COMPRE AGORA

quinta-feira, setembro 06, 2007

* COPA PEUGEOT DÁ SHOW EM TERRAS CATARINENSES.

Foto: R. Konda/Peugeot

Em seu ano de estréia como campeonato independetente, a Copa Peugeot está esbanjando competitividade. A realização de sua quarta etapa ocorreu nos municípios de Blumenau e Pomerode (SC). Divida em dois dias, sábado (01) e domingo (02/09), a prova contou com 17 duplas no grid, e estradas no estilo misto. A vitória na geral ficou com a dupla da casa, Rafael Túlio e Gilvan Jablonski, categoria 206, e Elcio Lange/Gerson Lange, que venceram pela categoria 206 Light.

Com estrutura ímpar, a copa oferece aos competidores, grandes vantagens como transporte gratuito dos carros, inscrição e carro preparado a um preço justo, premiação em dinheiro, conselheiro técnico, entre outros itens. Não foi diferente em Santa Catarina. A prova tem formato especial, sendo realizada no sábado e domingo, sem comprometer a vida pessoal e profissional dos competidores. A fórmula tem dado certo, e é elogiada por todos os participantes. "Esse formato de prova me agrada muito e facilita a logística das equipes de apoio", afirmou o piloto de São Paulo, Luis Facco.

Nos dias que antecederam o rally de velocidade, a chuva castigou muito toda região de Pomerode. O organização da prova esteve atenta durante esse período, e monitorou as condições de piso de forma a garantir a segurança das duplas em primeiro lugar. Felizmente o dilúvio cessou há um dia da corrida, e graças ao bom tipo de piso da região, não houve problemas para que a etapa fosse executada. A aderência do terreno até melhorou durante o rally.

No sábado, a especial SS1 Timbó foi a mais travada da etapa. Com muitas curvas e piso de terra batida, os trechos passaram por uma bela paisagem montanhosa da região. Curvas fechadas em seqüência tornaram o trabalho dos navegadores de extrema importância. A segunda especial SS2 Pedreira, que vinha logo em seguida, passou por lugares mais abertos, com pista mais larga e predominância de velocidades mais altas, ultrapassando os 130 Km/h. As duplas percorreram duas vezes cada especial durante o dia.

No domingo a SS3 Portal foi um misto das características do dia anterior. Nos primeiros quilômetros, mesclou trechos de curvas travadas em região de serra , finalizando com trechos de alta velocidade. Foram três passagens. No total dos dois dias, foram percorridos cerca de 102 Km. Uma das duplas que não teve sorte no domingo foi Rafael Arnold e Guilherme Tomio, que abandonou a prova ainda no primeiro quilômetro de domingo. "Passamos sobre uma pedra no interior da curva, furando o pneu. Na curva seguinte o carro saiu de lado e batemos num degrau de concreto a beira da pista. É úm momento infeliz que pode acontecer durante uma prova. ", contou o piloto.

A vitória geral ficou com a dupla da germânica Pomerode, Rafael Túlio/Gilvan Jablonski, como tempo de 1:06:12,6. Assim eles abrem 80 pontos na liderança do campeonato. Já na categoria 206 Light a vitória ficou com a dupla Elcio Lange/Gerson Lange, que fechou a etapa em 1:09:53,9.


Foto: R. Konda/Peugeot Público vibra com agito do rally

Uma das razões da escolha do local da etapa da Copa Peugeot foi exatamente a tradição que o rally de velocidade possui nas cidades catarinenses. A estrada passou por regiões de vilas, fazendas e residências, empolgando diversos moradores que compareceram em massa para assistir a passagem dos carros. Foi o caso de Janete Marcia, que é moradora local há cerca de um ano, mas que já herdou a tradição do rally. Janete acordou cedo no domingo e levou a filha de cinco anos para assistir os carros passarem em alta velocidade bem na porta de sua casa. Até um banquinho de madeira ela providenciou em um local seguro para que a família e vizinhos pudessem se acomodar melhor. "Toda vez que tem rally aqui, a gente gosta de ver. É muito legal", disse Janete.

As histórias com o público realmente comovem quem está envolvido diretamente ou indiretamente com o rally. Em Pomerode haviam pessoas em vários trechos das especiais, em lugares onde não se poderia imaginar. Bastante emocionada, uma senhora residente próximo à estrada onde passavam os carros, chegou a agradecer fotógrafos e organizadores por trazer o rally à beira de sua casa. A boa receptividade encanta também os competidores, que quando possível acenam e buzinam retribuindo o carinho.

A próxima etapa está marcada para os dias 6 e 7 de outubro, na capital gaúcha, Porto Alegre (RS).

Classificação geral da 4ª ETAPA:

CLASS. NÚMERO PILOTO NAVEGADOR TEMPO TOTAL

1º 1 Rafael Túlio (PR) Gilvan Jablonski (MG) 1:06:12,6
2º 54 Elcio lange (SC) Gerson Lange (SC) 1:09:53,9
3º 56 Jayme Rossler (RS) Aury Klein (RS) 1:10:04,8
4º 57 Roberto Theodoro (RS) Ernani Waschburger (RS)1:10:25,0
5º 33 Moisés Nivoloni (SP) Bruno Borgonovi (SP) 1:11:59,7

Site oficial do campeonato, com fotos e resultados: http://www.copapeugeot.com.br

Carlos Eduardo - Cadu

Nenhum comentário: