COMPRE AGORA

sábado, setembro 08, 2007

* GP2: GLOCK ABRE VANTAGEM NA LUTA PELO TÍTULO.

Vibração nos pneus tira Xandinho Negrão do pódio do GP da Itália

SÃO PAULO – O italiano Giorgio Pantano (Campos GP) e o alemão Timo Glock (iSport) foram os grandes vencedores da corrida da Fórmula GP2 neste sábado em Monza. Pantano venceu a 16ª etapa, marcada por muita confusão na pista, enquanto Glock chegou em 3º e ampliou para oito pontos a vantagem sobre Lucas di Grassi (ART GP) na corrida rumo ao título da temporada. Xandinho Negrão, que correu em terceiro boa parte das 32 voltas e parecia perto do segundo pódio do ano, ficou sem qualquer chance depois que foi obrigado a fazer duas paradas extras por causa de problemas nos pneus. Terminou em 15º, com uma volta de atraso.

Glock, aliás, foi responsável por uma das três entradas do safety car ao se envolver em choque com o sul-africano Adrian Zaugg (Arden International) logo depois da largada. Com uma estratégia bem-elaborada pela equipe, Xandinho – que saíra na 6ª posição do grid – parou para a troca obrigatória de dois pneus na oitava volta e apareceu em terceiro quando todos os pilotos já haviam deixado os boxes.

Enquanto Pantano seguia tranqüilo na ponta, perseguido a distância por Lucas di Grassi, Xandinho também não enfrentava dificuldades para alcançar mais um bom resultado nesta reta final do calendário. Mas a bruxa estava solta para o lado dos brasileiros. Restando 10 voltas, Xandinho entrou nos boxes; faltando somente duas, foi a vez de Di Grassi, segundo na prova, encostar devido a alguma falha mecânica. Mesmo retornando à corrida, os dois terminaram distantes da zona de pontos.

“Fiz uma freada forte e, depois disso, o rendimento do carro não foi mais o mesmo. Comecei a sentir uma vibração tão forte nos pneus dianteiros que mal conseguia enxergar a frente do carro. Foi uma pena, porque fazia uma ótima corrida até aquele momento. O carro estava bom, nossa estratégia foi a mais acertada, estava andando até mais forte que o Di Grassi e poderia brigar pelo segundo lugar. Deixei de marcar pontos que pareciam certos, mas corridas são assim mesmo. Largo amanhã no meio do grid. Com a sorte que me faltou hoje, ainda posso tentar pelo menos chegar entre os seis primeiros”, comentou Xandinho.

O resultado da corrida em Monza foi este:

1 – Giorgio Pantano (Itália), Campos GP, 32 voltas em 55min32s531
2 – Luca Filippi (Itália), SuperNova, a 7s962
3 – Timo Glock (Alemanha), iSport, a 9s681
4 – Bruno Senna (Brasil), Arden International, a 13s572
5 – Karun Chandhok (Índia), Durango, a 18s393
6 – Javier Villa (Espanha), Racing Engineering, a 19s179
7 – Sébastien Buemi (Suíça), ART GP, a 20s436
8 – Ricardo Risatti (Argentina), Trident, a 25s100
14 – Lucas di Grassi (Brasil), ART GP, a 1min13s136
15 – Xandinho Negrão (Brasil), Minardi Piquet Sports, a uma volta

Classificação do campeonato: 1, Timo Glock, 72 pontos; 2, Lucas di Grassi, 64; 3, Giorgio Pantano, 49; 4, Luca Filippi, 45; 5, Kazuki Nakajima, 44; 6, Adam Carroll, 34; 7, Javier Villa, 31; 8, Bruno Senna, 30; 9, Andreas Zuber, 28; 10, Pastor Maldonado, 25; 18, Xandinho Negrão, 8.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: