COMPRE AGORA

domingo, setembro 02, 2007

* CARROS DO BRASIL GT3 ANDAM ACIMA DOS 300 KM/H.





Feitos originalmente para circular nas ruas os mais rápidos podem atingir os 315 km/h



Alguns dos carros mais rápidos do mundo estarão disputando o Brasil GT3 Championship. Dodge Viper, Ferrari F430, Porsche 997 GT3 e Lamborghini Gallardo são concebidos para andar acima dos 300 km/h, mesmo sendo modelos previstos trafegar nas ruas comuns.

O Porche 997 GT3, por exemplo, tem motor de seis cilindros opostos (tipo boxer), 3.600 cm³ e desenvolve 415 cv de potência. Nas estradas, se fosse permitido ― em poucos países, como na Alemanha, existem estradas como as Autobhan, que não têm limite de velocidade ― ele atingiriam velocidades em torno dos 312 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em tornos de 4,1 segundo.

O Ferrari F430, com seu motor V8 de 4.308 cm³ e 490 cv e que é um dos ícones da marca, mesmo sem ser equipado com os míticos motores de 12 cilindros que impulsionam os modelos mais caros da fábrica italiana, é capaz de fazer seu velocímetro indicar 315 km/h. Da imobilidade aos 100 km/h ele precisa de apenas 4,0 segundos.

O modelo norte-americano Dodge Viper com seu motor V10 de incríveis 8.260 cm³ ― um tamanho quase que impensável para um carro de rua ― e 520 cv de potência, segundo o fabricante, também chega aos 315 km/h e precisa de apenas 4,2 segundos para atingir os 100 km/h.

Um pouco menos comum, pelo menos em quantidade, do que as demais versões que estão alinhando no Brasil GT3 Championship, é o Lamborghini Gallardo. Este bólido italiano tem um motor de 10 cilindros em “V” e quarenta válvulas. Seu propulsor possui 4.961 cm³ de cilindrada, 490 cv. O ponteiro do seu velocímetro também bate nos 315 km/h. De estacionário aos 100 km/h, ele precisa de 4,2 segundos.

Pistas especiais– Apesar de serem carros de concepção totalmente diversa no que diz respeito a tamanho, motores, câmbios, freios, suspensões e inúmeros outros itens, são bastante parelhos em desempenho. No Brasil GT3 Championship fica muito difícil estabelecer qual seria o carro mais rápido de velocidade final por uma questão de relação de marchas e comprimento das retas dos autódromos onde a categoria realiza seu primeiro campeonato brasileiro. As velocidades máximas indicadas pelas fábricas são obtidas em pistas especiais para testes de veículos, absolutamente planas e com extensão de pelo menos quatro quilômetros. São usadas até mesmo as chamadas “retas infinitas”, ou seja, um circulo de enormes dimensões (quatro ou cinco quilômetros de extensão com um acentuado ângulo de inclinação, onde os pilotos têm a sensação de estar trafegando em uma “parede” tal o nível de inclinação).

Apenas como curiosidade, em Curitiba, onde foi realizada a segunda rodada dupla da temporada 2007, o carro mais rápido no final da reta foi um Dodge Viper, que chegou aos 253 km/h de máxima. As limitações do traçado não permite que ele atinja os 315 km/h informados pelo fabricante como seu desempenho máximo.

Fotos: Miguel Costa Júnior

CaioMoraes e Rodolpho Siqueira
Press Consultoria Ltda.

Nenhum comentário: