismo em Estoril tive um gostinho do que é duelar lado a lado com concorrentes fortes. Esta é minha primeira temporada em um campeonato mundial, portanto a primeira coisa a fazer é conhecer meu BMW 320si WTCC de ponta a ponta. Se surgir a oportunidade para que eu suba no pódio, quero estar preparado para aproveitá-la.“
História e antecedentes:
No ano passado a primeira metade da temporada do WTCC terminou de forma dramática em Curitiba após uma série de acidentes que fizeram com que a segunda corrida recebesse uma bandeira vermelha. Felizmente para a BMW, Andy Priaulx conseguiu comemorar sua quarta vitória da temporada e Alessandro Zanardi disputou sua terceira vitória. O piloto de 40 anos também obteve a volta mais veloz na frente de 34.000 espectadores.
Depois de 2006, o “Autódromo Internacional de Curitiba” será palco pela segunda vez de uma prova do calendário do WTCC, substituindo Monza como local da primeira corrida da temporada. O evento brasileiro é a única prova do campeonato mundial na América do sul.
A cidade de Curitiba tem 1,6 milhão de habitantes e é a capital do estado do Paraná. Localizada a cerca de 340 km de São Paulo, ela foi fundada em 1693 por colonizadores portugueses e agora é a mais avançada entre as grandes cidades brasileiras.
As duas corridas do WTCC são compostas de 14 voltas cada, embora uma mudança no procedimento de largada signifique que a primeira corrida do dia terá uma "largada em movimento" marcada para as 12h20 (horário local) no domingo (16h20, horário CET). A segunda corrida (com início marcado para as 15h20, horário local, ou 19h20, horário CET) continuará a ter uma largada parada. O canal Eurosport cobrirá os eventos ao vivo.
Todos os pilotos começarão a prova de Curitiba com um handicap básico por peso de 10 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário